Hollowmind: peso do Heavy e musicalidade do Prog
Resenha - Soundscape Of Emotions - Hollowmind
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 29 de abril de 2008
Nota: 9
O Hollowmind passou de 1993 a 1996 tocando pela região metropolitana de São Paulo até dar por encerrada suas atividades, sem ao menos deixar um álbum para a história. Mas, mesmo participando de outros projetos, Roberto Gutierrez (voz e baixo) continuou se dedicando desde então à criação de canções, até que em 2002 o Hollowmind foi reformulado, com Alexandre Silveira (guitarra), membro da primeira formação, novamente integrando o conjunto.
A dupla finalizou as composições e entrou em estúdio para registrar seu álbum de estréia, longo processo que foi de 2004 a 2006, cuja produção, gravação e mixagem ficaram ao encargo de Udo Stramm, na própria capital paulista. E somente no final de 2007 é que chega ao público o fruto de tanto trabalho: "Soundscape Of Emotions", cujo acabamento é tão caprichado que a Die Hard Records não perdeu tempo, assinou com a banda e liberou esta belíssima versão em digipack.
São 10 faixas relativamente longas, onde o próprio Hollowmind diz investir em uma sonoridade que mescla o peso do Heavy Metal e a musicalidade do Rock Progressivo clássico, influenciada por Iron Maiden, Rush e Megadeth. As referências são válidas e de respeito, mas o grande lance aqui é que as mesmas são exploradas com bom senso e sensibilidade, longe de causar aquele conhecido sentimento de ‘deja-vu’ meio forçado no ouvinte.
São várias mudanças de andamento cujas transições são bem suaves; e até mesmo Roberto, com sua voz de timbre simples, sabiamente não se arrisca além do necessário e acaba soando de forma extremamente agradável. Vale mencionar que a bateria é seqüenciada, pois foi somente ao término das gravações que a formação se completou como um verdadeiro power trio, com a entrada do baterista Felipe Gomes.
Participam do CD os convidados José Cardillo (Eterna, Abstract Shadows), Kadu Averbach (Wizards), entre alguns outros. No que diz respeito às letras, o álbum foi concebido como uma pequena trilha sonora dos diversos sentimentos humanos. Sentimentos... É esta a palavra que define sua música, derrubando a necessidade de rotulá-la – basta dizer que é um álbum de Heavy Metal um tanto quanto peculiar e repleto de elegância. Muito bom!
Hollowmind – Soundscape Of Emotions
(2007 / Die Hard Records – nacional)
01. Cry - The Song Of Nonconformism
02. Future Black - The Song Of Hopelessness
03. Beyond The Distance - The Song Of Confidence
04. Shallow Room - The Song Of Introspection
05. The River - The Song Of Affection
06. Shame On Youth - The Song Of Disbelief
07. When The Heavens Enrage - The Song Of Righteousness
08. Inner Strength - The Song Of Frustration
09. Days Of Dying Peace - The Song Of Anguish
10. Fleeing Soul - The Song Of Deliverance
Homepage: www.hollowmind.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps