Skitsystem: música mais robusta no decorrer dos anos
Resenha - Allt E Skit - Skitsystem
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 29 de março de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Chegou a vez de "Allt E Skit" para dar sequência aos lançamentos dos discos do Skitsystem no Brasil. Os leitores que acompanharam a resenha de "Gra Varld/Svarta Tankar", publicada no Whiplash! há alguns dias, provavelmente se lembram que esta banda sueca tem como mentores Tomas Lindberg (voz e guitarra) e Adrian Erlandsson (bateria), que ficaram conhecidos pelo pioneirismo do At The Gates no Death Metal Melódico, mas que agora seguiam com uma proposta totalmente diferente, ainda que com tanto peso que conseguiram – e ainda conseguem – se destoar em relação a boa parte dos grupos que se aventuram pelo gênero.

Este álbum é uma espécie de compilação dos materiais liberados pela banda entre os anos 1995 e 1997, ou seja, antes de debutarem com o já citado "Gra Varld/Svarta Tankar", que saiu somente em 1999. "Allt E Skit" apresenta o EP "Profithysteri" (95), onde a banda mostrou suas primeiras composições ao público; seguido por "Ondskans Ansikte" (96), provavelmente o melhor material de todo o CD e que se caracteriza por ter sido gravado entre os intervalos das seções que geraram o cultuado "Slaughter Of The Soul", do próprio At The Gates.
A sequência fica por conta de "Levande Lik", o split de 1997 onde o Skitsystem dividia o espaço com o Wolfpack, e que foi a derradeira aparição do fundador e baterista Adrian. Foi neste mesmo ano que o Skitsystem fez suas primeiras apresentações pelos EUA e Canadá, o que fortaleceu sua condição de banda real. E a coisa toda em "Allt E Skit" não fica somente nisso. A versão verde-amarela deste álbum apresenta ainda cinco faixas capturadas ao vivo em Hultsfred (Suécia) e um encarte completíssimo, com reproduções das capas originais, letras das canções, fotografias, biografia e discografia.
Como a engenharia e mixagem de todos os registros que compõem "Allt E Skit" ficaram aos cuidados de Fredrik Nordstöm e do Skitsystem, tem-se como garantia a devida homogeneidade nos 50 minutos de audição. Tudo funciona perfeitamente e os ouvidos mais sensíveis perceberão que, mesmo sendo tudo bastante direto e violento, a banda foi tornando sua música cada vez mais robusta ao longo dos anos.
Berrado em sueco e inglês, seu Hardcore/Punk é tão cru e veloz que, com certeza, chocará o público mais jovem, em especial àqueles que somente tiveram acesso ao radiofônico e animadinho ‘poppy punk’, que já não apresentava o tão importante senso de rebelião dos velhos tempos. Um álbum altamente recomendável, principalmente se levarmos em conta que seus registros originais somente viram a luz do dia no formato vinil.
Skitsystem - Allt E Skit
(2004 / Distortion Records - 2007 / Cut Throat Records – nacional)
"Profithysteri" EP 7" - 1995
01. Profithysteri
02. Maktens Murar Rasar
03. Revolt (Asocial)
04. Human Waste
05. Alla Jävlar Ljuger
06. Nar Skall Ni Fatta?
"Ondskans Ansikte" EP 10" - 1996
07. Jag Vagrar
08. Ondskans Ansikte
09. Profit Overshadows Need
10. Ett Liv I Frihet
11. System Collapse
12. Dödsmaskin
13. Krossa Mig
14. Allt E Skit
15. Välfard
16. Pigs
"Wolfpack Split" EP 7" - 1997
17. Civiliserad?
18. Slaves to Misery
19. Levande Lik
Live Hultsfred - 1999
20. I Skuggan Av Erat Sverige
21. Profithysteri
22. Jag Vägrar
23. Nar Skall Ni Fatta?
24. Ondskans Ansikte
Homepage: www.skitsystem.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A capa do Iron Maiden com cena de casal em pose ousada que passou despercebida
O dia que Regis Tadeu desligou na cara de Dave Mustaine após grosseria do guitarrista
Momentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



