Skitsystem: música mais robusta no decorrer dos anos
Resenha - Allt E Skit - Skitsystem
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 29 de março de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Chegou a vez de "Allt E Skit" para dar sequência aos lançamentos dos discos do Skitsystem no Brasil. Os leitores que acompanharam a resenha de "Gra Varld/Svarta Tankar", publicada no Whiplash! há alguns dias, provavelmente se lembram que esta banda sueca tem como mentores Tomas Lindberg (voz e guitarra) e Adrian Erlandsson (bateria), que ficaram conhecidos pelo pioneirismo do At The Gates no Death Metal Melódico, mas que agora seguiam com uma proposta totalmente diferente, ainda que com tanto peso que conseguiram – e ainda conseguem – se destoar em relação a boa parte dos grupos que se aventuram pelo gênero.

Este álbum é uma espécie de compilação dos materiais liberados pela banda entre os anos 1995 e 1997, ou seja, antes de debutarem com o já citado "Gra Varld/Svarta Tankar", que saiu somente em 1999. "Allt E Skit" apresenta o EP "Profithysteri" (95), onde a banda mostrou suas primeiras composições ao público; seguido por "Ondskans Ansikte" (96), provavelmente o melhor material de todo o CD e que se caracteriza por ter sido gravado entre os intervalos das seções que geraram o cultuado "Slaughter Of The Soul", do próprio At The Gates.
A sequência fica por conta de "Levande Lik", o split de 1997 onde o Skitsystem dividia o espaço com o Wolfpack, e que foi a derradeira aparição do fundador e baterista Adrian. Foi neste mesmo ano que o Skitsystem fez suas primeiras apresentações pelos EUA e Canadá, o que fortaleceu sua condição de banda real. E a coisa toda em "Allt E Skit" não fica somente nisso. A versão verde-amarela deste álbum apresenta ainda cinco faixas capturadas ao vivo em Hultsfred (Suécia) e um encarte completíssimo, com reproduções das capas originais, letras das canções, fotografias, biografia e discografia.
Como a engenharia e mixagem de todos os registros que compõem "Allt E Skit" ficaram aos cuidados de Fredrik Nordstöm e do Skitsystem, tem-se como garantia a devida homogeneidade nos 50 minutos de audição. Tudo funciona perfeitamente e os ouvidos mais sensíveis perceberão que, mesmo sendo tudo bastante direto e violento, a banda foi tornando sua música cada vez mais robusta ao longo dos anos.
Berrado em sueco e inglês, seu Hardcore/Punk é tão cru e veloz que, com certeza, chocará o público mais jovem, em especial àqueles que somente tiveram acesso ao radiofônico e animadinho ‘poppy punk’, que já não apresentava o tão importante senso de rebelião dos velhos tempos. Um álbum altamente recomendável, principalmente se levarmos em conta que seus registros originais somente viram a luz do dia no formato vinil.
Skitsystem - Allt E Skit
(2004 / Distortion Records - 2007 / Cut Throat Records – nacional)
"Profithysteri" EP 7" - 1995
01. Profithysteri
02. Maktens Murar Rasar
03. Revolt (Asocial)
04. Human Waste
05. Alla Jävlar Ljuger
06. Nar Skall Ni Fatta?
"Ondskans Ansikte" EP 10" - 1996
07. Jag Vagrar
08. Ondskans Ansikte
09. Profit Overshadows Need
10. Ett Liv I Frihet
11. System Collapse
12. Dödsmaskin
13. Krossa Mig
14. Allt E Skit
15. Välfard
16. Pigs
"Wolfpack Split" EP 7" - 1997
17. Civiliserad?
18. Slaves to Misery
19. Levande Lik
Live Hultsfred - 1999
20. I Skuggan Av Erat Sverige
21. Profithysteri
22. Jag Vägrar
23. Nar Skall Ni Fatta?
24. Ondskans Ansikte
Homepage: www.skitsystem.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Cinco músicas que são "obrigatórias" nos shows de cinco grandes bandas de heavy metal
Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre ele
"Don't Break the Oath", 40 anos de um clássico do black metal

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



