Orange Goblin: feito para se escutar bem alto

Resenha - Healing Through Fire - Orange Goblin

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Oras vejam! Nunca imaginei que um dia iria encontrar algum trabalho desta banda no mercado brasileiro... Vindo da Inglaterra, o Orange Goblin é bastante cultuado no underground de sua região e está comemorando 10 anos de existência com seu sexto álbum, "Healing Through Fire", mantendo a tradição do rock pesado de seu país e tendo como tema o famoso episódio que ocorreu em Londres, entre 1665 e 1666, quando a peste bubônica e o grande incêndio que veio logo depois (o diabo estava solto por aqueles lados, não?) dizimou boa parcela da população.

São apenas nove canções, mas é a velha história: não se trata de quantidade, mas de boa qualidade. A sensação de deja-vu em "Healing Through Fire" é freqüente, pois o Orange Goblin encara sem pudores todos os clichês que lhes vier à cabeça, desde os riffs hipnóticos que levam a assinatura de Black Sabbath, flertando com certa timidez com a agressão do punk e ainda o bom e velho blues, tudo devidamente despojado, barulhento e cru, feito para se escutar bem alto.

publicidade

Assim sendo, o disco traz ótimas canções como "The Ballad Of Solomon Eagle" (que de balada não tem nada!) e a bluesy "Beginners Guide To Suicide", ambas com ótimos solos; e ainda "Cities Of Frost" (há influência de Celtic Frost aqui!?!?!), "Hounds Ditch" e "They Come Back (Harvest Of Skulls)". O repertório seria bastante linear se não fosse a instrumental acústica "Mortlake (Dead Water)", que, apesar de estar deslocada, mostra um bonito trabalho no violão de Joe Hoare.

publicidade

"Healing Through Fire" está longe de ser considerado essencial, mas merece ser conferido pelos aficionados por sonoridades embasadas em Heavy Rock, Blues, Stoner e o Heavy Metal de feras como Black Sabbath (naturalmente!), Spiritual Beggars, Monster Magnet e até Motorhead. Ou seja, boas bandas com toda aquela delirante vibração setentista. Indicadíssimo!

publicidade

Formação:
Ben Ward - voz
Joe Hoare - guitarra
Martyn Millard - baixo
Jason Graham - teclados
Chris Turner - bateria

Orange Goblin - Healing Through Fire
(2007 - Sanctuary Records / Dynamo Records - nacional)

01. The Ballad Of Solomon Eagle
02. Vagrant Stomp
03. The Ale House Braves
04. Cities Of Frost
05. Hot Knives And Open Sores
06. Hounds Ditch
07. Mortlake (Dead Water)
08. They Come Back (Harvest Of Skulls)
09. Beginners Guide To Suicide

publicidade

Homepage: www.orange-goblin.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Fotos de Infância: Dave Mustaine, do MegadethFotos de Infância
Dave Mustaine, do Megadeth

Jimi Hendrix: Ele participou de um vídeo de sexo explícito?Jimi Hendrix
Ele participou de um vídeo de sexo explícito?


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin