Tarot: a outra banda de Marco Hietala, do Nightwish

Resenha - Crows Fly Black - Tarot

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Apesar de o Tarot ter praticamente duas décadas de existência e ser bastante respeitado em seu país-natal, seu nome nunca ultrapassou as fronteiras da Finlândia. E qual o motivo para alguém querer tirá-lo da obscuridade? Com certeza o nome de um de seus fundadores, Marco Hietala, aquele cara que vem fazendo um excelente trabalho como baixista e segunda voz no Nightwish. Assim sendo, como o Nightwish vem crescendo cada vez mais, então nada mais óbvio do que começar a exportar alguns bons álbuns do Tarot também...

A banda foi formada por Marco (voz e baixo) e seu irmão Zachary (guitarra), tendo em "Crows Fly Black" seu sétimo registro de estúdio, que inclusive está sendo liberado (oras vejam!!!) aqui no Brasil pela Dynamo Records. Neste álbum, além dos irmãos Hietala, a formação se completa com Janne Tolsa (teclados), Pecu Kinnari (bateria) e Tommi "Tuple" Salmela, antigo vocalista que retornou oficialmente e que, além de dividir as vozes com Marco, também assumiu os samplers.

publicidade

"Crows Fly Black" é dono de um Heavy Metal bastante tradicional e agressivo, movido a riffs de guitarra – vários realmente impressivos – e linhas vocais com enorme personalidade. Apesar de os arranjos terem suas raízes principalmente na década de 1980, a moderníssima gravação e o uso bem-dosado de climas sinistros (também devidamente representado pela arte da capa) fazem com que a sonoridade final consiga adquirir nuances até mesmo mais próximas do contemporâneo.

publicidade

Mas, em linhas gerais, mesmo tudo sendo bastante maduro e com momentos de grande impacto, paralelamente também há certa falta de brilho que não permite que a audição se torne interessante do início ao fim. E nesta pequena coleção de canções num repertório não tão linear assim se sobressai a abertura "Crows Fly Black", sombria, distorcida e até mesmo algo delirante; "Ashes To The Stars" também é muito boa com seus refrões grudentos, ótimas melodias e riffs idem; "Bleeding Dust" mostram Zachary inspiradíssimo e mais pesado do que nunca e, por fim, "Tides" é a inquietante balada do disco.

publicidade

"Crows Fly Black" é um disco correto e indicado aos amantes do Heavy Metal clássico na linha de Judas Priest, Dio, Jag Panzer e Iced Earth, ou então aos curiosos que querem conhecer um pouco mais sobre outros projetos em que o pessoal do Nightwish participa – e no Tarot Marco Hietala fornece motivos para ser lembrado como alguém que é mais do que o baixista/vocalista da banda capitaneada por Tuomas...

publicidade

Crows Fly Black - Tarot
(2007 / Dynamo Records - nacional)

01. Crows Fly Black
02. Traitor
03. Ashes To The Stars
04. Messenger Of Gods
05. Before The Skies Come Down
06. Tides
07. Bleeding Dust
08. You
09. Howl!
10. Grey

Homepage: www.wingsofdarkness.net


Outras resenhas de Crows Fly Black - Tarot

Tarot: o sétimo álbum da banda dos irmãos Hietala

Tarot: Marco Hietala, além do Nightwish




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


TOP 7: Bandas (NAO TAO) conhecidas da FinlândiaTOP 7
Bandas (NAO TAO) conhecidas da Finlândia

2016: o ano das mortes de impacto no rock/metal2016
O ano das mortes de impacto no rock/metal


Top 10: dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idadeTop 10
Dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idade

A História Impopular dos Rolling StonesA História Impopular dos Rolling Stones


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin