Sonic X: indicando novos rumos para o Hard Rock
Resenha - Thirteen - Sonic X
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de novembro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo tendo amargado por mais de uma década com o devido descaso por parte da maioria dos países do globo, o Hard Rock está recuperando o terreno perdido. E por este terreno não estão trilhando somente quem segue à risca os preceitos das bandas clássicas, pois provavelmente são as novas sonoridades como a deste excelente Sonic X que estarão indicando alguns dos novos rumos para o estilo.

Vindo do Canadá, o Sonic X traz em sua formação músicos profissionais como o guitarrista Lawrence Falcomer, que inclusive já trabalhou em estúdio com o Triumph, ou o baterista Michael Márquez, que rodou pelos clubes com Alannah Myles e The Jitters. Com uma formação que se completa com o versátil vocalista Adam Troy e o baixista Joseph Cumbo, este pessoal vêm obtendo uma acolhida e tanto por parte da mídia de sua região desde 2004, quando estreou com um álbum auto-intitulado.
"Thirteen" é seu terceiro disco, onde o Sonic X dá uma aula de boa música, mesclando arranjos ásperos a outros com grande senso de melodia. O quarteto esbanja feeling e técnica, e, o melhor, evita se prender ao passado. Suas raízes estão lá no final da década de 1980 em bandas como BON JOVI e Skid Row, naturalmente, mas os arranjos são definitivamente mais modernos, resultando em algo bastante distinto da vibração emanada nos velhos tempos.
Individualmente, os destaques ficam por conta de Troy, cuja voz é poderosa, transitando por vários estilos, além do guitarrista Lawrence, cujo desempenho é brilhante, tanto nos riffs quanto nos solos intrincados. Quanto ao repertório... Bom, como tecer alguma crítica negativa quando este não apresenta nenhuma canção nem mesmo mediana? Ainda assim, se sobressaem "Wicked", a pesada "Disgrace" e "Seeds Of Thunder", com grande entrosamento dos canadenses; os refrões de "Carried Away" e "My Condition", e, por fim, as amenas "Evident", "Shine" e "Breathe".
O Hard Rock ainda está muito estigmatizado pelo visual extravagante e pelas inúmeras bandas fabricadas pelas grandes gravadoras. Isto é inegável. Mas agora os tempos são outros e a mentalidade idem, tanto que o Sonic X se mostra um tanto quanto ‘auto-suficiente’. "Thirteen" é um ótimo trabalho que tem tudo para encontrar o respaldo de qualquer um que aprecie rock´n´roll extremamente bem feito, daqueles que te faz realmente prestar atenção nos detalhes. Procure conhecer!
Sonic X - Thirteen
(2007 / Chavis Records - importado)
01. Crawl
02. Wicked
03. Carried Away
04. If Only
05. My Condition
06. Alive
07. Seeds Of Thunder
08. Evident
09. Shine
10. Disgrace
11. Breathe
12. Signs
Homepage: www.thesonicx.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Citando "João 2: 16", Ghost lança videoclipe para a música "Umbra"
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Corey Taylor e a banda que consegue ser pior que o Nickelback; "Eles são horríveis"
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien
As atitudes do metaleiro que impedem estilo de crescer, segundo influencer Raphael Casotto


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



