Nevermore: relançamento do EP "In Memory"
Resenha - In Memory - Nevermore
Por Maurício Dehò
Postado em 23 de agosto de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Imagine uma banda de ex-integrantes do Sanctuary e que, após um debut bem sucedido e uma turnê em que chegou a acompanhar nomes como Iced Earth e Death e Blind Guardian, tenha a gravadora no pé pedindo mais um lançamento antes do segundo álbum, para manter as coisas "quentes".
Ainda bem que os americanos do Nevermore estavam sobrando em criatividade, nada melhor para um grupo que ainda tinha muito para crescer na cena metal, como realmente aconteceu – e já virou história! Tudo para a felicidade da gravadora, que lucrou com o lançamento um tanto quanto caça-níquel.
Com tudo isso em vista, os ex-Sanctuary Warrel Dane (vocal), Jeff Loomis e Jim Sheppard (baixo), além do baterista recrutado por eles, Van Williams, e a boa novidade de uma segunda guitarra, com Pat O’Brien, entraram no estúdio Village Productions, no Texas, em abril, e só saíram com 17 faixas gravadas, em maio. Cinco entraram neste EP "In Memory", um dos três relançamentos da banda este ano, que chegou ao Brasil em versão ampliada pela Rock Machine, e o restante foi material para o segundo álbum, lançado no mesmo ano, "The Politics of Ecstasy".
"In Memory" não decepcionou quem naquela época estava na espera e não o fará com os novos fãs, que queiram a nova versão, remasterizada e com um bônus de cinco demos que posteriormente entraram no "The Politics of Ecstasy". A capa também tem pequenas modificações, nada exagerado. Falando na remasterização, quem deve ter gostado é Warrel Dane, que se diz descontente por ter gravado todas as faixas na mesma ocasião, mas o resultado ter sido muito superior nas que entraram no álbum.
Os sons não mudam muito do que se conhece dos americanos, que seguiam em constante evolução com sua mistura peculiar de Prog e Thrash Metal e de um jeito que até hoje é inconfundível, seja pela voz de Dane, seja pela seção rítmica sempre intrincada e cheia de riffs devastadores.
A abertura em "Optimist or Pessimist" é a faixa mais pesada do EP, com grandes solos e riffs de Loomis, já lembrando que a adição de O’Brien na segunda guitarra só fortaleceria o som do Nevermore, ainda mais ao vivo. A letra é caótica como sempre. Já "Matricide" é uma daquelas baladas-pesadas, coisa que só o Nevermore consegue fazer com tanta desenvoltura, como mais recentemente em "Believe In Nothing", do "Dead Heart in a Dead World". Na mesma levada vem "In Memory", que segundo Warrel Dane teve a letra inspirada pelas lembranças dos bons tempos do Sanctuary.
O momento mais diferenciado do disco é o medley para "Silent Hedges" e "Double Dare", covers do Bauhaus, banda inglesa de Gothic Rock dos anos 80. As músicas foram mexidas e ficaram mais com a cara do Nevermore, com um bom resultado e muitas passagens incomuns para a banda, seja no instrumental, com levadas mais no baixo, ou nos vocais mais viajantes e com efeitos. Já em "Sorrowed Man", feita originalmente para o Sanctuary, o que predomina é a bela interpretação de Dane, que sempre dá um quê a mais para as faixas.
O restante são cinco demos, todas advindas das gravações do "The Politics of Ecstasy", que ficaram a cargo de Dane nos vocais e Loomis fazendo o restante, até a programação da bateria eletrônica. Ao contrário do EP, que mostra mais o lado "limpo" do Nevermore, o que se vê são os momentos mais agressivos, com destaque para as mais cadenciadas "Passenger" e "This Sacrament". Após mais de 50 minutos, a nova versão de "In Memory" acaba com a instrumental "42147", para a diversão de Loomis e companhia.
Tudo bem que este tipo de relançamentos tenha o mesmo intuito original do EP, arrecadar uma grana, mas de todo modo, "In Memory" satisfará os fãs da banda e ainda mais os colecionadores, sempre ávidos por bônus ou qualquer outra diferença nos lançamentos. Bom mesmo é ouvir os primórdios do Nevermore, conferir que os caras já nasceram com um som que prometia muito e que, com o decorrer do tempo, foi cumprindo as expectativas e com certeza as superando. E tem mais! É só esperar o próximo passo do quinteto.
Formação:
Warrel Dane – vocal
Jeff Loomis – guitarra
Pat O’Brien – guitarra
Jim Sheppard – baixo
Van Williams – bateria
Track List:
1. Optimist or Pessimist – 3:38
2. Matricide – 5:21
3. In Memory – 7:05
4. Silent Hedges/Double Dare (cover do Bauhaus) – 4:41
5. The Sorrowed Man – 5:24
6. The Tiananmen Man (Demo) - 5:44
7. The Seven Tongues of God (Demo) - 5:43
8. Passenger (Demo) - 5:11
9. This Sacrament (Demo) - 5:53
10. 42147 (Instrumental Demo) - 4:36
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Queen oferece presente de Natal aos fãs com a faixa inédita "Polar Bear"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Que ídolo mais surpreendeu Tarja Turunen? Ela responde, e é um conhecido brasileiro
Regis Tadeu explica sucesso do Metallica: "Sem isso, ainda estariam no patamar do Megadeth"
John Bonham e a música do Led Zeppelin que ele adorava tocar ao vivo


Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 2005 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida



