RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Vivian Campbell revela opinião de Dio sobre seu solo em "Holy Diver": "Fiquei intimidado"

Lars Ulrich achava que metal estava "sonolento" e "entediante" no fim dos anos 80

Os 10 maiores riffs de guitarra do rock nacional de todos os tempos

Cinco bandas que chegaram ao fim e deixaram muitas saudades

As impressões que o público deixou em Lars Ulrich na primeira turnê do Metallica no Brasil

30 músicas que definiram o rock/metal dos 1980s segundo Classic Rock e Metal Hammer

Vocalista não sabe se ainda faz parte do My Dying Bride

Tarja Turunen conta por que seus presentes de fãs agora vão para outro "alguém"

Tony Iommi comparou Bill Ward a personagem de "O Senhor dos Anéis" ao ver baterista sem camisa

Cinco músicos que tiveram mais de uma passagem pelo Black Sabbath

O álbum que Eric Clapton considera melhor que tudo que fez no Cream: "Éramos fracos"

Jeff Scott Soto e David Ellefson (ex-Megadeth) anunciam segundo álbum de parceria

Paul McCartney revela que não sabe de onde tirou o nome de um dos seus maiores hits

A emocionante mensagem final de Bill Ward após último show do Black Sabbath

Filho de Joan Baez preferia versão do Judas Priest para "Diamonds and Rust"


Jordan Rudess: revitalizando hinos progressivos

Resenha - Road Home - Jordan Rudess

Por Carlos Marques
Postado em 15 de agosto de 2007

Entre muitos acertos e um grave erro, Jordan Rudess (Dream Theater) lança seu próprio tributo aos ícones do progressivo alimentando a polêmica sobre a cena prog atual.

Jordan Rudess - Mais Novidades

"The Road Home" é o nome do novo disco do tecladista que alcançou notoriedade mundial ao unir-se ao Liquid Tension Experiment em 1997 e ao Dream Theater dois anos depois. Dono de uma técnica apuradíssima, Rudess rearranja e regrava clássicos do rock progressivo reciclando os timbres e acrescentando novas partes às canções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Jordan Rudess é uma figura bastante polêmica para os fãs de rock progressivo. Vindo da escola erudita e altamente influenciado por Keith Emerson, Patrick Moraz e Rick Wakeman na adolescência, chegou a tocar no Dixie Dregs, mas fixou-se do Dream Theater substituindo Derek Sherinian. Os que acompanham o progressivo notam uma clara divisão entre os fãs do gênero: alguns o exaltam como o grande músico que é e o comparam com Emerson e Wakeman, enquanto outros o criticam por tocar em uma banda de Metal e não propriamente de progressivo.

O novo disco poderia selar a paz entre os dois lados, mas parece apontar para mais polêmica. Certamente os fãs de Jordan aclamarão esse disco como um dos melhores da carreira solo do músico, mas os críticos o acusarão de distorcer as canções e enchê-las de notas rápidas de mais e desnecessárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

De fato, Jordan Rudess transforma os clássicos (o que é sempre perigoso) e demonstra a sua principal característica: solos rápidos e difíceis de executar. Os novos arranjos revitalizam os antigos hinos progressivos e dão bom resultado em "Dance on the Volcano" do Genesis (contando com uma excelente performance de Neal Morse nos vocais) e "Tarkus" do trio Emerson, Lake and Palmer.

Mas é a regravação de "Sound Chaser" do Yes que servirá de alimento para as críticas dos opositores de Rudess. A decisão de substituir o som do contra-baixo por um timbre de sintetizador é o grande deslize do disco. Todo fã de Yes sabe que as linhas e o timbre do Rickenbacker de Chris Squire são parte imprescindível dessa canção e uma de suas maiores características. Ignorar esse fato certamente foi um erro que Jordan não deveria ter cometido e que fez com que a música soasse como um misto de Yes e Mario Bross.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Nem a inspirada e emocionante performance de "Soon" e "And you and I" no medley progressivo, que ainda conta com "Super's Ready" do Genesis e "I Talk to the Wind" do King Crimson, deve salvar o tecladista da fúria dos Yesfans.

Exceto por "Sound Chaser", Jordan faz um belo trabalho aqui. Ele tem tudo o que um verdadeiro tecladista de progressivo tem, incluindo a megalomania e o interesse por novos instrumentos. Vale ressaltar que Jordan cada vez evolui mais na utilização de seu Continuum. O "brinquedinho", que foi estreado no álbum "Octavarium" do Dream Theater, está para Jordan, assim como o Minimoog está para Rick Wakeman. E cada vez mais vai ocupando espaço nas composições do tecladista e compondo o som técnico, estimulante e rico que faz de Jordan Rudess um dos ícones do novo progressivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS