A música do Dream Theater que Jordan Rudess considera a mais difícil de tocar
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de setembro de 2025
Uma das marcas do metal progressivo é a complexidade estrutural de suas composições. Criar e executar obras do gênero exige técnica refinada, criatividade e disciplina, características que definem a trajetória do Dream Theater, considerado o maior representante do estilo.
Todos os integrantes da banda são músicos de altíssimo nível, mas até mesmo eles enfrentam desafios diante de algumas canções. Esse é o caso do tecladista Jordan Rudess, que integra o grupo desde o fim da década de 1990.
Dream Theater - Mais Novidades

Durante entrevista concedida ao site Mariskal Rock em 2018, Rudess foi questionado sobre qual música do Dream Theater desafia suas habilidades. Ele citou uma instrumental, presente no álbum que marca sua estreia como membro do grupo norte-americano.
"Não há dúvida: a música mais difícil para mim, aquela que continua sendo um desafio até hoje, é ‘The Dance of Eternity’. Ao mesmo tempo, é a que eu mais gosto de tocar, porque é como uma aventura musical com muitas partes e também tem muitos momentos estelares de teclado. De qualquer forma, não é moleza; é música que exige intensidade constante."

"The Dance of Eternity" é uma das faixas de "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory", álbum lançado em outubro de 1999. No player abaixo, você pode conferir Jordan Rudess ao lado de Mike Portnoy — baterista do Dream Theater — executando essa obra desafiadora.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps