Devildriver: furioso, preciso, totalmente Metal
Resenha - Last Kind Words - Devildriver
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de agosto de 2007
Nota: 8
A esta altura do campeonato, todos já devem saber que o vocalista do extinto Coal Chamber, Dez Fafara, é o homem que canta no Devildriver. E seus álbuns estão seguindo um caminho musical tão interessante que seria perda de tempo ficar cutucando o passado infeliz de seu grupinho anterior, afinal, os tempos são outros, a banda é outra e a idéia aqui é investir pesado no metal extremo e contemporâneo.
Mantendo a mesma formação, os norte-americanos estão liberando seu terceiro disco, "The Last Kind Words". Novamente, o mais interessante é que, mesmo com muitas referências facilmente identificáveis – Thrash, Death, o som de Gothenburg e algo de Metalcore – o intrincado resultado final acaba por soar apenas como Devildriver. Sempre é complicado digerir suas influências e encontrar sua própria identidade, mas o pessoal aqui está realmente conseguindo alguma distinção, o que é louvável.
Mesmo com Fafara chamando a atenção com a alternância de seus gritos e rosnados inumanos, quem realmente merece grande destaque são Spreitzer e Kendrick, cujas guitarras orientam todas as canções, inclusive apresentando muito mais solos do que nos álbuns antecedentes. E também Boecklin, baterista criativo e extremamente técnico (atentem para seu desempenho na brutal "These Fighting Words"), cuja atuação enriquece em muito praticamente todas as composições.
As faixas estão muito bem estruturadas, mas é inegável que lá pela metade do álbum o pique cai um pouco. Mas não é nada que realmente prejudique a audição e, de qualquer maneira, há grandes momentos como "Clouds Over California", um Thrash Metal bem veloz; "Bound By The Moon" e "Horn By The Betrayal", ambas com melodias marcantes, e ainda "The Axe Shall Fall", com ótimos riffs.
Digo sem temor algum que o Devildriver, mesmo não fazendo grande sucesso comercial, é muito superior à maioria de seus conterrâneos que estão no topo, e olhem que o conjunto claramente ainda não alcançou todo seu potencial... E, se algum dos leitores for preconceituoso o suficiente a ponto de não querer conhecer esta banda por causa da ligação de Fafara com o tal de Coal Chamber, bom, é realmente uma pena, pois "The Last Kind Words" é furioso, preciso e totalmente Heavy Metal. O único perdedor é você...
Formação:
Dez Fafara - Voz
Mike Spreitzer - Guitarra
Jeff Kendrick - Guitarra
Jon Miller - Baixo
John Boecklin - Bateria
Devildriver - The Last Kind Words
(2007 / Roadrunner - importado)
01. Not All Who Wander Are Lost
02. Clouds Over California
03. Bound By The Moon
04. Horn By The Betrayal
05. These Fighting Words
06. Head On The Heartache
07. Burning Sermon
08. Monsters Of The Deep
09. Trades Of Truth
10. When Summoned
11. The Axe Shall Fall
Homepage: www.devildriver.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps