Radiohead: resgate de show anterior a "The Bends"
Resenha - Astoria London Live 27/05/94 - Radiohead
Por Rodrigo Simas
Fonte: Radiohead - Site Oficial
Postado em 15 de julho de 2007
Nota: 8
Lançado em 2005, "The Astoria London Live" é uma viagem no tempo. Gravado, como o nome já diz, no famoso Astoria, em Londres, em 1994 (treze anos atrás), a banda ainda estava há alguns meses do lançamento do clássico "The Bends", que iria provar a qualidade de Thom Yorke & Cia e catapultá-los para o sucesso internacional.
O show ainda era da turnê do debut "Pablo Honey" e a banda já mostrava que não era apenas mais uma dentro do cenário da música inglesa da época – mesmo que sua divulgação inicial tenha se dado ao sucesso do single "Creep".
Na ocasião, músicas do primeiro CD foram intercaladas com as "novas" (e introduzidas como "new songs" por Thom Yorke) "Bones", "Black Star", "The Bends", "My Iron Lung", "Fake Plastic Trees", "Just" e "Street Spirit (Fade Out)" – ainda não lançadas na época – e os b-sides "Maquiladora" e "Pop Is Dead". O som está excelente, com a guitarra de Greenwood bem destacada e todos os instrumentos bem equalizados, a edição é boa e a imagem é bastante satisfatória.
A energia dos cinco ao vivo é arrebatadora. Desde o ínicio com "You", enquanto a cozinha de Colin Greenwood (baixo) e Phil Selway (bateria) parece em transe, Jonny Greenwood (enlouquecido – sempre um dos maiores destaques - guitarra), Ed O’Brien (guitarra) e Thom Yorke (voz e guitarra) empolgam o público e mostram total controle das suas performances individuais, dominando o palco como poucos.
As músicas da fase "Pablo Honey" têm boas versões ao vivo e conseguem ser melhores que as originais – incluindo aí "Creep", no auge de seu sucesso, com a platéia cantando junto (vale ainda mais o registro se pensarmos que o Radiohead não toca mais a música ao vivo há anos). Mas são mesmo as faixas do vindouro (na época) "The Bends" que fazem a diferença. Impossível não se emocionar com as lindas interpretações de "Black Star", "Fake Plastic Trees" ou "My Iron Lung" ou se empolgar com "Just" e "The Bends". É interessante notar a resposta do público para as músicas que provavelmente eles ouviram pela primeira vez e que iriam em pouco tempo se tornar hinos da banda. Logicamente Thom Yorke tem papel fundamental no resultado final, com sua presença hipnotizante (e na época ainda mais "afetada" que o normal) e seus trejeitos no mínimo estranhos.
"The Astoria London Live" pode não ser o DVD dos sonhos pedido pelos fãs do Radiohead principalmente a partir da obra-prima "Ok Computer", mas até o momento é o único show oficial da banda lançado nesse formato - dos outros dois DVDs, "7 Television Commercials" e "Meeting People Is Easy", o primeiro era apenas de clipes e o segundo, um documentário – fazendo deste um registro obrigatório para todos que gostam do grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps