REO Speedwagon: rock e as baladas AOR

Resenha - Find Your Own Way Home - REO Speedwagon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


O REO Speedwagon foi formado no distante ano de 1968 e, apesar de inicialmente executar algo que ia mais para os lados do rock progressivo, a coisa toda tomou tal rumo que na década de 80 a banda estava figurando, juntamente com o Journey, Boston e Styx, entre os mais bem-sucedidos nomes do rock de arena. Atualmente apenas o tecladista Neal Doughty consta como o músico da formação inicial, mas vem muito bem acompanhado por Kevin Cronin (voz e guitarra), Dave Amato (guitarra), Bruce Hall (baixo) e Bryan Hitt (bateria), amigos de longa data.

Power Metal: 10 álbuns essenciais segundo About.comJames Hetfield: O equilíbrio entre Metallica e vida familiar

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Afastado dos estúdios desde 1996, a banda enfim retorna com "Find Your Own Way Home", seu décimo-quinto álbum de estúdio. O que o leitor familiarizado com este pessoal pode esperar deste registro? Ainda que relativa e naturalmente acessível, há claras referências a muito do que foi feito nos anos 70, resultando em faixas bem mais rock n'roll - até mesmo a voz de Kevin está mais grave - que seu antecessor, o mediano "Building The Bridge". E, mesmo o ouvinte invariavelmente sendo transportado algumas décadas ao passado durante a audição, é inegável a presença de alguns arranjos mais atuais, que não comprometem em nada, em algumas canções.

Com ótimas harmonias e refrões facilmente assimiláveis, o REO Speedwagon surpreende pelas ótimas guitarras já na abertura, "Smilin' In The End", a canção mais direta de todo o CD. A partir daí, o que se segue é o conhecido rock norte-americano, melódico e clássico, bem gostoso de ouvir, tendo "Dangerous Combination", com algo do rock sulista; e a otimista "Run Away Baby", marcando muita presença nesta linha.

Algo sempre interessante nos álbuns desta banda é o equilíbrio entre as canções mais rock e as baladas AOR, que nunca ficariam de fora de seu repertório. E aí temos o grande hit na belíssima "I Needed To Fall", a acústica "Let My Love Find You" e ainda a interessante semi-balada "Another Lifetime".

O REO Speedwagon continua elaborando seu rock n'roll perfeito para ser executado pelas rádios (mas, analisando friamente, são pouquíssimas as rádios que tocariam algo assim nos dias de hoje, pelo menos no Brasil...). De qualquer forma, se alguém acha que este álbum é apenas algum tipo de caça-níqueis, está redondamente enganado. Estes 'velhinhos' já provaram há tempos o que quer que tivesse que ser provado, tanto que "Find Your Own Way Home" merece ser ouvido pelos amantes do estilo. Com certeza irão curtir!

REO Speedwagon - Find Your Own Way Home
(2007 / Mailboat Records - importado)

01. Smilin' In The End
02. Find Your Own Way Home
03. I Needed To Fall
04. Dangerous Combination
05. Lost On The Road Of Love
06. Another Lifetime
07. Run Away Baby
08. Everything You Feel
09. Born To Love You
10. Let My Love Find You

Homepage: www.speedwagon.com/




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Reo Speedwagon"


Rock of Ages: uma celebração à farofice do Rock N' Roll!Rock of Ages
Uma celebração à farofice do Rock N' Roll!


Power Metal: 10 álbuns essenciais segundo About.comPower Metal
10 álbuns essenciais segundo About.com

James Hetfield: O equilíbrio entre Metallica e vida familiarJames Hetfield
O equilíbrio entre Metallica e vida familiar


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336