Resenha - Split CD - Linha de Frente - Dzspero
Por Maurício Dehò
Postado em 23 de março de 2007
Nota: 8
Para quem gosta de hardcore com uma pitada de metal, a One Voice Records deu duas boas opções em um split CD lançado em 2006, contando com os brasilienses do xLINHA DE FRENTEx e os capixabas do DZESPERO. "Cuidando dos Negócios", como é chamado o álbum, mostra duas bandas bem recentes no cenário, mas que já mostram ter qualidade.
Seguindo a ordem, falemos primeiro do xLINHA DE FRENTEx.
A banda começou em 2002 e já tem o EP "Campo de Batalha" no mercado. Após algumas mudanças na formação, quem gravou o split foram Manoel Morais e Thyago Lima (vocais), Filipe Braga e Robson Abreu (guitarras), Daniel Gonçalves (baixo) e Frederico Galeno (bateria). O curioso é a abordagem que eles levam, misturando o ódio do cotidiano, presente nas letras (e a palavra se repete a todo momento), ao "veganismo straight edge", uma ideologia pró-natureza e a favor da libertação dos animais. Apesar da atitude hardcore, muito do som dos brasilienses é puxado para o metal.
O CD começa com uma introdução bem curiosa, algo bem parecido com uma trilha sonora de filme, enquanto pessoas conversam em inglês e espanhol. A porrada começa com "Juiz", que tem um riff contagiante e a mistura dos vocais urrados e limpos, uma característica bem particular e bem usada pelo sexteto. O som é bem rápido e pesado, com pedais duplos na batera, muita velocidade e um instrumental bem executado. O que se nota também é uma produção caprichada, balanceada, mas deixando toda a agressividade em primeiro plano.
Em "Pare", outro elemento interessante é o trabalho de guitarras. Além de criarem linhas muito boas, elas fazem um trabalho diferenciado no meio da faixa. Uma fica na base e a outra meio que solando enquanto o vocal está rolando, assim como acontece em "Gritos de Silêncio". No final, ainda há uma ajuda de um verdadeiro coro, que dá um peso e uma pegada bem forte.
"Gritos de Silêncio" é uma das músicas que mais se aproxima do metal, com muitos pedais duplos e maior complexidade. O vocal mais gritado é agudo e passa bem o desespero das letras, resta saber se o cara agüentará muito tempo assim! "Visão do Inferno" tem uma levada mais trash metal, com uma paradinha no meio e aquela volta perfeita pra balançar a cabeça. A parte do xLINHA DE FRENTEx acaba com "Nunca", que tem diferença principalmente no começo por ser mais cadenciado. Mas a quebradeira não tarda a voltar.
Vale dizer que o grupo já trabalha em um full-lenght, que será lançado pela Storm Of Justice, em breve, e já até excursionou pela Europa. A formação agora conta com três vocalistas, com a adição de Bilico.
E para quem acha que o Espírito Santo não existe, o DZSPERO vem para tirar este estigma. Brincadeiras à parte, a banda foi formada em 2003 e gravou este split com Mc Ronny (vocal), Hudz (baixo), Tadaz (guitarra) e Lord Celo (bateria), tocando um hardcore mais habitual, mas também de qualidade.
Um porém vem logo no encarte, onde aparentemente as faixas estão numeradas diferentemente do que são tocadas no CD, o que confunde um pouco quem vai acompanhar as letras. Por falar nisso, a arte gráfica do trabalho todo, assinada por Manoel e Filipe (vocal e guitarra do xLINHA DE FERNTEx), é muito legal, mostrando um pouco dessa união das duas bandas.
A temática do DZSPERO também conta com a fúria do xLINHA DE FRENTEx e a ligação com gangues que os dois grupos têm (veja mais adiante sobre isso), falando de assuntos como amigos, inimigos e ódio. Por sinal, a gangue dos capixabas, a OFC, dá nome a uma das faixas, "Orgulho – Família – Confiança", que é uma das melhores músicas, pesada e com um refrão marcante.
Musicalmente, o trabalho é bom, menos agressivo que o dos brasilienses, mas tão bem produzido e executado quanto. "$indicato 39" tem uma palhetada bem legal e uma bateria bem marcada, que dá um peso a mais. O vocal de Ronny é um meio termo do que se ouve nas duas vozes do xLINHA DE FRENTEx, nem tão limpa, nem tão gritada. Já "Alimentando os Cães" se destaca pelos "coros" nos refrões, além de ter mais uma porção de riffs criativos.
A participação dos capixabas se encerra com "Tríplice Aliança" que segue com o trabalho em alta, e "Aliados de Ouro", um som quase instrumental, bem trabalhado, com apenas uns poucos vocais. Para acabar mesmo, há uma faixa escondida bem diferente do restante. É, na verdade, um rap assinado pelo xLINHA DE FRENTEx falando do mundo de gangues e gângsters, assunto principal das bandas. Se isso poderia parecer algo grave, com apologia a violência, a mensagem que é passada é bem bonita, sobre fraternidade, união, lealdade. É esperar que os grupos realmente sigam o que falam!
Concluindo, para quem gosta do estilo, este split CD é muito indicado. O xLINHA DE FRENTEx se destaca logo, mas o DZESPERO não está muito atrás. Mesmo para que tem a cabeça voltada para o metal, não é surpresa alguma se pegar batendo o pé e logo entrando no clima deste hardcore de duas bandas que tem tudo para ter uma longa jornada ainda. É esperar para ver...
xLINHA DE FRENTEx
1. Intro
2. Juiz
3. Pare
4. Gritos de Silêncio
5. Visão do Inferno
6. Nunca
Formação:
Manoel Moraes – vocal
Thyago Lima – vocal
Filipe Braga – guitarra
Robson Abreu – guitarra
Daniel Gonçalves – baixo
Frederico Galeno – bateria
DZSPERO
7. $indicato 39
8. Alimentando os Cães
9. OFC
10. Tríplice Aliança
11. Aliados de Ouro (com faixa-escondida)
Formação:
Mc Ronny – vocal
Tadaz – guitarra
Hudz – baixo
Lord Celo – bateria
Lançamento One Voice Records – 2006
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps