Resenha - Probot - Probot
Por Fernão Silveira
Postado em 11 de fevereiro de 2007
Sabe aquela propaganda da Adidas em que dois garotos conseguem escalar, para uma pelada de rua, craques como Saviola, Zidane, Kaká, Kahn, Platini e Beckenbauer? Pois foi quase isso que Dave Grohl fez em seu projeto metálico Probot, uma extravagância que só poderia ser cometida por um dos maiores nomes do rock mundial nos últimos anos.

Não que Probot seja uma pelada de rua. Longe disso, até porque a qualidade do álbum está muito mais para o nível de uma final de Copa do Mundo. Mas o disco chama a atenção especialmente por sua ousadia despretensiosa, que consegue levar o ouvinte nas asas do sonho que Dave Grohl conseguiu realizar com esse projeto.
Probot, em essência, é a reunião dos grandes ídolos musicais da juventude de Grohl, frontman do FOO FIGHTERS e ex-baterista do NIRVANA (incontestavelmente, a banda mais importante dos anos 90). O line-up mostra claramente as influências do artista, do hardcore de Kurt Brecht (D.R.I.) ao metal sombrio de King Diamond (MERCYFUL FATE), passando por clássicos como VENON, MOTÖRHEAD, CELTIC FROST e até mesmo SEPULTURA.
O próprio Dave Grohl, em declarações publicadas no site oficial do Probot, assume que esse projeto é como a realização de um sonho juvenil, em que o garoto finalmente consegue se ver no mesmo patamar de seus grandes ídolos. "Probot não é sobre mim. Estou apenas me realizando no campo da fantasia, criando alguma coisa com aquelas pessoas que ouvi por anos quando era jovem."
E Dave Grohl trabalhou intensamente para ver seu sonho realizado. Mostrando, mais uma vez, a sua categoria como músico, ele escreveu todas as letras e compôs todas as músicas, já pensando nas vozes míticas que iriam cantá-las. Depois, o trabalho foi enviá-las aos endereços certos.
Cronos, homem-forte do VENON, recebeu a missão de cantar a porrada "Centuries Of Sin". Max Cavalera brilhou com "Red War", que lembra bastante o trabalho do SOULFLY. "Shake Your Blood", cantada por Lemmy Kilmister, soa como uma das pérolas do bom e velho MOTÖRHEAD. "Big Sky" parece um presente de Grohl a Tom G. Warrior, que mata a saudade dos áureos tempos do CELTIC FROST em sua performance. "Dictatorsaurus", cantada por Snake, remonta aos melhores trabalhos do VOÏVOD.
Dave Grohl teve a preocupação e o cuidado de criar obras que se encaixam perfeitamente aos seus intérpretes. Ao contrário do que se poderia supor, ele não tentou fazer com que Lee Dorrian (NAPALM DEATH / CATHEDRAL) cantasse algo na linha do FOO FIGHTERS, por exemplo. Ou que Wino (PLACE OF SKULLS / THE OBSESSED) se aventurasse na sonoridade que foi do NIRVANA.
Em Probot, afinal, todos fizeram o que sabiam fazer de melhor. E é por isso que o resultado ficou tão bom. Pois Dave Grohl acertou de novo, e criou um álbum digno de ser mostrado para os nossos netos, daqui a muito tempo, para que eles possam conhecer um pouco do que existiu de melhor no metal dos anos 80 e 90.
Tracklist:
1 - Centuries Of Sin (com Cronos - VENOM)
2 - Red War (com Max Cavalera - SOULFLY / SEPULTURA)
3 - Shake Your Blood (com Lemmy Kilmister - MOTÖRHEAD)
4 - Access Babylon (com Mike Dean - C.O.C.)
5 - Silent Spring (com Kurt Brecht - D.R.I.)
6 - Ice Cold Man (com Lee Dorrian - CATHEDRAL / NAPALM DEATH)
7 - The Emerald Law (com Wino - PLACE OF SKULLS / THE OBSESSED)
8 - Big Sky (com Tom G. Warrior - CELTIC FROST)
9 - Dictatorsaurus (com Snake - VOÏVOD)
10 - My Tortured Soul (com Eric Wagner - TROUBLE)
11 - Sweet Dreams (com King Diamond - MERCYFUL FATE / KING DIAMOND)
12 - Warlock (Bonus Track - com Jack Black)
Gravadora: Southern Lord (importado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Ofertas de vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros com até 44% na Amazon
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


