Resenha - Ragnarok - Tyr
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de dezembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tyr é o único conjunto de Heavy Metal que vem das ilhas Feroe (território autônomo da Dinamarca, localizado acima do Reino Unido) cuja música tem conseguido ultrapassar as fronteiras de seu pequeno arquipélago. Formado em 1998 e tendo atualmente como membros Heri Joensen (voz e guitarra), Terji Skibenaes (guitarra), Gunnar H. Thomsen (baixo) e Kari Streymoy (bateria), este pessoal já vinha causando certa expectativa desde seu último disco, "Eric The Red" (03), que obteve uma recepção bastante positiva por parte dos headbangers europeus.

O conceito de "Ragnarok" tem como foco o crepúsculo dos deuses nórdicos e a derradeira batalha em Asgard. Dito isto e somando-se à belíssima concepção gráfica, fica claro que o termo melhor aplicável à proposta do Tyr é o assim chamado Viking Metal. E o quarteto progrediu sensivelmente, com idéias muito boas para as canções, mesmo que as mesmas precisem de certo tempo para que o disco seja devidamente digerido.
Os arranjos estão bem mais trabalhados – em especial a parte das guitarras, onde Heri se mostra um quase virtuoso – que seus antecessores, mantendo a distorção sem abrir mão de melodias épicas bem sacadas entrelaçadas a boas doses de doom e elementos folclóricos de seu país. As vocalizações são bem simples e agradáveis, cantadas tanto em inglês quanto em feroense, a língua nativa dos músicos, e o bacana disso tudo é que, no geral, sua música consegue ter algumas características que são imediatamente reconhecíveis como somente suas, ou seja, estão definindo seu próprio estilo.
Em meio a 11 canções intercaladas com cinco instrumentais bem encaixados, sobressaem-se as lentas e poderosas "The Hammer Of Thor" e principalmente "Brother’s Bane", faixas majestosas com refrãos geniais que remetem diretamente à mitologia viking. Mas quem leva o grande prêmio mesmo é "Wings Of Time", pois apresenta as melhores guitarras de todo o disco e traz ainda uma mescla de cânticos vikings com linhas vocais em inglês, com excelente resultado.
O disco possui ainda inúmeros momentos onde cada ouvinte encontrará o seu preferido, mas tendo como ponto em comum "Grímur Á Midalnesi", que é uma bonita canção popular Feroense composta em 1966, e a própria "Ragnarok", que transborda solenidade, sendo mais progressiva e melancólica em comparação com o restante das faixas.
Um trabalho muito bem feito e um grande passo adiante. O Tyr é uma banda para se acompanhar no futuro, e quem conhece seus trabalhos anteriores poderá se surpreender positivamente, pelo menos assim que assimilar a idéia de "Ragnarok". Quanto aos leitores quem ainda não tiveram a oportunidade de escutar esta boa banda, suponho que este seja o disco ideal para se iniciar.
Tyr – Ragnarok
(2006 / Napalm Records - importado)
01. The Beginning
02. The Hammer Of Thor
03. Envy
04. Brother’s Bane
05. The Burning
06. The Ride To Hel
07. Torsteins Kvaedi
08. Grímur Á Midalnesi
09. Wings Of Time
10. The Rage Of The Skullgaffer
11. The Hunt
12. Victory
13. Lord Of Lies
14. Gjallarhornid
15. Ragnarok
16. The End
Homepage: www.tyr.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A dica sensual de Ney Matogrosso para Paulo Ricardo que revolucionou carreira do RPM
O álbum de rock brasileiro do anos 1970 que saiu apenas na versão pirata e numerada
Raul Seixas - Perguntas e respostas e curiosidades

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



