Resenha - Ragnarok - Tyr
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de dezembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tyr é o único conjunto de Heavy Metal que vem das ilhas Feroe (território autônomo da Dinamarca, localizado acima do Reino Unido) cuja música tem conseguido ultrapassar as fronteiras de seu pequeno arquipélago. Formado em 1998 e tendo atualmente como membros Heri Joensen (voz e guitarra), Terji Skibenaes (guitarra), Gunnar H. Thomsen (baixo) e Kari Streymoy (bateria), este pessoal já vinha causando certa expectativa desde seu último disco, "Eric The Red" (03), que obteve uma recepção bastante positiva por parte dos headbangers europeus.

O conceito de "Ragnarok" tem como foco o crepúsculo dos deuses nórdicos e a derradeira batalha em Asgard. Dito isto e somando-se à belíssima concepção gráfica, fica claro que o termo melhor aplicável à proposta do Tyr é o assim chamado Viking Metal. E o quarteto progrediu sensivelmente, com idéias muito boas para as canções, mesmo que as mesmas precisem de certo tempo para que o disco seja devidamente digerido.
Os arranjos estão bem mais trabalhados – em especial a parte das guitarras, onde Heri se mostra um quase virtuoso – que seus antecessores, mantendo a distorção sem abrir mão de melodias épicas bem sacadas entrelaçadas a boas doses de doom e elementos folclóricos de seu país. As vocalizações são bem simples e agradáveis, cantadas tanto em inglês quanto em feroense, a língua nativa dos músicos, e o bacana disso tudo é que, no geral, sua música consegue ter algumas características que são imediatamente reconhecíveis como somente suas, ou seja, estão definindo seu próprio estilo.
Em meio a 11 canções intercaladas com cinco instrumentais bem encaixados, sobressaem-se as lentas e poderosas "The Hammer Of Thor" e principalmente "Brother’s Bane", faixas majestosas com refrãos geniais que remetem diretamente à mitologia viking. Mas quem leva o grande prêmio mesmo é "Wings Of Time", pois apresenta as melhores guitarras de todo o disco e traz ainda uma mescla de cânticos vikings com linhas vocais em inglês, com excelente resultado.
O disco possui ainda inúmeros momentos onde cada ouvinte encontrará o seu preferido, mas tendo como ponto em comum "Grímur Á Midalnesi", que é uma bonita canção popular Feroense composta em 1966, e a própria "Ragnarok", que transborda solenidade, sendo mais progressiva e melancólica em comparação com o restante das faixas.
Um trabalho muito bem feito e um grande passo adiante. O Tyr é uma banda para se acompanhar no futuro, e quem conhece seus trabalhos anteriores poderá se surpreender positivamente, pelo menos assim que assimilar a idéia de "Ragnarok". Quanto aos leitores quem ainda não tiveram a oportunidade de escutar esta boa banda, suponho que este seja o disco ideal para se iniciar.
Tyr – Ragnarok
(2006 / Napalm Records - importado)
01. The Beginning
02. The Hammer Of Thor
03. Envy
04. Brother’s Bane
05. The Burning
06. The Ride To Hel
07. Torsteins Kvaedi
08. Grímur Á Midalnesi
09. Wings Of Time
10. The Rage Of The Skullgaffer
11. The Hunt
12. Victory
13. Lord Of Lies
14. Gjallarhornid
15. Ragnarok
16. The End
Homepage: www.tyr.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Esposa de Denis "Snake" Bélanger, vocalista do Voivod, morre de câncer
Bruce Dickinson zoando Beatles; "se posso ficar rico fazendo m* assim, tenho que cantar"
A dura opinião de Kerry King sobre os discos mais recentes do Iron Maiden
Como hit dos Rolling Stones e filme sobre vampiros fez Guns N' Roses acabar nos anos 1990

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



