Resenha - Continuum - Prototype
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de outubro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos uma banda que traz uma sonoridade bem diferente do que vem sendo feito nos EUA hoje em dia... O Prototype se originou das cinzas do Psycosis, em Los Angeles no ano de 1994, e traz em sua formação Vince Levalois (voz e guitarra), Kragen Lum (guitarra) e Ken Scherer (baixo). Depois de muita batalha o pessoal está chegando ao seu terceiro registro de nome "Continuum", trazendo como convidado o baterista Damion Ramirez.

"Thrash Progressivo" é um termo razoável para o leitor entender a proposta do Prototype. Os arranjos das canções transitam entre a agressão com riffs que são uma verdadeira ode aos mestres do Thrash Bay Area, combinadas com melodias intrincadas tipicamente elaboradas pelas bandas européias, além de refrãos bem Power Metal. Uma mistura curiosa e com um resultado final muito bom.
A influência de Metallica é óbvia neste disco, inclusive a voz de Levalois tem lá suas semelhanças com a de Hetfield, porém traz linhas mais variadas e emotivas, adicionando muito à música. O Prototype procura ir além do convencional em termos de Heavy Metal e se mostra maduro em "Continuum", cujas faixas possuem várias seções instrumentais pesadíssimas distintas entre si, freqüentes mudanças de tempo, guitarras velozes, técnicas e donas de memoráveis solos melódicos – não há nem mesmo um solo ruim neste álbum – e, como não poderia deixar de faltar, algumas passagens atmosféricas que cairão no agrado do ouvinte.
O álbum foi produzido pela própria banda e mixado por Neil Kernon (que inclusive já trabalhou com Queensryche e Nevermore) e traz um repertório bem diverso, com faixas que chamam a atenção no ato, como "The Way It Ends", que abre o disco com velocidade, raiva e grande senso melódico, além de "Heart Machine", que se caracteriza por ser a mais complexa do álbum, com belo trabalho de voz e influências do alemão Rage. Por fim, a balada progressiva e melancólica "Devotion", com bonitas guitarras acústicas se combinando com passagens intensas e cheias de distorção, uma bela música!
A mistura do Thrash e Prog Metal é muito bem bem feita, e mesmo assim percebe-se claramente que a banda ainda não alcançou todo seu potencial, há muito para ser explorado ainda. Mesmo assim, os fãs de Metallica, Megadeth, Queensryche, Angel Dust e Rage, por exemplo, terão muito que apreciar por aqui.
Prototype - Continuum
(2006 / Nightmare Records – importado)
01. The Way It Ends
02. Probe
03. Devotion
04. With Vision
05. Synthespian
06. Sea Of Tranquility
07. Transcendent Velocity
08. Seed
09. Undying
10. Heart Machine
11. Cold Is This God
Homepage: www.prototypeonline.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Dave Mustaine revela condição nas mãos
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Bruno Sutter explica porque abandonou carreira de humorista
O megahit de Raul Seixas inspirado em seu irmão careta e no pai de Paulo Coelho
A banda que o Deep Purple queria "ser um clone", segundo Ritchie Blackmore

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



