Resenha - Hundus - Burning Saviours
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de setembro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De tempos em tempos há um movimento de retorno às raízes do rock pesado, onde pipocam várias bandas pelo globo que procuram resgatar toda aquela sonoridade dos anos 70... Parece que este estilo está em voga atualmente e com alguns representantes já conhecidos, como o Wolfmother e Witchcraft, que liberaram bons discos e consequentemente obtiveram boa recepção entre mídia e fãs.

E o Burning Savior também vem batalhando pelo seu espaço. O conjunto vem da Suécia, foi formado no finalzinho de 2003 e dois anos depois liberou um debut auto-intitulado que foi muito bem recebido pelos amantes de retro-rock, e agora está chegando ao seu segundo álbum, com o curioso nome "Hundus". E, meu amigo, "Hundus" é um discão!
Trazendo em sua formação Andrei Amartinesei (voz e guitarra), Mikael Marjanen (guitarra), Fredrik Evertsson (baixo) e Martin Wijkström (bateria), este pessoal faz com que sua mistura musical funcione realmente bem. São várias as referências, e rapidamente percebidas pelo ouvinte: Black Sabbath, Led Zeppelin, o mestre Hendrix, Steppenwolf, o carismático Jethro Tull, entre algumas outras feras, e o resultado é uma verdadeira viagem no tempo.
Mas não pense que a música do Burning Savior seja uma mera colcha de retalhos ou uma apelação oportunista. Pelo contrário, os músicos são confiantes e criativos ao explorar o aparentemente inesgotável universo musical da década de 70, e no mínimo soam de forma tão agradável quanto às bandas que lhes serviram de influência. E os exemplos são inúmeros, como em "Out Of Sight" e "The Man I Used To Be", com aquele clima meio opressivo, tão característico do doom sabbático, ou "Let´s Dance", com sua flauta e guitarras que evocam imediatamente ao sempre bom Jethro Tull.
Em "Dark Lady" há uma grande performance vocal de Andrei e um solo no final da canção que chama a atenção pela agressividade utilizada, uma vez que o Burning Savior faz uso freqüente de algo bem mais melodioso ou lisérgico pelo resto do álbum. "Lilly Marion" é outro dos destaques, com nuances psicodélicas e uns riffs cheios de estilo.
Com "Hundus", o Burning Savior liberou uma verdadeira homenagem aos seus ídolos, em canções que causarão entusiasmo em qualquer amante do rock setentista. Estes suecos são bons no que fazem, tem habilidade e tocam com paixão. É um registro totalmente recomendável aos fanáticos e curiosos pelo gênero, ou aos descontentes que acreditam que a música contemporânea nunca será boa o suficiente para seu "gosto refinado".
Burning Saviours – Hundus
(2006 / I Hate Records – importado)
01. Out Of Sight
02. Dark Lady
03. The Servant
04. Lilly Marion
05. Ballad Of Time
06. Heathen Rites
07. Let´s Dance
08. The Man I Used To Be
09. Hundus
Homepage: www.burningsaviours.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
A banda brasileira que levou 4 mil pessoas a show na Austrália: "Cara, olha o que fiz"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Vibraram por abrir pro Ozzy, mas depois viram que o bagulho era louco; "levei muita cusparada"
Listas: 10 melhores bandas da era pós-Nirvana
Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades
A banda brasileira que Bruno Sutter achou que não fosse de verdade devido técnica extrema

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



