Resenha - Hundus - Burning Saviours
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de setembro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De tempos em tempos há um movimento de retorno às raízes do rock pesado, onde pipocam várias bandas pelo globo que procuram resgatar toda aquela sonoridade dos anos 70... Parece que este estilo está em voga atualmente e com alguns representantes já conhecidos, como o Wolfmother e Witchcraft, que liberaram bons discos e consequentemente obtiveram boa recepção entre mídia e fãs.

E o Burning Savior também vem batalhando pelo seu espaço. O conjunto vem da Suécia, foi formado no finalzinho de 2003 e dois anos depois liberou um debut auto-intitulado que foi muito bem recebido pelos amantes de retro-rock, e agora está chegando ao seu segundo álbum, com o curioso nome "Hundus". E, meu amigo, "Hundus" é um discão!
Trazendo em sua formação Andrei Amartinesei (voz e guitarra), Mikael Marjanen (guitarra), Fredrik Evertsson (baixo) e Martin Wijkström (bateria), este pessoal faz com que sua mistura musical funcione realmente bem. São várias as referências, e rapidamente percebidas pelo ouvinte: Black Sabbath, Led Zeppelin, o mestre Hendrix, Steppenwolf, o carismático Jethro Tull, entre algumas outras feras, e o resultado é uma verdadeira viagem no tempo.
Mas não pense que a música do Burning Savior seja uma mera colcha de retalhos ou uma apelação oportunista. Pelo contrário, os músicos são confiantes e criativos ao explorar o aparentemente inesgotável universo musical da década de 70, e no mínimo soam de forma tão agradável quanto às bandas que lhes serviram de influência. E os exemplos são inúmeros, como em "Out Of Sight" e "The Man I Used To Be", com aquele clima meio opressivo, tão característico do doom sabbático, ou "Let´s Dance", com sua flauta e guitarras que evocam imediatamente ao sempre bom Jethro Tull.
Em "Dark Lady" há uma grande performance vocal de Andrei e um solo no final da canção que chama a atenção pela agressividade utilizada, uma vez que o Burning Savior faz uso freqüente de algo bem mais melodioso ou lisérgico pelo resto do álbum. "Lilly Marion" é outro dos destaques, com nuances psicodélicas e uns riffs cheios de estilo.
Com "Hundus", o Burning Savior liberou uma verdadeira homenagem aos seus ídolos, em canções que causarão entusiasmo em qualquer amante do rock setentista. Estes suecos são bons no que fazem, tem habilidade e tocam com paixão. É um registro totalmente recomendável aos fanáticos e curiosos pelo gênero, ou aos descontentes que acreditam que a música contemporânea nunca será boa o suficiente para seu "gosto refinado".
Burning Saviours – Hundus
(2006 / I Hate Records – importado)
01. Out Of Sight
02. Dark Lady
03. The Servant
04. Lilly Marion
05. Ballad Of Time
06. Heathen Rites
07. Let´s Dance
08. The Man I Used To Be
09. Hundus
Homepage: www.burningsaviours.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O que João Gordo achou da Legião Urbana quando ouviu a banda pela primeira vez?
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
A banda que fez James Hetfield lembrar do vocalista que o Metallica tentou contratar
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Como nasceram "Eu Me Amo", "Inútil" e "Ciúme", segundo Roger, do Ultraje a Rigor
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"
A dura crítica do lendário escritor Isaac Asimov ao cabeça dura Paul McCartney
As duas bandas do rock nacional que Humberto Gessinger criticou por falta de propósito


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



