O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de março de 2022
"Tempo Perdido" é um dos grandes clássicos da Legião Urbana e aparece no álbum "Dois" (1986). Com uma letra que reflete sobre a passagem do tempo, até hoje a canção é lembrada com carinho pelos fãs de Renato Russo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em um vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore contou algumas curiosidades sobre "Tempo Perdido", incluindo as músicas que serviram de inspiração e a inevitável comparação com a banda The Smiths, que fazia Renato Russo sentir até mesmo vergonha da música.
"Essa música foi uma adaptação de duas músicas que nunca foram gravadas pela Legião Urbana. A primeira se chama ‘1977’. Era um punk rock, com guitarras distorcidas, e foi composta na época do primeiro disco da banda. O começo da letra é bem parecido. A música ia entrar no primeiro disco, mas eles mudaram de ideia. Agora, no que diz respeito ao lado musical – melodia e harmonia – isso veio da música ‘Gente Obsoleta’, composição do Renato Russo. Tem uma fita cassete dessa gravação, junto com o André Pretorius, do Aborto Elétrico. Essa canção nunca foi registrada", disse.
Ao longo do vídeo, Júlio Ettore também explica de onde surgiu o termo "Tempo Perdido" e mostra trechos de livros que comprovam que Renato Russo não se sentia ofendido com as comparações, mas já sentiu vergonha.
"Essa expressão ‘Tempo Perdido’ vem de uma série de livros chamada ‘Em Busca do Tempo Perdido’, do francês Marcel Proust. São livros que foram publicados entre 1913 e 1927. Fala sobre o tempo decorrido entre as horas de dormir e despertar. Por fim, outra curiosidade é que essa foi a canção que mais gerou comparações entre a Legião Urbana e o grupo inglês The Smiths. O Renato Russo nunca escondeu a admiração pelos ingleses. No livro ‘Renato Russo, o filho da Revolução’, o autor narra a reação do Renato quando essas comparações surgiram. Ele diz que Renato não se sentia ofendido, mas discorda da comparação. Já no livro ‘Renato Russo de A a Z', que reúne entrevistas, tem uma afirmação de 1991 em que Renato diz que ficou com vergonha quando acabou de gravar a música, porque lembrava muito o The Smiths", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Andreas Kisser afirma que turnê de despedida talvez seja a melhor da história do Sepultura
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
David Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"


