O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de março de 2022
"Tempo Perdido" é um dos grandes clássicos da Legião Urbana e aparece no álbum "Dois" (1986). Com uma letra que reflete sobre a passagem do tempo, até hoje a canção é lembrada com carinho pelos fãs de Renato Russo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em um vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore contou algumas curiosidades sobre "Tempo Perdido", incluindo as músicas que serviram de inspiração e a inevitável comparação com a banda The Smiths, que fazia Renato Russo sentir até mesmo vergonha da música.
"Essa música foi uma adaptação de duas músicas que nunca foram gravadas pela Legião Urbana. A primeira se chama ‘1977’. Era um punk rock, com guitarras distorcidas, e foi composta na época do primeiro disco da banda. O começo da letra é bem parecido. A música ia entrar no primeiro disco, mas eles mudaram de ideia. Agora, no que diz respeito ao lado musical – melodia e harmonia – isso veio da música ‘Gente Obsoleta’, composição do Renato Russo. Tem uma fita cassete dessa gravação, junto com o André Pretorius, do Aborto Elétrico. Essa canção nunca foi registrada", disse.
Ao longo do vídeo, Júlio Ettore também explica de onde surgiu o termo "Tempo Perdido" e mostra trechos de livros que comprovam que Renato Russo não se sentia ofendido com as comparações, mas já sentiu vergonha.
"Essa expressão ‘Tempo Perdido’ vem de uma série de livros chamada ‘Em Busca do Tempo Perdido’, do francês Marcel Proust. São livros que foram publicados entre 1913 e 1927. Fala sobre o tempo decorrido entre as horas de dormir e despertar. Por fim, outra curiosidade é que essa foi a canção que mais gerou comparações entre a Legião Urbana e o grupo inglês The Smiths. O Renato Russo nunca escondeu a admiração pelos ingleses. No livro ‘Renato Russo, o filho da Revolução’, o autor narra a reação do Renato quando essas comparações surgiram. Ele diz que Renato não se sentia ofendido, mas discorda da comparação. Já no livro ‘Renato Russo de A a Z', que reúne entrevistas, tem uma afirmação de 1991 em que Renato diz que ficou com vergonha quando acabou de gravar a música, porque lembrava muito o The Smiths", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera


O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
Legião Urbana e a linha tênue entre a genialidade e a incompetência


