O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de março de 2022
"Tempo Perdido" é um dos grandes clássicos da Legião Urbana e aparece no álbum "Dois" (1986). Com uma letra que reflete sobre a passagem do tempo, até hoje a canção é lembrada com carinho pelos fãs de Renato Russo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em um vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore contou algumas curiosidades sobre "Tempo Perdido", incluindo as músicas que serviram de inspiração e a inevitável comparação com a banda The Smiths, que fazia Renato Russo sentir até mesmo vergonha da música.
"Essa música foi uma adaptação de duas músicas que nunca foram gravadas pela Legião Urbana. A primeira se chama ‘1977’. Era um punk rock, com guitarras distorcidas, e foi composta na época do primeiro disco da banda. O começo da letra é bem parecido. A música ia entrar no primeiro disco, mas eles mudaram de ideia. Agora, no que diz respeito ao lado musical – melodia e harmonia – isso veio da música ‘Gente Obsoleta’, composição do Renato Russo. Tem uma fita cassete dessa gravação, junto com o André Pretorius, do Aborto Elétrico. Essa canção nunca foi registrada", disse.
Ao longo do vídeo, Júlio Ettore também explica de onde surgiu o termo "Tempo Perdido" e mostra trechos de livros que comprovam que Renato Russo não se sentia ofendido com as comparações, mas já sentiu vergonha.
"Essa expressão ‘Tempo Perdido’ vem de uma série de livros chamada ‘Em Busca do Tempo Perdido’, do francês Marcel Proust. São livros que foram publicados entre 1913 e 1927. Fala sobre o tempo decorrido entre as horas de dormir e despertar. Por fim, outra curiosidade é que essa foi a canção que mais gerou comparações entre a Legião Urbana e o grupo inglês The Smiths. O Renato Russo nunca escondeu a admiração pelos ingleses. No livro ‘Renato Russo, o filho da Revolução’, o autor narra a reação do Renato quando essas comparações surgiram. Ele diz que Renato não se sentia ofendido, mas discorda da comparação. Já no livro ‘Renato Russo de A a Z', que reúne entrevistas, tem uma afirmação de 1991 em que Renato diz que ficou com vergonha quando acabou de gravar a música, porque lembrava muito o The Smiths", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Amigo de Mao do Garotos Podres apanhou da turma do punk e do metal no mesmo ano
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil

Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden


