Resenha - Somewhere Along The Highway - Cult Of Luna
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de setembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A cada lançamento, este conjunto sueco vem desenvolvendo uma sonoridade bastante peculiar, sem limites à criatividade no momento de compor. Formado em 1999, o Cult Of Luna está chegando ao seu quarto registro e, conforme seus próprios integrantes informaram há tempos, "Somewhere Along The Highway" se afasta um pouco do doom, está menos pesado e com uma maior presença de teclados.

A forma como o Cult Of Luna consegue elaborar melodias envolventes realmente chega a impressionar, a atmosfera é tal que evoca imediatamente as mais variadas imagens ao ouvinte, e são poucos os conjuntos que conseguem atingir este nível, onde o sentimento está inteiramente aflorado. E o que esta banda toca? Difícil definir sua fórmula... E isto é ótimo numa época onde quase tudo precisa ser rotulado para ser viável comercialmente.
Suas canções estão impregnadas de distorção e muita emoção, com freqüentes e longas seções instrumentais, muitas vezes arrastadas. O peso das guitarras é constantemente interrompido por passagens delicadas, conseguidas através de programações e até mesmo pelos famigerados "loops", que visam incutir mais força às músicas.
As canções se sucedem numa linearidade fantástica, mas os melhores momentos deste disco estão reservados ao seu final. "Dim" traz riffs muito bons, efeitos eletrônicos e estruturas densas que variam entre o obscuro e o otimista, além de ótimos vocais gritados. E fechando o álbum, a gigantesca "Dark City Dead Man", com seus quase 16 minutos de crescimento progressivo e guitarras realmente grandes. Impossível deixar de citar também a bonita balada cantada com vozes limpas "And With Her Came The Birds", cujo tempero country mostra o quão eclético é o Cult Of Luna.
Tanta elaboração e atenção aos detalhes tornam "Somewhere Along The Highway" um disco mais voltado à arte propriamente dita. Deve ser absorvido aos poucos e fica a certeza de que será totalmente apreciado por aqueles que buscam sonoridades requintadas, experimentais e, por que não dizer, difíceis.
Formação:
Klas Rydberg: voz
Fredrik Kihlberg - guitarra e voz
Johannes Persson - guitarra e voz
Erik Olòfsson - guitarra
Andreas Johansson - baixo
Anders Teglund - teclados e samples
Thomas Hedlund - bateria
Cult of Luna - Somewhere Along The Highway
(2006 / Earache Records – importado)
01. Marching To The Heartbeats
02. Finland
03. Back To Chapel Town
04. And With Her Came The Birds
05. Thirtyfour
06. Dim
07. Dark City, Dead Man
Homepage: www.cultofluna.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Jimmy Page diz não haver gênio no rock - mas um gênio fez ele se contradizer
Stjepan Juras desabafa sobre atual irresponsabilidade financeira de Paul Di'Anno
O maior erro da carreira de Ronnie James Dio, segundo baixista que tocou com o vocalista


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



