Resenha - Somewhere Along The Highway - Cult Of Luna
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de setembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A cada lançamento, este conjunto sueco vem desenvolvendo uma sonoridade bastante peculiar, sem limites à criatividade no momento de compor. Formado em 1999, o Cult Of Luna está chegando ao seu quarto registro e, conforme seus próprios integrantes informaram há tempos, "Somewhere Along The Highway" se afasta um pouco do doom, está menos pesado e com uma maior presença de teclados.

A forma como o Cult Of Luna consegue elaborar melodias envolventes realmente chega a impressionar, a atmosfera é tal que evoca imediatamente as mais variadas imagens ao ouvinte, e são poucos os conjuntos que conseguem atingir este nível, onde o sentimento está inteiramente aflorado. E o que esta banda toca? Difícil definir sua fórmula... E isto é ótimo numa época onde quase tudo precisa ser rotulado para ser viável comercialmente.
Suas canções estão impregnadas de distorção e muita emoção, com freqüentes e longas seções instrumentais, muitas vezes arrastadas. O peso das guitarras é constantemente interrompido por passagens delicadas, conseguidas através de programações e até mesmo pelos famigerados "loops", que visam incutir mais força às músicas.
As canções se sucedem numa linearidade fantástica, mas os melhores momentos deste disco estão reservados ao seu final. "Dim" traz riffs muito bons, efeitos eletrônicos e estruturas densas que variam entre o obscuro e o otimista, além de ótimos vocais gritados. E fechando o álbum, a gigantesca "Dark City Dead Man", com seus quase 16 minutos de crescimento progressivo e guitarras realmente grandes. Impossível deixar de citar também a bonita balada cantada com vozes limpas "And With Her Came The Birds", cujo tempero country mostra o quão eclético é o Cult Of Luna.
Tanta elaboração e atenção aos detalhes tornam "Somewhere Along The Highway" um disco mais voltado à arte propriamente dita. Deve ser absorvido aos poucos e fica a certeza de que será totalmente apreciado por aqueles que buscam sonoridades requintadas, experimentais e, por que não dizer, difíceis.
Formação:
Klas Rydberg: voz
Fredrik Kihlberg - guitarra e voz
Johannes Persson - guitarra e voz
Erik Olòfsson - guitarra
Andreas Johansson - baixo
Anders Teglund - teclados e samples
Thomas Hedlund - bateria
Cult of Luna - Somewhere Along The Highway
(2006 / Earache Records – importado)
01. Marching To The Heartbeats
02. Finland
03. Back To Chapel Town
04. And With Her Came The Birds
05. Thirtyfour
06. Dim
07. Dark City, Dead Man
Homepage: www.cultofluna.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire
Barão Vermelho acrescenta shows à turnê que reúne a formação original
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
O que diz a letra de "Carry On", lançada pelo Angra em seu álbum de estreia, "Angels Cry"
A desastrosa decisão de recusar hit em novela considerada maior erro da história do RPM
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



