Resenha - Somewhere Along The Highway - Cult Of Luna
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de setembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A cada lançamento, este conjunto sueco vem desenvolvendo uma sonoridade bastante peculiar, sem limites à criatividade no momento de compor. Formado em 1999, o Cult Of Luna está chegando ao seu quarto registro e, conforme seus próprios integrantes informaram há tempos, "Somewhere Along The Highway" se afasta um pouco do doom, está menos pesado e com uma maior presença de teclados.

A forma como o Cult Of Luna consegue elaborar melodias envolventes realmente chega a impressionar, a atmosfera é tal que evoca imediatamente as mais variadas imagens ao ouvinte, e são poucos os conjuntos que conseguem atingir este nível, onde o sentimento está inteiramente aflorado. E o que esta banda toca? Difícil definir sua fórmula... E isto é ótimo numa época onde quase tudo precisa ser rotulado para ser viável comercialmente.
Suas canções estão impregnadas de distorção e muita emoção, com freqüentes e longas seções instrumentais, muitas vezes arrastadas. O peso das guitarras é constantemente interrompido por passagens delicadas, conseguidas através de programações e até mesmo pelos famigerados "loops", que visam incutir mais força às músicas.
As canções se sucedem numa linearidade fantástica, mas os melhores momentos deste disco estão reservados ao seu final. "Dim" traz riffs muito bons, efeitos eletrônicos e estruturas densas que variam entre o obscuro e o otimista, além de ótimos vocais gritados. E fechando o álbum, a gigantesca "Dark City Dead Man", com seus quase 16 minutos de crescimento progressivo e guitarras realmente grandes. Impossível deixar de citar também a bonita balada cantada com vozes limpas "And With Her Came The Birds", cujo tempero country mostra o quão eclético é o Cult Of Luna.
Tanta elaboração e atenção aos detalhes tornam "Somewhere Along The Highway" um disco mais voltado à arte propriamente dita. Deve ser absorvido aos poucos e fica a certeza de que será totalmente apreciado por aqueles que buscam sonoridades requintadas, experimentais e, por que não dizer, difíceis.
Formação:
Klas Rydberg: voz
Fredrik Kihlberg - guitarra e voz
Johannes Persson - guitarra e voz
Erik Olòfsson - guitarra
Andreas Johansson - baixo
Anders Teglund - teclados e samples
Thomas Hedlund - bateria
Cult of Luna - Somewhere Along The Highway
(2006 / Earache Records – importado)
01. Marching To The Heartbeats
02. Finland
03. Back To Chapel Town
04. And With Her Came The Birds
05. Thirtyfour
06. Dim
07. Dark City, Dead Man
Homepage: www.cultofluna.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Linkin Park: 20 coisas que você não sabe sobre a banda
A incrível canção do Deep Purple que Led Zeppelin e Black Sabbath não conseguiriam tocar
Como a iminente separação de uma banda no auge gerou um dos maiores clássicos do Rock



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



