Resenha - Trials And Punishments - Laudany
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de agosto de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A música brasileira está passando por uma fase excepcional, e não estou me referindo a nada ligado as tradicionais sonoridades associadas ao nosso país. Esta afirmação está baseada total e exclusivamente no surgimento de um número elevado de excelentes novas bandas que executam o som que aprendemos a amar ao longo dos anos: o rock, o rock and roll, o heavy metal, o hard rock, ou seja qual for a denominação que resolveram dar ao estilo esta semana.

Basta uma pequena lista para comprovar isso: Henceforth, Mindflow, Perpetual Dreams, Scars, além de novos gigantes como Krisiun, estão ateando fogo no cenário musical nacional, e isso faz um bem danado para todos os envolvidos, passando por fãs, jornalistas e músicos. Pois agora mais um nome surge e tem tudo para figurar lado a lado com os citados acima: Laudany.
Investindo em uma sonoridade pesada, e que busca por um caminho único, o grupo mostra personalidade em "Trials And Punishments". Ainda que o rótulo "gothic metal" seja recorrente nas matérias sobre o Laudany, a banda transcende esta denominação. Influências do estilo podem ser sentidas em todas as faixas, assim como pitadas de hard rock, metal tradicional e até progressivo. Para efeitos de comparação, o som da banda me trouxe à mente o grupo finlandês The 69 Eyes, principalmente pelas generosas doses de hard rock.
Mas ficar neste papo de estilos e rótulos é perda de tempo. O que vale é colocar o trabalho para rolar, e daí a coisa muda de figura. O profissionalismo dos caras salta aos ouvidos, com músicas muito bem elaboradas, arranjos que passam a sensação de terem sido muito bem pensados e discutidos, execução impecável e uma produção excelente. Os vocais de Moysés Prado são uns dos destaques do álbum, assim como o trabalho do tecladista Wellington Moreira. Guitarras pesadas são presença constante, o que torna o som do Laudany muito agradável, e fácil, de se ouvir.
De uma maneira geral as dez faixas que compõe "Trials And Punishments" soam bastante homogêneas, com a qualidade nivelada pelo alto (bem pelo alto, diga-se de passagem). A abertura com "Learning To Fall" poderia ser trabalhada perfeitamente como single que estouraria facilmente nas "rádios rock" do país. "Darkening The Youth" também merece destaque, assim como "The Almighty Ego", a linda balada "Unnatural Paradise", "Criminal" e "My Dying Seeds", mas o disco soa convincente do início ao fim.
Merece destaque também o belíssimo trabalho gráfico, de muito bom gosto e que agrada de imediato.
O Laudany mostrou algumas cartas na manga em "Trials And Punishments", e lançou um excelente disco. Este ano de 2006 está sendo pródigo em ótimos álbuns nacionais e tenho certeza de que continuará sendo assim, mostrando todo o talento que os músicos brasileiros possuem.
Um grande álbum, pode comprar sem medo.
Faixas:
1. Learning To Fall
2. Darkening The Youth
3. Foolishy Convinced
4. The Almighty Ego
5. Unnatural Paradise
6. Loosing Shelter
7. Invisible
8. Criminal
9. A Cold Whisper
10. My Dying Seeds
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
A opinião de Paulo Ricardo sobre a histórica turnê de reencontro dos Titãs
O impacto da melancólica saída de Steve Morse do Deep Purple, segundo Don Airey
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



