Resenha - Secret Land - Deadly Fate
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de agosto de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de certo tempo sem aparecer com certa evidência, a banda Deadly Fate está de volta! Se o álbum "Shine Again" abriu algumas portas para o grupo, o seu mais novo álbum, "Secret Land", deverá ser o responsável pelo retorno da banda ao primeiro escalão do metal brasileiro. A banda de Natal (RN) não só conseguiu fazer um trabalho grandiosamente produzido como alcançou um nível de composições muito acima do que estamos acostumados a ver e a ouvir, tratando-se de uma banda independente.

Talvez isso seja resultado de uma formação consolidada, que há anos trabalha junta. Oruam Mauro (vocal e guitarra), Onofre Neto (guitarra), Marcos Flávio (baixo) e Wilberto (bateria) são os mesmos músicos que deram o ponta-pé inicial na carreira do Deadly Fate com o "Shine Again". Se a banda naquela época se mostrava um tanto indefinida por qual caminho seguir (entre o power mais agressivo e o tradicional mais melódico), se mostrava com bastante ambição e talento para vôos mais altos, apesar de uma notável produção aquém do que chamamos de boa e aceitável. Só que aqui em "Secret Land" a coisa caminha de forma diferente. Com uma sonoridade definida: o metal tradicional com direito a boas doses de melodia – a produção aqui, pela primeira vez em um disco, é muito boa – digna de qualquer CD que encontramos por aí, nas lojas.
Instrumentalmente falando, acredito que não há muito o quê comentar sobre o trabalho. Tudo está no seu lugar, não há nenhum deslize. Encontramos linhas de guitarras criativas, que mesmo para um estilo mais melódico não deixa de ter riffs pesados. Contudo, o vocal é o ponto mais versátil dentro do Deadly Fate: variando entre uma linha mais tradicional com outra que consegue ser melódica e um pouco rasgada, ao mesmo tempo. Já quanto às músicas: o álbum abre com a introdução "Prelude to War", dando seqüência a boa "Metal Warriors". Já "Mother Nature’s Cry" é o primeiro ponto de destaque do material, pelo seu instrumental mais complexo e rico em melodias. Depois de composições de certa forma medianas, outra de destaque é "Different Ways", outra música muito boa e de bastante complexidade instrumental – chegando até a aponta-la como a melhor do álbum. "Enjoy Life" merece destaque por ser mais agressiva, enquanto que "Immortal Fairytale" é aquela balada que pega peso aos poucos, também uma faixa de merecido destaque. Por fim, fechando esse belo disco, há um interessante cover: "Seven Seas", do TNT, banda das antigas. E, acreditem, ficou bem legal.
Acho que o Deadly Fate está no caminho certo, esse novo "Secret Land" comprova e evidencia todas as qualidades da banda e da sua música. Agora é intensificar na divulgação e nos shows, já que faz algum tempo que o nome não aparecia entre as bandas brasileiras de atual destaque. Parabéns ao quarteto pelo retorno de forma tão grandiosa e apreciável.
Site oficial: www.deadlyfate.com.br
Line-up:
Oruam Mauro (vocal/guitarra);
Onofre Neto (guitarra);
Marcos Flávio (baixo);
Wilberto (bateria).
Track-list:
01. Prelude to War
02. Metal Warriors
03. Mother Nature’s Cry
04. Black Helmet
05. Secret Land
06. Different Ways
07. Enjoy Life
08. Immortal Fairytale
09. Mom (A Dedication)
10. Inner Sight
11. Seven Seas
12. Aurora Astral
Outras resenhas de Secret Land - Deadly Fate
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Baterista explica o que fez o Europe ficar mais pesado no século atual
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
O hit dos Beatles que Paul McCartney odiou: "Ninguém me perguntou o que eu achava"
O dia que Raul Seixas e Tim Maia brigaram porque um preferia maconha e outro cocaína
A ótima música do Iron Maiden inspirada na triste história do avô de Paul Di'Anno

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



