Resenha - Secret Land - Deadly Fate
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de agosto de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de certo tempo sem aparecer com certa evidência, a banda Deadly Fate está de volta! Se o álbum "Shine Again" abriu algumas portas para o grupo, o seu mais novo álbum, "Secret Land", deverá ser o responsável pelo retorno da banda ao primeiro escalão do metal brasileiro. A banda de Natal (RN) não só conseguiu fazer um trabalho grandiosamente produzido como alcançou um nível de composições muito acima do que estamos acostumados a ver e a ouvir, tratando-se de uma banda independente.

Talvez isso seja resultado de uma formação consolidada, que há anos trabalha junta. Oruam Mauro (vocal e guitarra), Onofre Neto (guitarra), Marcos Flávio (baixo) e Wilberto (bateria) são os mesmos músicos que deram o ponta-pé inicial na carreira do Deadly Fate com o "Shine Again". Se a banda naquela época se mostrava um tanto indefinida por qual caminho seguir (entre o power mais agressivo e o tradicional mais melódico), se mostrava com bastante ambição e talento para vôos mais altos, apesar de uma notável produção aquém do que chamamos de boa e aceitável. Só que aqui em "Secret Land" a coisa caminha de forma diferente. Com uma sonoridade definida: o metal tradicional com direito a boas doses de melodia – a produção aqui, pela primeira vez em um disco, é muito boa – digna de qualquer CD que encontramos por aí, nas lojas.
Instrumentalmente falando, acredito que não há muito o quê comentar sobre o trabalho. Tudo está no seu lugar, não há nenhum deslize. Encontramos linhas de guitarras criativas, que mesmo para um estilo mais melódico não deixa de ter riffs pesados. Contudo, o vocal é o ponto mais versátil dentro do Deadly Fate: variando entre uma linha mais tradicional com outra que consegue ser melódica e um pouco rasgada, ao mesmo tempo. Já quanto às músicas: o álbum abre com a introdução "Prelude to War", dando seqüência a boa "Metal Warriors". Já "Mother Nature’s Cry" é o primeiro ponto de destaque do material, pelo seu instrumental mais complexo e rico em melodias. Depois de composições de certa forma medianas, outra de destaque é "Different Ways", outra música muito boa e de bastante complexidade instrumental – chegando até a aponta-la como a melhor do álbum. "Enjoy Life" merece destaque por ser mais agressiva, enquanto que "Immortal Fairytale" é aquela balada que pega peso aos poucos, também uma faixa de merecido destaque. Por fim, fechando esse belo disco, há um interessante cover: "Seven Seas", do TNT, banda das antigas. E, acreditem, ficou bem legal.
Acho que o Deadly Fate está no caminho certo, esse novo "Secret Land" comprova e evidencia todas as qualidades da banda e da sua música. Agora é intensificar na divulgação e nos shows, já que faz algum tempo que o nome não aparecia entre as bandas brasileiras de atual destaque. Parabéns ao quarteto pelo retorno de forma tão grandiosa e apreciável.
Site oficial: www.deadlyfate.com.br
Line-up:
Oruam Mauro (vocal/guitarra);
Onofre Neto (guitarra);
Marcos Flávio (baixo);
Wilberto (bateria).
Track-list:
01. Prelude to War
02. Metal Warriors
03. Mother Nature’s Cry
04. Black Helmet
05. Secret Land
06. Different Ways
07. Enjoy Life
08. Immortal Fairytale
09. Mom (A Dedication)
10. Inner Sight
11. Seven Seas
12. Aurora Astral
Outras resenhas de Secret Land - Deadly Fate
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Os 7 álbuns que são as maiores influências de guitarra para John Petrucci, segundo o próprio
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Dave Mustaine não descarta gravar álbuns solo após o fim do Megadeth
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Quando Erasmo Carlos desdenhou do "poder demoníaco" de Ozzy Osbourne no Rock in Rio
O incrível álbum dos anos 80 com três músicas que bateram 1 bilhão no Spotify
Ian Anderson cita brasileiros ao explicar canção; "acho isso incrivelmente rude"


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



