Resenha - Secret Land - Deadly Fate
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de agosto de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de certo tempo sem aparecer com certa evidência, a banda Deadly Fate está de volta! Se o álbum "Shine Again" abriu algumas portas para o grupo, o seu mais novo álbum, "Secret Land", deverá ser o responsável pelo retorno da banda ao primeiro escalão do metal brasileiro. A banda de Natal (RN) não só conseguiu fazer um trabalho grandiosamente produzido como alcançou um nível de composições muito acima do que estamos acostumados a ver e a ouvir, tratando-se de uma banda independente.

Talvez isso seja resultado de uma formação consolidada, que há anos trabalha junta. Oruam Mauro (vocal e guitarra), Onofre Neto (guitarra), Marcos Flávio (baixo) e Wilberto (bateria) são os mesmos músicos que deram o ponta-pé inicial na carreira do Deadly Fate com o "Shine Again". Se a banda naquela época se mostrava um tanto indefinida por qual caminho seguir (entre o power mais agressivo e o tradicional mais melódico), se mostrava com bastante ambição e talento para vôos mais altos, apesar de uma notável produção aquém do que chamamos de boa e aceitável. Só que aqui em "Secret Land" a coisa caminha de forma diferente. Com uma sonoridade definida: o metal tradicional com direito a boas doses de melodia – a produção aqui, pela primeira vez em um disco, é muito boa – digna de qualquer CD que encontramos por aí, nas lojas.
Instrumentalmente falando, acredito que não há muito o quê comentar sobre o trabalho. Tudo está no seu lugar, não há nenhum deslize. Encontramos linhas de guitarras criativas, que mesmo para um estilo mais melódico não deixa de ter riffs pesados. Contudo, o vocal é o ponto mais versátil dentro do Deadly Fate: variando entre uma linha mais tradicional com outra que consegue ser melódica e um pouco rasgada, ao mesmo tempo. Já quanto às músicas: o álbum abre com a introdução "Prelude to War", dando seqüência a boa "Metal Warriors". Já "Mother Nature’s Cry" é o primeiro ponto de destaque do material, pelo seu instrumental mais complexo e rico em melodias. Depois de composições de certa forma medianas, outra de destaque é "Different Ways", outra música muito boa e de bastante complexidade instrumental – chegando até a aponta-la como a melhor do álbum. "Enjoy Life" merece destaque por ser mais agressiva, enquanto que "Immortal Fairytale" é aquela balada que pega peso aos poucos, também uma faixa de merecido destaque. Por fim, fechando esse belo disco, há um interessante cover: "Seven Seas", do TNT, banda das antigas. E, acreditem, ficou bem legal.
Acho que o Deadly Fate está no caminho certo, esse novo "Secret Land" comprova e evidencia todas as qualidades da banda e da sua música. Agora é intensificar na divulgação e nos shows, já que faz algum tempo que o nome não aparecia entre as bandas brasileiras de atual destaque. Parabéns ao quarteto pelo retorno de forma tão grandiosa e apreciável.
Site oficial: www.deadlyfate.com.br
Line-up:
Oruam Mauro (vocal/guitarra);
Onofre Neto (guitarra);
Marcos Flávio (baixo);
Wilberto (bateria).
Track-list:
01. Prelude to War
02. Metal Warriors
03. Mother Nature’s Cry
04. Black Helmet
05. Secret Land
06. Different Ways
07. Enjoy Life
08. Immortal Fairytale
09. Mom (A Dedication)
10. Inner Sight
11. Seven Seas
12. Aurora Astral
Outras resenhas de Secret Land - Deadly Fate
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
As coisas terríveis que fizeram Jimmy Page abandonar uma carreira segura
Axl Rose: "Queen é a maior banda e Freddie Mercury é o maior frontman"
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
Qual o melhor guitarrista que tocou com Ozzy Osbourne? Madman responde



A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?



