Resenha - Pearl Jam - Pearl Jam
Por Rodrigo Simas
Postado em 29 de julho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pearl Jam é o primeiro lançamento em estúdio, dos últimos gigantes do grunge, desde Riot Act, de 2002, e o primeiro depois da memorável passagem da banda por terras brasileiras.
Se desde No Code a sonoridade era marcada por algumas experimentações, culminando em Binaural e no já citado Riot Act, Pearl Jam, o auto-entitulado álbum, traz um direcionamento bem mais rock, direto, sem frescuras e com a atitude já característica. Melhor impossível.

Eddie Vedder continua escrevendo letras intimistas, às vezes extremamente melancólicas e outras mais revoltadas com a situação mundial, guerras e catástrofes. Acerta a mão na maioria delas, como no primeiro single e já sucesso "World Wide Suicide", onde o vocalista não assina apenas a letra, mas também a música. O mesmo acontece em "Severed Hand", uma das mais rockeiras do disco.
Agora com a formação estabilizada e com o baterista Matt Cameron mais do que integrado à banda, as músicas parecem ainda mais coesas. Desde o começo com "Life Wasted", que abre a seqüência de maneira brilhante, a linda "Marker In The Sand" – que tem tudo pra virar um clássico ao vivo, cantada por multidões, "Parachutes" e a pesada "Big Wave", todas merecem destaque.

Um disco que vai conseguir trazer de volta a atenção dos fãs mais antigos, sem afastar os que evoluíram com a banda. Mas que, de maneira alguma, deixa o Pearl Jam parado no tempo, se mantendo atual e inspirador e mostrando que a raça do grunge – beirando a extinção – ainda vai ter muitos anos pela frente.
Outras resenhas de Pearl Jam - Pearl Jam
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Wendy Dio revela o que havia no cofre do marido que ninguém sabia que existia
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Estúdio onde Iron Maiden gravou "The Number of the Beast" corre risco de demolição
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
O critério que Angra adotou para escolher Alírio Netto, segundo Felipe Andreoli
Kiss fará dois shows "unmasked" em novembro de 2026
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Marcelo Barbosa diz que seu curso online de guitarra dá mais dinheiro que o Angra
Guilherme Arantes usa hit de Raul Seixas para criticar carnaval, fãs não curtem e ele rebate
Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas


Guitarrista do Pearl Jam se questiona se valeu a pena ao lembrar os mortos da cena de Seattle
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Pearl Jam gastou uma bela grana para gravar "Ten", seu primeiro disco de estúdio
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


