Resenha - Pearl Jam - Pearl Jam
Por Rodrigo Simas
Postado em 29 de julho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pearl Jam é o primeiro lançamento em estúdio, dos últimos gigantes do grunge, desde Riot Act, de 2002, e o primeiro depois da memorável passagem da banda por terras brasileiras.
Se desde No Code a sonoridade era marcada por algumas experimentações, culminando em Binaural e no já citado Riot Act, Pearl Jam, o auto-entitulado álbum, traz um direcionamento bem mais rock, direto, sem frescuras e com a atitude já característica. Melhor impossível.
Eddie Vedder continua escrevendo letras intimistas, às vezes extremamente melancólicas e outras mais revoltadas com a situação mundial, guerras e catástrofes. Acerta a mão na maioria delas, como no primeiro single e já sucesso "World Wide Suicide", onde o vocalista não assina apenas a letra, mas também a música. O mesmo acontece em "Severed Hand", uma das mais rockeiras do disco.
Agora com a formação estabilizada e com o baterista Matt Cameron mais do que integrado à banda, as músicas parecem ainda mais coesas. Desde o começo com "Life Wasted", que abre a seqüência de maneira brilhante, a linda "Marker In The Sand" – que tem tudo pra virar um clássico ao vivo, cantada por multidões, "Parachutes" e a pesada "Big Wave", todas merecem destaque.
Um disco que vai conseguir trazer de volta a atenção dos fãs mais antigos, sem afastar os que evoluíram com a banda. Mas que, de maneira alguma, deixa o Pearl Jam parado no tempo, se mantendo atual e inspirador e mostrando que a raça do grunge – beirando a extinção – ainda vai ter muitos anos pela frente.
Outras resenhas de Pearl Jam - Pearl Jam
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática
Como a turnê de "Arise" mudou os integrantes do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Quando Eric Clapton percebeu que estava sobrando e deixou Jorge Ben e Gilberto Gil sozinhos

A única música do Pearl Jam que não tem Eddie Vedder nos vocais
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O guitarrista clássico "incrível" que Eddie Vedder colocou no mesmo nível de Jimmy Page



