Resenha - As A Metal Of Fact - Cavalar
Por Clóvis Eduardo
Postado em 18 de junho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi uma grata surpresa ouvir este CD da banda Cavalar. Dona de riffs extremamente simples mas eficientes, o trabalho deste grupo da cidade de Londres, na Inglaterra, desperta para um aperfeiçoamento do que já era muito bom. Está cada vez mais fácil ouvir bandas diferentes e com trabalhos já exemplares. Sinal dos tempos? Pelo sim ou pelo não, a Cavalar faz o seu papel. Ainda que a banda surja como um imitador do Black Sabbath, o grupo tem sim, muito talento.

Curioso também foi notar que a gravação foi feita em São Paulo, e com uma qualidade absurda. O baixo está audível assim como os bons riffs e a voz marcante do vocalista Twitch. O rapaz possuidor de um tom talvez não muito agradável para alguns ouvidos poderia se dar bem em vertentes mais rock ou hard. Mas como o negócio é metal, ele dá um jeito de adaptar-se às canções mais "nervosas".
"As A Metal Of Fact" tem canções mais estilo anos 70, com cadência, solos longos e pratos da bateria soando a todo o momento. As músicas são alegres com destaque para a bonita "Us". É fácil pensar em um Black Sabbath mais moderno, ainda mais quando as guitarras ajudam bastante a lembrar de Tony Iommi. No entanto, Tadeu Dias é quem comanda o instrumento que trás pegajosos riffs e solos bem construídos.
Mas não é apenas refazendo-se dos ídolos que são feitas as músicas do Cavalar. Um exemplo, "New Empire", o tradicionalismo impera, mas há uma pegada mais acentuada e correta. No entanto, volta aquele ar tradicional, com a surpresa maior que fica para última música. Um cover de "Hole In The Sky", do mesmo Sabbath, executado com muita energia e melodia tão característica da turma de Ozzy Osbourne.
O nome da banda surgiu de uma expressão em português, que em suma, seria algo como muita força ou impacto. Talvez o som não tenha essa tamanha força anunciada, mas fica como uma escolha acertada de como se fazer metal de um modo fresquinho e com criatividade, mesmo baseado num dos maiores clássicos do metal mundial.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Clássico de Ozzy Osbourne está prestes a atingir 1 bilhão de plays no Spotify
O megahit dos Beatles composto na Itália após ensinamento do capitão de um iate
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Os dois músicos brasileiros que por muito pouco não entraram no Guns N' Roses
Motorhead: as 10 melhores, segundo a Loudwire


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto



