Resenha - As A Metal Of Fact - Cavalar
Por Clóvis Eduardo
Postado em 18 de junho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi uma grata surpresa ouvir este CD da banda Cavalar. Dona de riffs extremamente simples mas eficientes, o trabalho deste grupo da cidade de Londres, na Inglaterra, desperta para um aperfeiçoamento do que já era muito bom. Está cada vez mais fácil ouvir bandas diferentes e com trabalhos já exemplares. Sinal dos tempos? Pelo sim ou pelo não, a Cavalar faz o seu papel. Ainda que a banda surja como um imitador do Black Sabbath, o grupo tem sim, muito talento.

Curioso também foi notar que a gravação foi feita em São Paulo, e com uma qualidade absurda. O baixo está audível assim como os bons riffs e a voz marcante do vocalista Twitch. O rapaz possuidor de um tom talvez não muito agradável para alguns ouvidos poderia se dar bem em vertentes mais rock ou hard. Mas como o negócio é metal, ele dá um jeito de adaptar-se às canções mais "nervosas".
"As A Metal Of Fact" tem canções mais estilo anos 70, com cadência, solos longos e pratos da bateria soando a todo o momento. As músicas são alegres com destaque para a bonita "Us". É fácil pensar em um Black Sabbath mais moderno, ainda mais quando as guitarras ajudam bastante a lembrar de Tony Iommi. No entanto, Tadeu Dias é quem comanda o instrumento que trás pegajosos riffs e solos bem construídos.
Mas não é apenas refazendo-se dos ídolos que são feitas as músicas do Cavalar. Um exemplo, "New Empire", o tradicionalismo impera, mas há uma pegada mais acentuada e correta. No entanto, volta aquele ar tradicional, com a surpresa maior que fica para última música. Um cover de "Hole In The Sky", do mesmo Sabbath, executado com muita energia e melodia tão característica da turma de Ozzy Osbourne.
O nome da banda surgiu de uma expressão em português, que em suma, seria algo como muita força ou impacto. Talvez o som não tenha essa tamanha força anunciada, mas fica como uma escolha acertada de como se fazer metal de um modo fresquinho e com criatividade, mesmo baseado num dos maiores clássicos do metal mundial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
O melhor guitarrista de blues que Ritchie Blackmore ouviu ao longo da vida
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Tygers of Pan Tang anuncia detalhes do seu novo álbum, "Electrifyed"
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
Em 1994, Renato Russo alertava para o perigo de desejar volta do regime militar no Brasil
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas

"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



