Resenha - Marauder (Expanded Edition) - Magnum
Por Rodrigo Werneck
Postado em 07 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após 2 ótimos discos de estúdio, que não atingiram porém altas posições nas paradas, desejadas pela banda e pela gravadora Jet Records, chegava a hora do terceiro disco. Diante de tamanha responsabilidade, a resolução acabou sendo por gravar um disco ao vivo no lendário Marquee Club londrino, palco de tantos outros shows inesquecíveis. Acrescido de nada menos que 9 bonus tracks, o CD aqui resenhado é justamente o relançamento deste clássico álbum.

A formação da banda era ainda a mesma: Bob Catley nos vocais, Tony Clarkin na guitarra, Richard Bailey nos teclados e flauta, Kex Gorin na bateria, e Colin Lowe no baixo. Se o primeiro disco do grupo foi altamente promissor, com arranjos grandiosos e de bom gosto e um hard rock pesado e melodioso, o segundo disco melhor definiu o caminho que a banda viria a seguir, embora tenha decepcionado alguns, pelo seu som mais comercial e acessível. Grande parte das músicas deste "Marauder" veio justamente do "Magnum II", recebendo ao vivo porém uma roupagem mais pesada e vigorosa, valorizando ainda mais o seu conjunto. Isso porque as composições em si sempre foram o forte do grupo, graças ao talento de Clarkin.
Produzido pelo ex-baixista do Ten Years After, Leo Lyons, e mixado por Chris Tsangarides, que trabalharia mais tarde para dezenas de artistas de renome, o LP, simples e contando com 8 músicas, foi lançado em 1980, sem quaisquer overdubs ou ajustes de estúdio (nem havia grana disponível para tal, da banda ou da gravadora). Em paralelo, a Jet Records lançou por um preço irrisório (pouco mais de 1 libra esterlina) o EP "Magnum Live", que continha 4 outras músicas. São essas as 12 primeiras músicas deste CD, todas gravadas portanto no mesmo concerto no Marquee em dezembro de 1979.
Satisfazendo o desejo do Magnum e da Jet, "Marauder" finalmente colocou o grupo nas paradas, e com isso providenciou uma sobrevida muito bem-vinda à banda. A performance e o entrosamento do grupo como um todo são impecáveis, e é difícil se destacar músicas, pois todas são clássicos da banda tocados até os dias atuais nos shows. Trafegando entre o hard rock com pitadas progressivas e o incipiente AOR, o Magnum sempre foi muito proficiente em mesclar rockões e baladas com extremo bom gosto, contendo excelente riffs de guitarra, vocais com ricas harmonias vocais, arranjos grandiosos de teclados, e uma cozinha competente.
Completando o CD, estão 5 músicas oriundas de uma gravação ocorrida já em 1982, em Nashville, Tennessee, EUA, com o Magnum abrindo o show de Ozzy Osbourne. Essas versões haviam sido incluídos no disco ao vivo "Invasion", lançado em 1989 pela Receiver Records, e entraram aqui para enriquecer ainda mais este lançamento.
O encarte, como tem ocorrido com todos esses relançamentos da Sanctuary Records, é bastante completo, contendo várias fotos e imagens da época (posters, capas de singles, artigos e reviews), texto de Dave Ling e entrevista com o guitarrista Tony Clarkin.
Tracklist:
1. If I Could Live Forever
2. The Battle
3. Foolish Heart
4. In The Beginning
5. Reborn
6. Changes
7. So Cold The Night
8. Lords Of Chaos
Bonus Tracks:
9. All Of My Life
10. Great Adventure
11. Invasion
12. Kingdom Of Madness
13. Reborn
14. Changes
15. All Of My Life
16. Invasion
17. Kingdom Of Madness
Faixas 1-8: gravadas ao vivo no Marquee, Londres, Inglaterra (1979) – faziam parte do LP "Marauder" original (lançado em 1980)
Faixas 9-12: gravadas ao vivo no Marquee, Londres, Inglaterra (1979) – faziam parte do EP "Magnum Live" (lançado em 1980)
Faixas 13-17: gravadas ao vivo em Nashville, Tennessee, EUA (1982) – faziam parte do LP "Invasion" (lançado em 1989)
Site: www.sanctuaryrecords.co.uk/magnum_expanded/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
Kerry King enumera os principais motivos que levaram ao fim do Slayer


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado



