Resenha - Apocaliptic Celebration - Doomsday Ceremony
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de março de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos uma banda de Curitiba realmente incrível! O Doomsday Ceremony está na ativa desde 2000 e, com apenas um CD-Demo aclamado pela mídia especializada, abriram para bandas internacionais como Therion, Iconoplasm, Averse Safira e Dark Funeral.

Quando surgiu, a proposta do Doomsday Ceremony era tocar heavy/doom da escola oitentista, mas algumas mudanças em sua formação fizeram com que a banda acabasse trilhando naturalmente os caminhos do black metal, mas sem abandonar a veia do metal tradicional. Atualmente trazem como membros Moloch (voz), Poyoka (guitarra), Ciriato (guitarra), Niederauer (baixo) e Thor (bateria), além da participação do tecladista Nathaivel (Insane Devotion).
"Apocaliptic Celebration" traz uma sonoridade bastante diferente do que estamos acostumados a escutar atualmente numa banda de black metal. Inclusive, se não fosse pelas características pinturas faciais e um vocalista realmente áspero em sua função, diria que a música destes curitibanos é simplesmente heavy metal.
Logo nos primeiros minutos de audição, já fica claro a preocupação destes músicos com os arranjos, são detalhes como os aqui aplicados que fazem toda a diferença em um bom disco. São canções bem cadenciadas e até mesmo simples, mas que surpreendem por sua beleza fria, melódica e repleta de feeling.
A banda é competente, mas dá para dar ênfase no trabalho com as vozes, principalmente nos refrãos, assim como as linhas de teclado que - seja nos momentos em que ficam apenas ao fundo ou quando dão um acento épico e pagão - enriquecem em muito as canções onde aparecem.
A faixa de abertura, "Lunatic Serenade", é muito agressiva e tem realmente uma aura maligna, com inesperados solos que se alternam entre os guitarristas. Faixas obscuras com momentos épicos estão nas incríveis "Vampire Saga" e "The Last Warning". Apesar de citar apenas três faixas, todo o "Apocaliptic Celebration" traz composições fortes que fluem de maneira muito positiva.
Espero que seja somente uma questão de tempo para o Doomsday Ceremony conseguir um selo ou gravadora para lançar seus trabalhos, dando-lhes inclusive condições para a elaboração de um projeto gráfico que o disco mereça. "Apocaliptic Ceremony" pode e deve ser escutado por qualquer amante de heavy metal, desde que aprecie vocais agressivos.
Doomsday Ceremony – Apocaliptic Celebration
(2005 / CD-Promo independente)
01. Lunatic Serenade
02. Vampire Saga
03. It´s The Scarecrow War
04. Hell´s Fire Temple
05. Flame To Freedom
06. Brave Cannons
07. The Last Warning
08. Prophetic Lux Dynasty
09. Storm Of Revalations
Homepage: www.doomsdayceremony.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
Como "Lulu" ajudou a criar uma das melhores músicas do Metal da última década
Ozzy Osbourne: comendo oferenda de macumba no Rock in Rio
Porque Freddie Mercury, vocalista do Queen, teve seus bens queimados após morrer


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



