Resenha - Apocaliptic Celebration - Doomsday Ceremony
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de março de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos uma banda de Curitiba realmente incrível! O Doomsday Ceremony está na ativa desde 2000 e, com apenas um CD-Demo aclamado pela mídia especializada, abriram para bandas internacionais como Therion, Iconoplasm, Averse Safira e Dark Funeral.

Quando surgiu, a proposta do Doomsday Ceremony era tocar heavy/doom da escola oitentista, mas algumas mudanças em sua formação fizeram com que a banda acabasse trilhando naturalmente os caminhos do black metal, mas sem abandonar a veia do metal tradicional. Atualmente trazem como membros Moloch (voz), Poyoka (guitarra), Ciriato (guitarra), Niederauer (baixo) e Thor (bateria), além da participação do tecladista Nathaivel (Insane Devotion).
"Apocaliptic Celebration" traz uma sonoridade bastante diferente do que estamos acostumados a escutar atualmente numa banda de black metal. Inclusive, se não fosse pelas características pinturas faciais e um vocalista realmente áspero em sua função, diria que a música destes curitibanos é simplesmente heavy metal.
Logo nos primeiros minutos de audição, já fica claro a preocupação destes músicos com os arranjos, são detalhes como os aqui aplicados que fazem toda a diferença em um bom disco. São canções bem cadenciadas e até mesmo simples, mas que surpreendem por sua beleza fria, melódica e repleta de feeling.
A banda é competente, mas dá para dar ênfase no trabalho com as vozes, principalmente nos refrãos, assim como as linhas de teclado que - seja nos momentos em que ficam apenas ao fundo ou quando dão um acento épico e pagão - enriquecem em muito as canções onde aparecem.
A faixa de abertura, "Lunatic Serenade", é muito agressiva e tem realmente uma aura maligna, com inesperados solos que se alternam entre os guitarristas. Faixas obscuras com momentos épicos estão nas incríveis "Vampire Saga" e "The Last Warning". Apesar de citar apenas três faixas, todo o "Apocaliptic Celebration" traz composições fortes que fluem de maneira muito positiva.
Espero que seja somente uma questão de tempo para o Doomsday Ceremony conseguir um selo ou gravadora para lançar seus trabalhos, dando-lhes inclusive condições para a elaboração de um projeto gráfico que o disco mereça. "Apocaliptic Ceremony" pode e deve ser escutado por qualquer amante de heavy metal, desde que aprecie vocais agressivos.
Doomsday Ceremony – Apocaliptic Celebration
(2005 / CD-Promo independente)
01. Lunatic Serenade
02. Vampire Saga
03. It´s The Scarecrow War
04. Hell´s Fire Temple
05. Flame To Freedom
06. Brave Cannons
07. The Last Warning
08. Prophetic Lux Dynasty
09. Storm Of Revalations
Homepage: www.doomsdayceremony.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Tony Iommi trabalha com "grande cantor sueco" em álbum solo
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Filha de Raul Seixas revela carta escrita durante internação: "Você fez o papai ficar bom"
Corey Taylor e a banda que consegue ser pior que o Nickelback; "Eles são horríveis"
Zakk Wylde e Dave Grohl: A treta por causa de canções para Ozzy

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



