Resenha - Apocaliptic Celebration - Doomsday Ceremony
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de março de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos uma banda de Curitiba realmente incrível! O Doomsday Ceremony está na ativa desde 2000 e, com apenas um CD-Demo aclamado pela mídia especializada, abriram para bandas internacionais como Therion, Iconoplasm, Averse Safira e Dark Funeral.

Quando surgiu, a proposta do Doomsday Ceremony era tocar heavy/doom da escola oitentista, mas algumas mudanças em sua formação fizeram com que a banda acabasse trilhando naturalmente os caminhos do black metal, mas sem abandonar a veia do metal tradicional. Atualmente trazem como membros Moloch (voz), Poyoka (guitarra), Ciriato (guitarra), Niederauer (baixo) e Thor (bateria), além da participação do tecladista Nathaivel (Insane Devotion).
"Apocaliptic Celebration" traz uma sonoridade bastante diferente do que estamos acostumados a escutar atualmente numa banda de black metal. Inclusive, se não fosse pelas características pinturas faciais e um vocalista realmente áspero em sua função, diria que a música destes curitibanos é simplesmente heavy metal.
Logo nos primeiros minutos de audição, já fica claro a preocupação destes músicos com os arranjos, são detalhes como os aqui aplicados que fazem toda a diferença em um bom disco. São canções bem cadenciadas e até mesmo simples, mas que surpreendem por sua beleza fria, melódica e repleta de feeling.
A banda é competente, mas dá para dar ênfase no trabalho com as vozes, principalmente nos refrãos, assim como as linhas de teclado que - seja nos momentos em que ficam apenas ao fundo ou quando dão um acento épico e pagão - enriquecem em muito as canções onde aparecem.
A faixa de abertura, "Lunatic Serenade", é muito agressiva e tem realmente uma aura maligna, com inesperados solos que se alternam entre os guitarristas. Faixas obscuras com momentos épicos estão nas incríveis "Vampire Saga" e "The Last Warning". Apesar de citar apenas três faixas, todo o "Apocaliptic Celebration" traz composições fortes que fluem de maneira muito positiva.
Espero que seja somente uma questão de tempo para o Doomsday Ceremony conseguir um selo ou gravadora para lançar seus trabalhos, dando-lhes inclusive condições para a elaboração de um projeto gráfico que o disco mereça. "Apocaliptic Ceremony" pode e deve ser escutado por qualquer amante de heavy metal, desde que aprecie vocais agressivos.
Doomsday Ceremony – Apocaliptic Celebration
(2005 / CD-Promo independente)
01. Lunatic Serenade
02. Vampire Saga
03. It´s The Scarecrow War
04. Hell´s Fire Temple
05. Flame To Freedom
06. Brave Cannons
07. The Last Warning
08. Prophetic Lux Dynasty
09. Storm Of Revalations
Homepage: www.doomsdayceremony.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Morre Bob "Bobby" Weir, cofundador do Grateful Dead, aos 78 anos
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
O significado do trecho do "Pai Nosso" que batiza "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden
O dia que Mayrton Bahia partiu para cima de Renato Russo e botou dedo na cara dele
O álbum dos Rolling Stones "superior ao Sgt. Pepper's", segundo Frank Zappa

Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



