Resenha - AC/DC - In The Beginning
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 04 de fevereiro de 2006
Conversando outro dia destes, aventou-se aqui entre a equipe do Whiplash! a possibilidade de serem feitas resenhas de bootlegs, e ficou decidido que sim, seria interessante, mas como ninguém postou nada até o momento, aqui vou eu dar o pontapé inicial...
Antes de tudo, é preciso deixar claro que os critérios para a avaliação de um bootleg são diferentes de um disco oficial, pois o que conta aqui é principalmente o ineditismo da coisa, haja visto muito material interessantíssimo ser encontrado somente em edições extra-oficiais, até pelo fato de muitas vezes a qualidade da gravação não ser das melhores.
É o que infelizmente ocorre aqui neste "In The Beginning", dois LPs recém-lançados (dizem que a tiragem é de apenas 200 cópias) retratando uma apresentação do AC/DC no Hampton Court Hotel de Sydney no mês de março de 1974, ou seja, três meses após sua estréia ao vivo, ocorrida na virada do Ano Novo, e que chegou a ser alardeado por parte da imprensa como um lançamento "oficial", mas que devido à péssima qualidade sonora funciona apenas como um registro histórico, que interessará somente aos arqueólogos roqueiros ou aos fanáticos pelo banda.
Na época o AC/DC era formado pelos irmãos Angus e Malcolm Young nas guitarras, Neil Smith no baixo, Noel Tylor na bateria e Dave Evans no vocal, sendo que dos arquivos deste último é que foi extraída esta gravação, e em seu site oficial há inclusive uma foto desta formação, registrada no mesmíssimo mês.
Dave, que está na ativa até hoje, chegou a gravar com o AC/DC um compacto raríssimo, lançado poucos meses após este show e até hoje não relançado (oficialmente) em edição digital, trazendo as canções "Can I Sit Next To You Girl" e "Rocking In The Parlour".
Curiosamente "Can I Sit..." não consta do repertório deste show, que traz um AC/DC bem diferente daquele que passaria para a posteridade, por dois motivos: em primeiro lugar pela presença de Dave, que possui um vocal que não têm nada a ver com o de Bon Scott e Brian Johnson; em segundo, Angus, apesar de já usar o famoso uniforme colegial, ainda não havia lapidado o estilo que o tornaria famoso, e seus solos estão bem mais contidos do que estamos acostumados a ouvir.
Por outro lado, é interessante ouvir o AC/DC levando basicamente covers, principalmente de canções dos Stones, além da versão embrionária de "Soul Stripper", uma das poucas faixas que já trazem um bocado da rifferama que caracterizaria o som do grupo.
Porém, conforme já disse, infelizmente a qualidade do registro não é boa, pois se trata de uma gravação amadora feita provavelmente por alguém na platéia (comenta-se que teria sido o próprio Dave Evans, mas esta informação pode não ser verídica), sendo que muitas músicas estão cortadas, o baixo está praticamente soterrado pela bateria e guitarras, e o vocal em um tom mais baixo que os instrumentos, sendo quase impossível entender o que Dave canta.
Duas versões deste show estão circulando: uma com a gravação original, supostamente copiada diretamente dos arquivos de Dave, que inclusive está disponível em um site de torrents - mas atenção: estes arquivos estão em formato .flac e ocupam 490MB, e para fazer o download é necessário ser cadastrado no site.
A outra versão é oriunda do CDR que vêm junto com os LPs, que se diz "remasterizado", e de fato o som é um pouco mais alto e nítido, além dos "cortes" nas músicas terem sido amenizados (em alguns casos, foram aplicados pequenos "fade in/out"), porém fica claro que não se trata de uma remasterização propriamente dita, mas sim uma reequalização com algum software, coisa que muitos "colecionadores" abominam totalmente, mas aí fica a critério de cada um.... algumas faixas em MP3 desta versão podem ser conferidas no acdc-archives.
Faixas:
- Soul Stripper
- No Particular Place To Go
- Stay For A While
- Carol
- It's All Over Now
- Jumpin' Jack Flash
- Rock & Roll Singer
- medley: Blue Suede Shoes > Shake Rattle & Roll > Tutti Frutti
- Rockin' In The Parlour
- Bye Bye Johnny
- Lucille
- All Right Now
- Baby Please Don't Go
- Honky Tonk Women
Duração: 1:16:55
Formação:
Angus Young (guitarra)
Malcolm Young (guitarra)
Dave Evans (vocal)
Neil Smith (baixo)
Noel Tylor (bateria)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Todos os discos do Megadeth, do pior ao melhor, segundo a Metal Edge
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
A curta e interessante lista de músicas do Iron Maiden escritas por Dave Murray
Os profundos arrependimentos de Davild Gilmour em relação ao saudoso Syd Barrett
O recado de Bruno Sutter para roqueiros que não entendem sucesso de outros estilos




As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O disco do AC/DC que transformou a vida do "perdido" Dave Mustaine
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



