Resenha - Intra - Ram-Zet
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de dezembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da fria Noruega, o Ram-Zet causou ótima impressão com seu segundo registro chamado "Escape" (2002), que trazia uma música tão estranha quanto o próprio nome da banda. Sua mistura de black metal, industrial, progressivo, entre inúmeros outros estilos, vinha em uma roupagem completamente alucinada. Após três anos afastados dos estúdios, a banda lança agora seu novo trabalho chamado "Intra".

Contando com Zet (voz e guitarra), Sfinx (voz feminina), Jon (baixo), Saraeeta (violino), Magnus (teclados) e Küth (bateria); estes músicos são excelentes e a forma inteligente com que fazem uso de vários subgêneros do Heavy Metal é que torna difícil a tarefa de categorizar suas músicas. Diria que, em linhas gerais, as canções de "Intra" pendem para o lado mais black metal e obscuro, soando progressivo e dramático, sempre instigante e nunca repetitivo.
Zet despeja pesadíssimos riffs muito coesos de sua guitarra, trazendo uma aura malévola e soando realmente brilhante em inúmeras passagens. Sua voz é distorcida, urrada e, entre linhas vocais complicadas e urros apavorantes muito bem articulados - lembrando até mesmo Dani Filth em muitos momentos - consegue total contraste com a voz ora sensual, ora angelical de Sfinx.
A produção de Daniel Bergstrand (In Flames, Soilwork, Meshuggah) garante uma audição rica em detalhes e, numa ótima seqüência de canções ainda dá para destacar "Enchanted", onde a voz de Zet e a seção rítmica estão matadoras; e "And Innocence" também se caracteriza pela melhor atuação de Sfinx. Mas "Intra" é muito mais! Por exemplo, o violino traz momentos bem tranqüilos às canções, principalmente quando vem confrontar com a guitarra, possui ainda solos deste mesmo violino e teclado, efeitos de corais, tudo com uma faceta psicótica.
E depois de várias audições ainda não sei de onde o Ram-Zet arranja tanta inspiração para suas canções bizarras e nada convencionais... "Intra" é um trabalho que realmente merece ser apreciado e é totalmente indicado aos amantes de metal mais extremo e que curtem algo mais experimental, podendo ter ainda a certeza de que é bem diferente do que você imagina... Afinal, como explicar o caos?
RAM-ZET – Intra
(2005 / Tabu Records - importado)
01. The Final Thrill
02. Left Behind As Pieces
03. Enchanted
04. Ballet
05. "Peace"
06. And Innocence
07. Born
08. Lullaby For The Dying
09. Closing A Memory
Homepage: www.ram-zet.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
Vocalista do Amorphis diz que dedicar quase tudo à banda pode compensar
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
King Diamond relança "Halloween" para o Halloween
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
Bon Jovi cita "Elvis gordo" e desabafa: "se não puder ser quem fui, acabou"
O motivo pelo qual drogas de repente sumiram do rock, segundo Alice Cooper
R.E.M. é dona da faixa que mais faz o homem chorar

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



