Resenha - Intra - Ram-Zet
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de dezembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da fria Noruega, o Ram-Zet causou ótima impressão com seu segundo registro chamado "Escape" (2002), que trazia uma música tão estranha quanto o próprio nome da banda. Sua mistura de black metal, industrial, progressivo, entre inúmeros outros estilos, vinha em uma roupagem completamente alucinada. Após três anos afastados dos estúdios, a banda lança agora seu novo trabalho chamado "Intra".

Contando com Zet (voz e guitarra), Sfinx (voz feminina), Jon (baixo), Saraeeta (violino), Magnus (teclados) e Küth (bateria); estes músicos são excelentes e a forma inteligente com que fazem uso de vários subgêneros do Heavy Metal é que torna difícil a tarefa de categorizar suas músicas. Diria que, em linhas gerais, as canções de "Intra" pendem para o lado mais black metal e obscuro, soando progressivo e dramático, sempre instigante e nunca repetitivo.
Zet despeja pesadíssimos riffs muito coesos de sua guitarra, trazendo uma aura malévola e soando realmente brilhante em inúmeras passagens. Sua voz é distorcida, urrada e, entre linhas vocais complicadas e urros apavorantes muito bem articulados - lembrando até mesmo Dani Filth em muitos momentos - consegue total contraste com a voz ora sensual, ora angelical de Sfinx.
A produção de Daniel Bergstrand (In Flames, Soilwork, Meshuggah) garante uma audição rica em detalhes e, numa ótima seqüência de canções ainda dá para destacar "Enchanted", onde a voz de Zet e a seção rítmica estão matadoras; e "And Innocence" também se caracteriza pela melhor atuação de Sfinx. Mas "Intra" é muito mais! Por exemplo, o violino traz momentos bem tranqüilos às canções, principalmente quando vem confrontar com a guitarra, possui ainda solos deste mesmo violino e teclado, efeitos de corais, tudo com uma faceta psicótica.
E depois de várias audições ainda não sei de onde o Ram-Zet arranja tanta inspiração para suas canções bizarras e nada convencionais... "Intra" é um trabalho que realmente merece ser apreciado e é totalmente indicado aos amantes de metal mais extremo e que curtem algo mais experimental, podendo ter ainda a certeza de que é bem diferente do que você imagina... Afinal, como explicar o caos?
RAM-ZET – Intra
(2005 / Tabu Records - importado)
01. The Final Thrill
02. Left Behind As Pieces
03. Enchanted
04. Ballet
05. "Peace"
06. And Innocence
07. Born
08. Lullaby For The Dying
09. Closing A Memory
Homepage: www.ram-zet.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A banda que mistura Black Sabbath com afrobeat que não sai do ouvido de André Barcinski
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones
O integrante do Metallica que James Hetfield acha fraco, mas está ali por outros motivos
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte

Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



