Resenha - Intra - Ram-Zet
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de dezembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da fria Noruega, o Ram-Zet causou ótima impressão com seu segundo registro chamado "Escape" (2002), que trazia uma música tão estranha quanto o próprio nome da banda. Sua mistura de black metal, industrial, progressivo, entre inúmeros outros estilos, vinha em uma roupagem completamente alucinada. Após três anos afastados dos estúdios, a banda lança agora seu novo trabalho chamado "Intra".

Contando com Zet (voz e guitarra), Sfinx (voz feminina), Jon (baixo), Saraeeta (violino), Magnus (teclados) e Küth (bateria); estes músicos são excelentes e a forma inteligente com que fazem uso de vários subgêneros do Heavy Metal é que torna difícil a tarefa de categorizar suas músicas. Diria que, em linhas gerais, as canções de "Intra" pendem para o lado mais black metal e obscuro, soando progressivo e dramático, sempre instigante e nunca repetitivo.
Zet despeja pesadíssimos riffs muito coesos de sua guitarra, trazendo uma aura malévola e soando realmente brilhante em inúmeras passagens. Sua voz é distorcida, urrada e, entre linhas vocais complicadas e urros apavorantes muito bem articulados - lembrando até mesmo Dani Filth em muitos momentos - consegue total contraste com a voz ora sensual, ora angelical de Sfinx.
A produção de Daniel Bergstrand (In Flames, Soilwork, Meshuggah) garante uma audição rica em detalhes e, numa ótima seqüência de canções ainda dá para destacar "Enchanted", onde a voz de Zet e a seção rítmica estão matadoras; e "And Innocence" também se caracteriza pela melhor atuação de Sfinx. Mas "Intra" é muito mais! Por exemplo, o violino traz momentos bem tranqüilos às canções, principalmente quando vem confrontar com a guitarra, possui ainda solos deste mesmo violino e teclado, efeitos de corais, tudo com uma faceta psicótica.
E depois de várias audições ainda não sei de onde o Ram-Zet arranja tanta inspiração para suas canções bizarras e nada convencionais... "Intra" é um trabalho que realmente merece ser apreciado e é totalmente indicado aos amantes de metal mais extremo e que curtem algo mais experimental, podendo ter ainda a certeza de que é bem diferente do que você imagina... Afinal, como explicar o caos?
RAM-ZET – Intra
(2005 / Tabu Records - importado)
01. The Final Thrill
02. Left Behind As Pieces
03. Enchanted
04. Ballet
05. "Peace"
06. And Innocence
07. Born
08. Lullaby For The Dying
09. Closing A Memory
Homepage: www.ram-zet.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
A canção que mudou o Metallica, mas Lars não entendeu; "O que você fez com a nossa música?"
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
A reação de Cazuza após Elza Soares chamar na chincha: "Essa música não era para mim?"
Engenheiros do Hawaii e Titãs: o motivo banal que teria causado a treta entre as bandas
Axl Rose conta por que Angus Young, guitarrista do AC/DC, vive correndo no palco


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



