Resenha - Intra - Ram-Zet
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de dezembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da fria Noruega, o Ram-Zet causou ótima impressão com seu segundo registro chamado "Escape" (2002), que trazia uma música tão estranha quanto o próprio nome da banda. Sua mistura de black metal, industrial, progressivo, entre inúmeros outros estilos, vinha em uma roupagem completamente alucinada. Após três anos afastados dos estúdios, a banda lança agora seu novo trabalho chamado "Intra".

Contando com Zet (voz e guitarra), Sfinx (voz feminina), Jon (baixo), Saraeeta (violino), Magnus (teclados) e Küth (bateria); estes músicos são excelentes e a forma inteligente com que fazem uso de vários subgêneros do Heavy Metal é que torna difícil a tarefa de categorizar suas músicas. Diria que, em linhas gerais, as canções de "Intra" pendem para o lado mais black metal e obscuro, soando progressivo e dramático, sempre instigante e nunca repetitivo.
Zet despeja pesadíssimos riffs muito coesos de sua guitarra, trazendo uma aura malévola e soando realmente brilhante em inúmeras passagens. Sua voz é distorcida, urrada e, entre linhas vocais complicadas e urros apavorantes muito bem articulados - lembrando até mesmo Dani Filth em muitos momentos - consegue total contraste com a voz ora sensual, ora angelical de Sfinx.
A produção de Daniel Bergstrand (In Flames, Soilwork, Meshuggah) garante uma audição rica em detalhes e, numa ótima seqüência de canções ainda dá para destacar "Enchanted", onde a voz de Zet e a seção rítmica estão matadoras; e "And Innocence" também se caracteriza pela melhor atuação de Sfinx. Mas "Intra" é muito mais! Por exemplo, o violino traz momentos bem tranqüilos às canções, principalmente quando vem confrontar com a guitarra, possui ainda solos deste mesmo violino e teclado, efeitos de corais, tudo com uma faceta psicótica.
E depois de várias audições ainda não sei de onde o Ram-Zet arranja tanta inspiração para suas canções bizarras e nada convencionais... "Intra" é um trabalho que realmente merece ser apreciado e é totalmente indicado aos amantes de metal mais extremo e que curtem algo mais experimental, podendo ter ainda a certeza de que é bem diferente do que você imagina... Afinal, como explicar o caos?
RAM-ZET – Intra
(2005 / Tabu Records - importado)
01. The Final Thrill
02. Left Behind As Pieces
03. Enchanted
04. Ballet
05. "Peace"
06. And Innocence
07. Born
08. Lullaby For The Dying
09. Closing A Memory
Homepage: www.ram-zet.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Fear Factory lança "Roboticist", sua primeira música com Milo Silvestro nos vocais
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
"É roubo, mas funciona às vezes": Paul McCartney lembra como fez hit de "Abbey Road"
O erro que por pouco o Linkin Park não cometeu; "seríamos idiotas", diz Mike Shinoda
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



