Resenha - Indecente, Imoral e Sem Vergonha - Faichecleres
Por Fernando De Santis
Postado em 11 de novembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos álbuns que eu mais esperava no ano de 2005 era o disco "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" da banda curitibana Faichecleres. Já os vi tocando várias vezes em Curitiba em minhas visitas por lá, e já os acompanhei algumas vezes também em São Paulo. E depois de vê-los tantas vezes, fiquei nessa expectativa de ver como soaria o primeiro trabalho desse trio, formado por Tuba (bateria), Giovanni (baixo e vocal) e Marcos (guitarra).

Contando com 14 faixas, o primeiro disco do Faichecleres apresenta um Rock 'n' Roll muito empolgante e de alta qualidade. As influências são nítidas e muito fáceis de serem apontadas: Rolling Stones, The Beatles, Kinks, Doors, porém com letras pra lá de cafajestes.
A faixa de abertura, "Aninha Sem Tesão", já mostra bem o repertório de canastrices da banda. Não existe pudor, meio termo e eles não pegam leve. As letras estão lá para serem lidas e cantadas, cheias de versos canastrões. E esse é um dos destaques positivos da banda... tudo bem feito e muito divertido. Os riffs são muito bem elaborados, as bases são empolgantes, rockão mesmo, que faz o ouvinte bater o pé involuntariamente e ter vontade de sair dançando por ai, com um copo de cerveja na mão.
"A Melhor Amiga" tem o refrão mais pegajoso do disco, desses que ficam na cabeça horas e horas após ter escutado. Já em "Santa (Rock n' Roll)", "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" e "O Meu Rock n' Roll", a banda esbanja criatividade em riffs inspirados na guitarra de Marcos. O curioso é que para quem está acostumado com as músicas em versão ao vivo, dá aquela impressão de "poxa, no CD as composições ficam mais ‘lentas’...". É natural e sempre acontece isso, mas o curioso é que geralmente o processo é inverso: as pessoas conhecem o som original e depois percebem que ao vivo fica mais "rápido".
A cafajestice segue solta, e o ápice acontece na faixa "Ela Só Quer Me Ter", que tem o refrão caprichado que diz: "Diz que precisa de mim / e eu nem sei por que / ela me quer só pra me ter" – show de cacofonia! O álbum ainda conta com o vídeo clipe da faixa "Bajulações, Modéstia à Parte". Vale lembrar que "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" ainda foi lançado em uma versão limitadíssima em vinil.
Se você quer boas doses de rock n’ roll, diversão e imoralidade, este debute dos Faichecleres é altamente recomendado. Grande trabalho de estréia desse trio curitibano que ainda vai arregaçar pelo Brasil todo (ok, se eles podem, eu também posso!)!
Outras resenhas de Indecente, Imoral e Sem Vergonha - Faichecleres
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
Baterista Eric Morotti deixa o Suffocation e sai disparando contra ex-colegas
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Filha de Raul Seixas revela carta escrita durante internação: "Você fez o papai ficar bom"
Omelete diz que heavy metal pertence agora à nova geração e não ao tiozão headbanger
Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do Metal

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



