Resenha - Indecente, Imoral e Sem Vergonha - Faichecleres
Por Fernando De Santis
Postado em 11 de novembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos álbuns que eu mais esperava no ano de 2005 era o disco "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" da banda curitibana Faichecleres. Já os vi tocando várias vezes em Curitiba em minhas visitas por lá, e já os acompanhei algumas vezes também em São Paulo. E depois de vê-los tantas vezes, fiquei nessa expectativa de ver como soaria o primeiro trabalho desse trio, formado por Tuba (bateria), Giovanni (baixo e vocal) e Marcos (guitarra).

Contando com 14 faixas, o primeiro disco do Faichecleres apresenta um Rock 'n' Roll muito empolgante e de alta qualidade. As influências são nítidas e muito fáceis de serem apontadas: Rolling Stones, The Beatles, Kinks, Doors, porém com letras pra lá de cafajestes.
A faixa de abertura, "Aninha Sem Tesão", já mostra bem o repertório de canastrices da banda. Não existe pudor, meio termo e eles não pegam leve. As letras estão lá para serem lidas e cantadas, cheias de versos canastrões. E esse é um dos destaques positivos da banda... tudo bem feito e muito divertido. Os riffs são muito bem elaborados, as bases são empolgantes, rockão mesmo, que faz o ouvinte bater o pé involuntariamente e ter vontade de sair dançando por ai, com um copo de cerveja na mão.
"A Melhor Amiga" tem o refrão mais pegajoso do disco, desses que ficam na cabeça horas e horas após ter escutado. Já em "Santa (Rock n' Roll)", "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" e "O Meu Rock n' Roll", a banda esbanja criatividade em riffs inspirados na guitarra de Marcos. O curioso é que para quem está acostumado com as músicas em versão ao vivo, dá aquela impressão de "poxa, no CD as composições ficam mais ‘lentas’...". É natural e sempre acontece isso, mas o curioso é que geralmente o processo é inverso: as pessoas conhecem o som original e depois percebem que ao vivo fica mais "rápido".
A cafajestice segue solta, e o ápice acontece na faixa "Ela Só Quer Me Ter", que tem o refrão caprichado que diz: "Diz que precisa de mim / e eu nem sei por que / ela me quer só pra me ter" – show de cacofonia! O álbum ainda conta com o vídeo clipe da faixa "Bajulações, Modéstia à Parte". Vale lembrar que "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" ainda foi lançado em uma versão limitadíssima em vinil.
Se você quer boas doses de rock n’ roll, diversão e imoralidade, este debute dos Faichecleres é altamente recomendado. Grande trabalho de estréia desse trio curitibano que ainda vai arregaçar pelo Brasil todo (ok, se eles podem, eu também posso!)!
Outras resenhas de Indecente, Imoral e Sem Vergonha - Faichecleres
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
5 coisas que todo tiozão do rock brasileiro já fez pelo menos uma vez na vida
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
A canção clássica do Iron Maiden que alguns fãs consideram "fraca" mas está sempre presente
A música que estraga um álbum do Metallica que poderia ser superior ao "Master of Puppets"
A resposta dos Titãs após Ana Maria Braga perguntar se é verdade que banda briga muito

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



