Resenha - Indecente, Imoral e Sem Vergonha - Faichecleres
Por Fernando De Santis
Postado em 11 de novembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos álbuns que eu mais esperava no ano de 2005 era o disco "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" da banda curitibana Faichecleres. Já os vi tocando várias vezes em Curitiba em minhas visitas por lá, e já os acompanhei algumas vezes também em São Paulo. E depois de vê-los tantas vezes, fiquei nessa expectativa de ver como soaria o primeiro trabalho desse trio, formado por Tuba (bateria), Giovanni (baixo e vocal) e Marcos (guitarra).

Contando com 14 faixas, o primeiro disco do Faichecleres apresenta um Rock 'n' Roll muito empolgante e de alta qualidade. As influências são nítidas e muito fáceis de serem apontadas: Rolling Stones, The Beatles, Kinks, Doors, porém com letras pra lá de cafajestes.
A faixa de abertura, "Aninha Sem Tesão", já mostra bem o repertório de canastrices da banda. Não existe pudor, meio termo e eles não pegam leve. As letras estão lá para serem lidas e cantadas, cheias de versos canastrões. E esse é um dos destaques positivos da banda... tudo bem feito e muito divertido. Os riffs são muito bem elaborados, as bases são empolgantes, rockão mesmo, que faz o ouvinte bater o pé involuntariamente e ter vontade de sair dançando por ai, com um copo de cerveja na mão.
"A Melhor Amiga" tem o refrão mais pegajoso do disco, desses que ficam na cabeça horas e horas após ter escutado. Já em "Santa (Rock n' Roll)", "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" e "O Meu Rock n' Roll", a banda esbanja criatividade em riffs inspirados na guitarra de Marcos. O curioso é que para quem está acostumado com as músicas em versão ao vivo, dá aquela impressão de "poxa, no CD as composições ficam mais ‘lentas’...". É natural e sempre acontece isso, mas o curioso é que geralmente o processo é inverso: as pessoas conhecem o som original e depois percebem que ao vivo fica mais "rápido".
A cafajestice segue solta, e o ápice acontece na faixa "Ela Só Quer Me Ter", que tem o refrão caprichado que diz: "Diz que precisa de mim / e eu nem sei por que / ela me quer só pra me ter" – show de cacofonia! O álbum ainda conta com o vídeo clipe da faixa "Bajulações, Modéstia à Parte". Vale lembrar que "Indecente, Imoral & Sem Vergonha" ainda foi lançado em uma versão limitadíssima em vinil.
Se você quer boas doses de rock n’ roll, diversão e imoralidade, este debute dos Faichecleres é altamente recomendado. Grande trabalho de estréia desse trio curitibano que ainda vai arregaçar pelo Brasil todo (ok, se eles podem, eu também posso!)!
Outras resenhas de Indecente, Imoral e Sem Vergonha - Faichecleres
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família
"Um monte de notas que não vai a lugar nenhum", disse Gary Moore sobre Yngwie Malmsteen
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite
O triste motivo que fez Brian Johnson começar a usar a sua inseparável boina


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



