Resenha - Accidentally On Purpose - Gillan And Glover
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de agosto de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se você lê essa resenha em busca de Deep Purple ou qualquer coisa similar, não prossiga. O projeto destes dois legendários músicos da banda britânica surgiu num período de conflitos com Ritchie Blackmore, e procura de direção totalmente díspar de "In Rock" (1970), "Machine Head" (1972), ou "Perfect Strangers" (1984).

No final de 1987, Ian Gillan rompia com o Purple, e só mantinha real contato com Roger Glover. Desta amizade e do objetivo de produzirem algo fora da esfera hard rock, surgiu "Accidentally On Purpose" (1988), um álbum pop, com sintetizadores para todos os gostos, toques caribenhos, e passagens suaves de rockabilly.
A música cultuada na década de oitenta e o trabalho de gênios como Peter Gabriel parecem ser as maiores influências por aqui, e funcionam razoavelmente bem.
Da primeira à quarta música seguem-se dezenas de atmosferas pulcras, dando o recado da distância que ambos queriam manter do rock ‘n’ roll. A previsível rendição ao estilo que os consagrou ocorre a partir de "Via Miami", contudo, nada que se aproxime sequer a mais leve das composições já realizadas pelo Deep Purple.
Saxofones, percussões e vocal aveludado aparecem em destaque, tanto quanto os teclados. Deles emanam os melhores momentos em músicas inspiradas como "Clouds And Rain", "Telephone Box", "I Can’t Dance To That".
As versões para "Can’t Believe You Wanna Leave" de Little Richard, "Lonely Avenue" de Doc Pomus - eternizada por Ray Charles - e "The Purple People Eater" de Sheb Wooley cativam pelos experimentos bem acessíveis, e intervenções inesperadas, mas não chegam a brilhar.
Apesar da constância do disco, prefiro chamá-lo de tentativa a realização. Dá pra curtir muita coisa, sem dúvida, e nisso os trabalhos de Randy Brecker (trompa, sax) e do baterista Andy Newmark são essenciais. Porém, a sensação que se tem ao fim das treze faixas é de ouvirmos músicos deslocados em estilos que não compreendem tão bem. É legal escutar numa hora tranqüila, pra relaxar, mas eles tomaram a decisão correta ao voltarem pro Deep Purple.
Site Oficial – http://www.gillan.com
Material cedido por:
ST2 Music – http://www.st2.com.br
Rua Conselheiro Brotero, 1086 – Térreo
Higienopólis – São Paulo – SP
BRASIL
Tel / Fax: +55 11 3665-8199 / +55 11 3668-7079
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
Quando Eric Clapton percebeu que estava sobrando e deixou Jorge Ben e Gilberto Gil sozinhos
Cinco músicas do Metallica que não tem nada a ver com heavy metal, mas deram muito certo
A incrível canção do Deep Purple que Led Zeppelin e Black Sabbath não conseguiriam tocar

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



