Resenha - Accidentally On Purpose - Gillan And Glover
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de agosto de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se você lê essa resenha em busca de Deep Purple ou qualquer coisa similar, não prossiga. O projeto destes dois legendários músicos da banda britânica surgiu num período de conflitos com Ritchie Blackmore, e procura de direção totalmente díspar de "In Rock" (1970), "Machine Head" (1972), ou "Perfect Strangers" (1984).

No final de 1987, Ian Gillan rompia com o Purple, e só mantinha real contato com Roger Glover. Desta amizade e do objetivo de produzirem algo fora da esfera hard rock, surgiu "Accidentally On Purpose" (1988), um álbum pop, com sintetizadores para todos os gostos, toques caribenhos, e passagens suaves de rockabilly.
A música cultuada na década de oitenta e o trabalho de gênios como Peter Gabriel parecem ser as maiores influências por aqui, e funcionam razoavelmente bem.
Da primeira à quarta música seguem-se dezenas de atmosferas pulcras, dando o recado da distância que ambos queriam manter do rock ‘n’ roll. A previsível rendição ao estilo que os consagrou ocorre a partir de "Via Miami", contudo, nada que se aproxime sequer a mais leve das composições já realizadas pelo Deep Purple.
Saxofones, percussões e vocal aveludado aparecem em destaque, tanto quanto os teclados. Deles emanam os melhores momentos em músicas inspiradas como "Clouds And Rain", "Telephone Box", "I Can’t Dance To That".
As versões para "Can’t Believe You Wanna Leave" de Little Richard, "Lonely Avenue" de Doc Pomus - eternizada por Ray Charles - e "The Purple People Eater" de Sheb Wooley cativam pelos experimentos bem acessíveis, e intervenções inesperadas, mas não chegam a brilhar.
Apesar da constância do disco, prefiro chamá-lo de tentativa a realização. Dá pra curtir muita coisa, sem dúvida, e nisso os trabalhos de Randy Brecker (trompa, sax) e do baterista Andy Newmark são essenciais. Porém, a sensação que se tem ao fim das treze faixas é de ouvirmos músicos deslocados em estilos que não compreendem tão bem. É legal escutar numa hora tranqüila, pra relaxar, mas eles tomaram a decisão correta ao voltarem pro Deep Purple.
Site Oficial – http://www.gillan.com
Material cedido por:
ST2 Music – http://www.st2.com.br
Rua Conselheiro Brotero, 1086 – Térreo
Higienopólis – São Paulo – SP
BRASIL
Tel / Fax: +55 11 3665-8199 / +55 11 3668-7079
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A última grande música de rock antes de o McDonald's perder as cores, segundo Rick Beato
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
A melhor música feita por David Bowie, mas que foi um fracasso nas paradas
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava
Quando Raul Seixas fingiu ser gringo para tentar conquistar Rita Lee - e se deu mal

Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



