Resenha - Accidentally On Purpose - Gillan And Glover
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de agosto de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se você lê essa resenha em busca de Deep Purple ou qualquer coisa similar, não prossiga. O projeto destes dois legendários músicos da banda britânica surgiu num período de conflitos com Ritchie Blackmore, e procura de direção totalmente díspar de "In Rock" (1970), "Machine Head" (1972), ou "Perfect Strangers" (1984).

No final de 1987, Ian Gillan rompia com o Purple, e só mantinha real contato com Roger Glover. Desta amizade e do objetivo de produzirem algo fora da esfera hard rock, surgiu "Accidentally On Purpose" (1988), um álbum pop, com sintetizadores para todos os gostos, toques caribenhos, e passagens suaves de rockabilly.
A música cultuada na década de oitenta e o trabalho de gênios como Peter Gabriel parecem ser as maiores influências por aqui, e funcionam razoavelmente bem.
Da primeira à quarta música seguem-se dezenas de atmosferas pulcras, dando o recado da distância que ambos queriam manter do rock ‘n’ roll. A previsível rendição ao estilo que os consagrou ocorre a partir de "Via Miami", contudo, nada que se aproxime sequer a mais leve das composições já realizadas pelo Deep Purple.
Saxofones, percussões e vocal aveludado aparecem em destaque, tanto quanto os teclados. Deles emanam os melhores momentos em músicas inspiradas como "Clouds And Rain", "Telephone Box", "I Can’t Dance To That".
As versões para "Can’t Believe You Wanna Leave" de Little Richard, "Lonely Avenue" de Doc Pomus - eternizada por Ray Charles - e "The Purple People Eater" de Sheb Wooley cativam pelos experimentos bem acessíveis, e intervenções inesperadas, mas não chegam a brilhar.
Apesar da constância do disco, prefiro chamá-lo de tentativa a realização. Dá pra curtir muita coisa, sem dúvida, e nisso os trabalhos de Randy Brecker (trompa, sax) e do baterista Andy Newmark são essenciais. Porém, a sensação que se tem ao fim das treze faixas é de ouvirmos músicos deslocados em estilos que não compreendem tão bem. É legal escutar numa hora tranqüila, pra relaxar, mas eles tomaram a decisão correta ao voltarem pro Deep Purple.
Site Oficial – http://www.gillan.com
Material cedido por:
ST2 Music – http://www.st2.com.br
Rua Conselheiro Brotero, 1086 – Térreo
Higienopólis – São Paulo – SP
BRASIL
Tel / Fax: +55 11 3665-8199 / +55 11 3668-7079
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Como David Coverdale reacendeu faísca de Jimmy Page - e acabou descartado depois
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
Regis Tadeu explica por que detesta Linkin Park e detona clássico "Hybrid Theory"
O hit dos Titãs de Nando que Arnaldo saía do palco por não compactuar com dura mensagem
Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



