Resenha - Built Perspectives - VersOver
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 09 de agosto de 2005
Nota: 8
O álbum anterior, "House Of Bones", lançado pela Die Hard Records, teve aceitação praticamente unânime de mídia e público, aclamando-os como uma das mais talentosas bandas brasileiras da atualidade. E ao ouvirmos este EP, "Built Perspectives", produzido, desta vez, de forma independente, podemos constatar que a afirmação é realmente adequada.
A inalterada formação - Rodrigo Carmo no vocal, Gustavo Carmo na guitarra, Fernando Hagihara no baixo e Daniel Roviriego na bateria – continua produzindo sua excelente mistura de heavy metal britânico, thrash da bay area e irresistíveis toques de neo-prog. A soberba "All Soul’s Day" comprova: a classe de um Saxon, a grandeza de um Savatage, a agressividade de um Exodus e os arranjos imprevisíveis de um Shadow Gallery.
Elementos costurados com competência, naturalidade, fluidez e técnica. Em nenhum momento eles se excedem ou economizam, a música não possui buracos, é redondinha, bem estruturada, nada fica fora do lugar. A produção é acertada, assim como a arte gráfica.
"New Beginning" é um belo abre-alas: mudanças de tempo conscientes (e aproveitadas devidamente), ou seja, com razão de existir, contraste de vozes contributivo e espaço reservado para o virtuosismo de Gustavo Carmo, que nos traz à mente estilos de várias escolas da guitarra.
A deliciosa mid-tempo "Gala Night" é construída de forma que o refrão seja o ápice, e de fato o é, pois sua melodia é facilmente recuperável. "Thrist" e "Warning Sign" constituem a parte mais rápida do material, na primeira temos a fusão habitual de heavy/prog, e a segunda – para simplificar – tem uma estrutura notadamente thrash num refrão tipicamente hard/heavy (e um solo rebuscadíssimo).
Para fechar, duas versões de "Gala Night", uma "radio version" e outra somente ao piano, que é bem agradável. Terminamos com "A Letter To Ophelia", já bastante conhecida do público por estar presente no famoso projeto "Hamlet", que contou com várias bandas nacionais interpretando uma obra em comum, além de boa, esta música nos permite observar a louvável evolução que o vocalista Rodrigo Carmo alcançou neste intervalo.
Além dos estilos citados acima, por várias vezes nos vêm à mente outros como o power metal ou o hard rock. É esta mistura equilibrada, e de qualidade, que faz o VersOver ser o que é. Um belo EP. Aguardamos pelo próximo full-lenght.
Formação:
Rodrigo Carmo (Vocal)
Gustavo Carmo (Guitarra)
Fernando Hagihara (Baixo)
Daniel Roviriego (Bateria)
Site Oficial: www.versover.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps