Matérias Mais Lidas


Jethro Tull
Stamp

Resenha - Calling - Statetrooper

Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de julho de 2005

Nota: 8 starstarstarstarstarstarstarstar

O Statetrooper é uma banda britânica de hard / heavy que começou suas atividades em meados dos anos 80, tendo como mentor o ótimo vocalista Gary Barden, que havia recém-saído do MSG. A banda passou por inúmeros problemas, tendo mais trocas de formação do que discos lançados, até que por fim desapareceu do mapa, deixando como discografia um mísero LP e um EP. Porém, Gary continuou se dedicando à música e obtendo relativo reconhecimento, principalmente no mercado nipônico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

E não é que, quase vinte anos depois, Gary Barden se junta com Jeff Summers (guitarra), Martin Mikkels (guitarra), Gavin Cooper (baixo) e Bruce Bisland (bateria), ensaiando um retorno do Statetrooper em 2004 e lançando um discaço chamado "The Calling"? O que antes era puro e tradicional heavy inglês, os "tios" aqui transformaram em um hard rock melódico muito bem feito, com distorção e swing muito bem dosados.

Nada em "The Calling" é moderno, mas também não é datado, fica naquele meio termo que nos deixa dúvidas quanto ao seu lugar no tempo, porém é tão bem feito que logo o ouvinte nem se preocupa mais com este detalhe e se deixa envolver pelas canções, que conseguem passar um clima bastante otimista. Em vários momentos o Statetrooper consegue surpreender por colocar alguns toques inesperados e agradáveis nas canções, coisa que somente poucos músicos veteranos ou aqueles muito inspirados têm as manhas de fazer de maneira interessante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O desempenho vocal de Gary está excelente; a passagem dos anos não teve nenhum efeito nocivo em sua voz e as guitarras aqui merecem destaque pelo ótimo timbre e solos marcantes. As canções estão niveladas lá em cima, porém a faixa que dá nome ao disco é muito bacana, com algo de Whitesnake da segunda metade dos anos 80 e chama muita atenção. "I Am Alive", "D.O.A." e "Twilight's Last Gleaming" são bons exemplos de guitarras pesadas e melódicas. Refrões grudentos estão em quase todas as faixas, mas em "How Does It Feel" é brincadeira, esta é uma das melhores faixas do disco.

Os assobios em "Marionettes" ficaram matadores, é outra daquelas faixas que se escuta uma única vez e não sai mais da cabeça, assim como a inesperada inserção de vozes femininas que lembram um coro religioso na bonita balada "I Believe". E eu poderia citar muito mais, porém é desnecessário. Basta dizer que é um destes registros cativantes lançados entre dezenas de outros discos medíocres...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Agora é torcer para este "The Calling" sair por aqui, pois o material tem qualidade elevada e causa ótima impressão. Esta versão é japonesa, tem uma excelente faixa-bônus instrumental fechando o disco, além de um vídeo ao vivo bem simples, com um público pequeno e aparentemente "etilizado".

STATETROOPER – The Calling
(2005 – EMI Japonesa)

01. The Calling
02. Casablanca
03. I'm Alive
04. Amerasians
05. Love Lies Bleeding
06. D.O.A.
07. Marionettes
08. Don't Say Goodbye
09. How Does It Feel
10. Twilight's Last Gleaming
11. I Believe

homepage: www.statetrooper.co.uk

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Summer Breeze 2024
Bruce Dickinson

Grave Digger: Ceifando a vida dos incrédulos da Terra Santa

Resenha - Aurora do Triunfo Herétiko - Sevo

Resenha - Black Bible - Judas Iscariotes

Resenha - Master Executor - Warfield

Resenha - Ocean - Holdark

Resenha - SupremeInstinctNumb - Malice Garden

Varathron: A hegemonia do caos

Resenha do álbum "Eu Sou a Derrota", da banda Sangue de Bode

Resenha - Gates Of Metal Fried Chicken Of Death - Massacration

Guns N' Roses: Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone

Dream Theater: Falling Into Infinity é um álbum injustiçado?

Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".
Mais matérias de Ben Ami Scopinho.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS