Resenha - Character - Dark Tranquillity
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 28 de junho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após três anos sem lançar nenhum registro com canções inéditas, o sueco Dark Tranquillity vem agora colocar no mercado seu oitavo CD chamado "Character", numa edição com acabamento gráfico caprichadíssimo em digipack. E, para os apreciadores do death metal melódico, garanto que valeu a pena a espera, pois todos os elementos que conhecemos da música desta grande banda estão aqui presentes de maneira muito inspirada.
Dark Tranquillity - Mais Novidades
Trazendo em sua formação Mikael Stanne na voz, Niklas Sundin e Michael Niklasson nas guitarras, Martin Henriksson no baixo, Martin Brandstrom nos teclados e Anders Jivarp na bateria, o Dark Tranquility leva vantagem por estar com uma formação estável há muitos anos, então a coesão entre seus músicos está completamente afiada. Porém, mesmo assim, em vários momentos fica-se impressionado com a beleza dos arranjos e com as interrupções inteligentes e inesperadas no andamento de várias canções.
Em comparação com o antecessor "Damage Done", este vem mais complexo, trazendo mais elementos atmosféricos, mas, em linhas gerais tem a agressão como predominante, tudo permeado pela leve aura melancólica que já é tradição na sonoridade do conjunto. Para quem acompanha a discografia do Dark Tranquility, digo com certeza que tudo o que a banda fez à partir de "The Minds I" (97) até os dias atuais está muito bem misturado neste seu novo trabalho.
"Character" começa com as canções mais diretas do álbum, as explosivas "The New Build" e "Through Smudged Lenses", com os trabalhos de guitarras bem próximos do que a banda fez nos anos 90. À partir daí, os elementos mais modernos se fazem presentes, conduzidos por riffs mortíferos, uma cozinha vigorosa, consistente e criativa. Stanne, com suas linhas vocais roucas e passionais só vem a comprovar que sua reputação é mais do que merecida. As canções deste disco são repletas de pequenos detalhes que, somados, tornam a música do Dark Tranquility bastante rica, fazendo deste disco ótimo exemplo de bom gosto.
E, além de tudo isso, este registro traz ainda como bônus cinco vídeos (já vi muito menos que isso em EPs caça-níqueis...), sendo "Lost to Apathy", de estúdio e com efeitos visuais bem interessantes. Os outros são de apresentações ao vivo na Coréia em 2004, três do Festival de Busan e outro num minúsculo palco de um clube de Seul, onde se percebe como a banda funciona sobre palcos grandes e pequenos.
Considerando que 2005 está sendo um ano em que poucos lançamentos conseguem realmente chamar a atenção, "Character" é, em tudo, um registro muito forte. E provavelmente este será considerado no futuro um dos melhores trabalhos da já excelente discografia do Dark Tranquility. Indicadíssimo!
Dark Tranquillity - Character
(2005 – Century Media Records)
01. The New Build
02. Through Smudged Lenses
03. Out of Nothing
04. The Endless Feed
05. Lost To Apathy
06. Mind Matters
07. One Thought
08. Dry Run
09. Am I 1?
10. Senses Tied
11. My Negation
Vídeo-bônus
01.Lost to Apathy (video clip)
LIVE IN KOREA 2004
02.Damage Done
03.The Wonders At Your Feet
04.Final Resistance
05.The Treason Wall
Homepage: www.darktranquillity.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado
A banda mais subestimada de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, do Rush
Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



