Resenha - Pure Inc - Pure Inc.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Pure Inc. é uma banda radicada na Suíça, que conta com integrantes deste país, além de membros de origem alemã e italiana. Em sua formação está Gianni Pontillo (voz), Sandro Pellegrini (guitarra), Andreas Gentman (baixo) e Dave Preissel (bateria), sendo que este quarteto debutou no ano passado com este registro homônimo que é realmente matador.

Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy MetalContra Costa Times: Os 25 melhores guitarristas da Bay Area

Tocam um rock'n'roll feroz e encorpado que, mesmo com a presença de tantas melodias, soa bastante direto. O mais interessante é que sua música é simples, porém as composições esbanjam tanta garra, saturação e modernidade que não há como deixar de se impressionar.

Os trabalhos das guitarras possuem aqueles riffs ganchudos e secos, tendo apoio de uma cozinha que é bastante eficiente e pesada. Além da ótima atuação destes instrumentistas, temos uma performance vocal como poucas. A voz de Gianni é muito forte e ríspida, entretanto, por mais contradição que possa haver, é bastante melódica. Para o leitor se situar, é uma mistura das vozes de Chris Cornell (Audioslave) com Zakk Wylde. O Pure Inc praticamente não usa vocais de fundo, confiando de maneira acertada no talento de seu cantor.

As letras abordam o cotidiano, problemas pessoais e apelos desesperados por ajuda, tudo escrito de maneira bastante inteligente. O clímax das músicas ocorre, em sua grande maioria, nos refrões, onde toda a banda explode em pura energia e se ao vivo a banda soar desta maneira, este conjunto ainda vai dar muito o que falar.

Destaques? Sinceramente, da primeira à última canção. Seja nas faixas mais pesadas ou nas duas bonitas baladas, tudo aqui é de extremo bom gosto e qualidade. Em minha opinião, somente não é um disco perfeito, pois, fazendo este tipo de música, seria natural a adição de mais solos de guitarras, o que não ocorre aqui. Mas isso não tira a beleza deste álbum, que já está no topo de minha lista de melhores discos deste ano.

Mesmo despreocupado com modismos e modernices, o quarteto consegue combinar elementos do metal contemporâneo com aquele rock'n'roll mais retrô de maneira perfeita. Merece aqui ser citada a competência do produtor Tommy Vetterli, pois seu trabalho no sentido de tornar o som do Pure Inc. tão potente foi muito bem sucedido. Indicadíssimo aos amantes de hard rock e rock'n'roll.

PURE INC. - Pure Inc.
(2004 / AFM Records - 2005 / Rock Brigade Records)

01. Fear my Eyes
02. Genius
03. Piece of Mind
04. On the Verge
05. Next to you
06. Promise You
07. T.O.T
08. Black Tea
09. Believin
10. Falling Season

Homepage: www.pureinc.net




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Pure Inc."


Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy MetalSounds Entertainment
As 100 melhores músicas do Heavy Metal

Contra Costa Times: Os 25 melhores guitarristas da Bay AreaContra Costa Times
Os 25 melhores guitarristas da Bay Area

Lars Ulrich: As mulheres da vida do bateristaLars Ulrich
As mulheres da vida do baterista

Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar ParanoidBlack Sabbath
Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"

Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill WardBlack Sabbath
O dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward

WatchMojo: os 10 guitarristas mais subestimados de todos os temposWatchMojo
Os 10 guitarristas mais subestimados de todos os tempos

U2: Bono diz que não aguenta ouvir a própria VoxU2
Bono diz que não aguenta ouvir a própria "Vox"


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336