Resenha - Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Por Flávio Samara Mendes
Postado em 27 de fevereiro de 2005
Perfeição. É a melhor palavra para descrever o último trabalho feito pelos bardos do Blind Guardian. Hansi e companhia investiram tempo e dinheiro em locação, equipamentos, arte e edição para realizar um dos, senão o melhor, show em DVD do cenário musical.
Blind Guardian - Mais Novidades
Tudo começa pela capa do DVD. Uma arte impecável, que mistura tanto qualidade quanto criatividade. O tema é como se o show do Blind Guardian estivesse ocorrendo em um lugar, nada mais nada menos, que a Terra Média. Pode-se ver orcs, elfos, anões e homens. Entre eles, o próprio Legolas, Gimli e Gandalf, que recentemente ocuparam a tela dos cinemas durante três anos na trilogia "O Senhor dos Anéis". As curiosidades não param somente na presença dessas "celebridades". Gandalf, no caso, está segurando uma câmera digital para filmar o show, enquanto Legolas e Gimli se espremem na fila para conseguir ingressos para o show. Para terminar, todo o encarte está impecável. É como se você abrisse um verdadeiro livro retirado de alguma biblioteca da Terra Média.
Já o DVD em si... Imagem e som com qualidade de cinema. Tudo, as luzes, fumaça, ângulos e tomadas, parecem ter sido calculadas à exaustão para produzir um material de qualidade indiscutível.
Por fim, a parte técnica nada tem a dever em qualidade. Qualidade desta banda, que novamente ficou comprovada como sendo altíssima. Os bardos estão mais entrosados do que nunca. As guitarras de André e Marcus revezam em solos e bases, ou ambas solam. Thomen destrói na batera, alguém tem dúvida de que ele é um dos melhores? Oliver mantém a ótima cozinha com seu baixo, e às vezes se solta como em "Punishiment Divine", porém ainda permanece, quase sempre, como uma sombra. Um tecladista contratado dá o toque em partes que pertenceriam a orquestras, como em "The Lord of the Rings". E por fim, a voz de Hansi: sem comentários. Sua voz é única e ele usa essa característica ao máximo, variando entre agressivo e melódico. Desde canções que prezam mais o "feeling", até outras que tornam-se insanas, transbordando esta insanidade por todos os cantos do palco e da platéia. A plateía, por sua vez, anda na contramão da fama européia de ser fria. Ela agita como nunca, reservando surpresas para o próprio Blind Guardian, ao prosseguir cantando "Valhala" sem o acompanhamento da banda.
A seleção de músicas reserva também outras surpresas. As mais comuns como "Mirror Mirror" e "The Bard’s Song" têm seus lugares garantidos, porém surgem preciosidades como "Somewhere far Beyond" e "Another Holy War", que sequer ocuparam faixas no "Live", lançado recentemente. "And then there was silence" é tocada na integra e emociona. "A Past and Future Secret" também toca a todos, pela música e pelo cenário preparado pela banda, quando piras de fogo são acesas no decorrer da canção, é como se estivéssemos aguardando pela passagem de Arthur para Avalon.
Muito já foi escrito, porém nem tudo dito. O resto somente vendo o DVD. O único defeito dessa obra de arte (sim, infelizmente existe), é o preço. Na faixa de R$115, pode trazer desânimo no começo, mas garanto que cada centavo gasto vale a pena. Desde a capa até a performance desta que é, sem sombra de dúvida, uma das melhores de toda história do heavy metal.
Outras resenhas de Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
O álbum dos Beatles onde George conseguiu superar Paul e se igualar a John
O guitarrista subestimado que David Gilmour idolatra: "Faz coisas que não consigo fazer"
A banda punk que foi o "Beatles de sua geração", para Anthony Kiedis


Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos



