Resenha - Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Por Flávio Samara Mendes
Postado em 27 de fevereiro de 2005
Perfeição. É a melhor palavra para descrever o último trabalho feito pelos bardos do Blind Guardian. Hansi e companhia investiram tempo e dinheiro em locação, equipamentos, arte e edição para realizar um dos, senão o melhor, show em DVD do cenário musical.
Blind Guardian - Mais Novidades
Tudo começa pela capa do DVD. Uma arte impecável, que mistura tanto qualidade quanto criatividade. O tema é como se o show do Blind Guardian estivesse ocorrendo em um lugar, nada mais nada menos, que a Terra Média. Pode-se ver orcs, elfos, anões e homens. Entre eles, o próprio Legolas, Gimli e Gandalf, que recentemente ocuparam a tela dos cinemas durante três anos na trilogia "O Senhor dos Anéis". As curiosidades não param somente na presença dessas "celebridades". Gandalf, no caso, está segurando uma câmera digital para filmar o show, enquanto Legolas e Gimli se espremem na fila para conseguir ingressos para o show. Para terminar, todo o encarte está impecável. É como se você abrisse um verdadeiro livro retirado de alguma biblioteca da Terra Média.
Já o DVD em si... Imagem e som com qualidade de cinema. Tudo, as luzes, fumaça, ângulos e tomadas, parecem ter sido calculadas à exaustão para produzir um material de qualidade indiscutível.
Por fim, a parte técnica nada tem a dever em qualidade. Qualidade desta banda, que novamente ficou comprovada como sendo altíssima. Os bardos estão mais entrosados do que nunca. As guitarras de André e Marcus revezam em solos e bases, ou ambas solam. Thomen destrói na batera, alguém tem dúvida de que ele é um dos melhores? Oliver mantém a ótima cozinha com seu baixo, e às vezes se solta como em "Punishiment Divine", porém ainda permanece, quase sempre, como uma sombra. Um tecladista contratado dá o toque em partes que pertenceriam a orquestras, como em "The Lord of the Rings". E por fim, a voz de Hansi: sem comentários. Sua voz é única e ele usa essa característica ao máximo, variando entre agressivo e melódico. Desde canções que prezam mais o "feeling", até outras que tornam-se insanas, transbordando esta insanidade por todos os cantos do palco e da platéia. A plateía, por sua vez, anda na contramão da fama européia de ser fria. Ela agita como nunca, reservando surpresas para o próprio Blind Guardian, ao prosseguir cantando "Valhala" sem o acompanhamento da banda.
A seleção de músicas reserva também outras surpresas. As mais comuns como "Mirror Mirror" e "The Bard’s Song" têm seus lugares garantidos, porém surgem preciosidades como "Somewhere far Beyond" e "Another Holy War", que sequer ocuparam faixas no "Live", lançado recentemente. "And then there was silence" é tocada na integra e emociona. "A Past and Future Secret" também toca a todos, pela música e pelo cenário preparado pela banda, quando piras de fogo são acesas no decorrer da canção, é como se estivéssemos aguardando pela passagem de Arthur para Avalon.
Muito já foi escrito, porém nem tudo dito. O resto somente vendo o DVD. O único defeito dessa obra de arte (sim, infelizmente existe), é o preço. Na faixa de R$115, pode trazer desânimo no começo, mas garanto que cada centavo gasto vale a pena. Desde a capa até a performance desta que é, sem sombra de dúvida, uma das melhores de toda história do heavy metal.
Outras resenhas de Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Jairo Guedz traduz com analogia absurdamente triste a saída de Max Cavalera do Sepultura
Quando se tornou uma vergonha dizer que gostava de Raul Seixas
A música do The Cure composta por Robert Smith como luto pela morte de seu irmão



Morre Thomas Hackmann, que gravou vocais de apoio em discos do Blind Guardian
Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



