Resenha - Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Por Flávio Samara Mendes
Postado em 27 de fevereiro de 2005
Perfeição. É a melhor palavra para descrever o último trabalho feito pelos bardos do Blind Guardian. Hansi e companhia investiram tempo e dinheiro em locação, equipamentos, arte e edição para realizar um dos, senão o melhor, show em DVD do cenário musical.
Blind Guardian - Mais Novidades
Tudo começa pela capa do DVD. Uma arte impecável, que mistura tanto qualidade quanto criatividade. O tema é como se o show do Blind Guardian estivesse ocorrendo em um lugar, nada mais nada menos, que a Terra Média. Pode-se ver orcs, elfos, anões e homens. Entre eles, o próprio Legolas, Gimli e Gandalf, que recentemente ocuparam a tela dos cinemas durante três anos na trilogia "O Senhor dos Anéis". As curiosidades não param somente na presença dessas "celebridades". Gandalf, no caso, está segurando uma câmera digital para filmar o show, enquanto Legolas e Gimli se espremem na fila para conseguir ingressos para o show. Para terminar, todo o encarte está impecável. É como se você abrisse um verdadeiro livro retirado de alguma biblioteca da Terra Média.
Já o DVD em si... Imagem e som com qualidade de cinema. Tudo, as luzes, fumaça, ângulos e tomadas, parecem ter sido calculadas à exaustão para produzir um material de qualidade indiscutível.
Por fim, a parte técnica nada tem a dever em qualidade. Qualidade desta banda, que novamente ficou comprovada como sendo altíssima. Os bardos estão mais entrosados do que nunca. As guitarras de André e Marcus revezam em solos e bases, ou ambas solam. Thomen destrói na batera, alguém tem dúvida de que ele é um dos melhores? Oliver mantém a ótima cozinha com seu baixo, e às vezes se solta como em "Punishiment Divine", porém ainda permanece, quase sempre, como uma sombra. Um tecladista contratado dá o toque em partes que pertenceriam a orquestras, como em "The Lord of the Rings". E por fim, a voz de Hansi: sem comentários. Sua voz é única e ele usa essa característica ao máximo, variando entre agressivo e melódico. Desde canções que prezam mais o "feeling", até outras que tornam-se insanas, transbordando esta insanidade por todos os cantos do palco e da platéia. A plateía, por sua vez, anda na contramão da fama européia de ser fria. Ela agita como nunca, reservando surpresas para o próprio Blind Guardian, ao prosseguir cantando "Valhala" sem o acompanhamento da banda.
A seleção de músicas reserva também outras surpresas. As mais comuns como "Mirror Mirror" e "The Bard’s Song" têm seus lugares garantidos, porém surgem preciosidades como "Somewhere far Beyond" e "Another Holy War", que sequer ocuparam faixas no "Live", lançado recentemente. "And then there was silence" é tocada na integra e emociona. "A Past and Future Secret" também toca a todos, pela música e pelo cenário preparado pela banda, quando piras de fogo são acesas no decorrer da canção, é como se estivéssemos aguardando pela passagem de Arthur para Avalon.
Muito já foi escrito, porém nem tudo dito. O resto somente vendo o DVD. O único defeito dessa obra de arte (sim, infelizmente existe), é o preço. Na faixa de R$115, pode trazer desânimo no começo, mas garanto que cada centavo gasto vale a pena. Desde a capa até a performance desta que é, sem sombra de dúvida, uma das melhores de toda história do heavy metal.
Outras resenhas de Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Eleições 2026: e se os astros do metal disputassem todos os cargos?
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O clássico do Yes que arranca lágrimas de Geddy Lee, lendário vocalista do Rush
Regis Tadeu explica por que detesta Linkin Park e detona clássico "Hybrid Theory"
Baron disse que Mustaine "quase saiu na porrada" após crise de ciúme por Kiko Loureiro
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



