Resenha - Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de novembro de 2004
Nota: 10
Mesmo quem não é fã do metal trabalhado, orquestrado em boas partes e com forte temática medieval dos alemães do Blind Guardian vai acabar mais cedo ou mais tarde dando uma conferida neste DVD, o primeiro da banda, que capta músicas gravadas no "Blind Guardian Open Air Festival" em 2003, na cidade alemã de Coburg. Para muitos parece exibicionismo a banda fazer um festival com seu nome, mas exemplos como o OZZFEST mostram que essa empreitada é muito funcional, principalmente na Europa, aonde o Blind Guardian tem uma forte reputação.
Blind Guardian - Mais Novidades
Quem conferiu os shows no Brasil em 2002 não irá estranhar as músicas aqui apresentadas. Com algumas exceções (como por exemplo a longa "And then There was Silence") o repertório é bem similar aos shows aqui apresentados. Como a "Intro" com "War of Wrath", "Nightfall", "Lord of The Rings", "Bright Eyes" e "Mirror Mirror" (que fechou os dois dias do festival. Uma outra diferença fica por conta da música de abertura. No festival "Time stands Still" foi o "opening-act", enquanto que "Into the Storm" (a primeira a ser tocada aqui) aparece apenas como bônus.
O show mostra o que eu mesmo já afirmara há muito tempo quando resenhei o show carioca da banda: ao vivo o Blind Guardian é bem mais pesado e bem mais heavy metal. Hansi Kursch procura dosar bem sua voz, entre seus tons mais limpos e seus ataques mais rasgados, mas se sai muito bem como "frontman". As guitarras de Andre Olbrich e Marcus Siepen soam bem mais pesadas e presentes, assim como o baixo do eterno convidado Oliver Holzwarth. A bateria competente de Thomas Stauch completa o show, numa performance bem mais metal, e mais agressiva, mas mantendo o toque clássico que o conjunto gosta de imprimir em suas músicas.
Outros bons momentos podem ser vistos na parte ao vivo: "The Spirit of My Requiem" e "Imaginations from the Other Side", além de "Lord of the Rings" e "Valhalla". Um show completo, com vinte petardos bem executados. Destaque para a belíssima produção de palco e os efeitos de luz e fogos, que dão o brilho necessário ao festival. Uma idéia louvável por parte da banda não vincular este DVD ao cd "Live", lançado ano passado, o que dá a chance de conferirmos diferentes performances.
Nos extras ainda temos algumas músicas executadas em festivais como o Wacken ("Majesty", "Into the Storm", "Welcome to Dying" e "Lost in the Twilight Hall"), além de uma boa entrevista com a banda e um making-off dos dois dias do festival, com bons detalhes de como foi organizar esse mini-mega evento.
Um excelente DVD. Um bom produto para os fãs e para os que acham que o Blind Guardian é só um bando de alemães marrentos que se metem a complicar suas músicas. Chances de ser lançado por aqui??? Não sei... tomara que alguém pense nessa idéia.
Century Media USA - 2004
Site Oficial: http://www.blindguardian.com
Outras resenhas de Imaginations Through the Looking Glass - Blind Guardian
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps