Resenha - Live Mania - Rock Hard
Por Thiago Sarkis
Postado em 04 de novembro de 2004
A Rock Hard é uma das maiores revistas de metal / rock do planeta. Iniciada em 1983 na Alemanha, a publicação tem, atualmente, filiais na Espanha, Itália e França. Apenas em seu país de origem são vendidas mensalmente cerca de 80.000 (oitenta mil) cópias. Desta forma, na Europa, fica lado-a-lado a outros nomes de prestígio como Terrorizer, Metal Hammer e Aardschok.

A matriz, localizada em Dortmund, deu os primeiros passos para um festival em 2003, na comemoração de seu vigésimo aniversário. A credibilidade e o apoio das gravadoras locais, como a Nuclear Blast, que lançou o DVD em pauta, trouxe ao palco da Rock Hard grupos como Kreator, Saxon, Anthrax, In Flames, Arch Enemy, Candlemass, Nevermore, Sodom, Soilwork e Blind Guardian.
Extraíram os melhores momentos de cada show para o vídeo que tem mais de 190 minutos. Além das bandas mencionadas, você confere um pouco das atuações de Doro Pesch, Circle II Circle, Trouble, Tribe After Tribe, Threshold, God Dethroned e Darkane.
Não há uma grande edição ou um trabalho de imagens exímio. Tampouco rolaram os ‘overdubs’ para acertar isto ou aquilo. É cru e diante de um público incendiário. Falando em fogo e fumaça, boa hora para destacarmos a melhor passagem do DVD, com "The Patriarch" / "Violent Revolution", do Kreator. Imbatíveis e extasiantes mesmo pela telinha.
Saxon com a clássica "Denim And Leather", Arch Enemy tocando "Dead Bury Their Dead" com Angela Gossow totalmente tomada no palco, Anthrax, em ótima fase, trazendo "Safe Home", e Soilwork na espetacular "Follow The Hollow" são pontos fortíssimos que merecem uma menção especial.
O Blind Guardian nem fez tanto assim em "The Script For My Requiem", mas a reação do público e o quão aclamada a banda é em sua terra natal, consegue conquistar a atenção do telespectador. Igualmente as respostas a outros artistas locais como Doro e "Burning The Witches" e "Remember The Fallen" do Sodom. Os estrangeiros também são prestigiados como o In Flames com "System", Nevermore e "Who Decides" e o God Dethroned, abrindo o espetáculo com "Into The Lungs Of Hell".
Trouble, Darkane e Tribe After Tribe não converteram todas as expectativas e aparecem apenas razoavelmente. Uma banda que fica meio ‘deslocada’ é o Threshold, mas isto definitivamente não os impediu de uma ótima exposição da também bela "Long Way Home", tirada do álbum "Hypothetical" (2001).
Em suma, adquirir este DVD é colocar na sua coleção, no mínimo, quatorze excelências naquilo que fazem, ao vivo, dando seu melhor e num mesmo festival. Além de também conferir entrevistas com cada uma das dezessete bandas participantes. O som em PCM Stereo é bom, e não há restrição em relação a regiões. E tampouco ao falarmos de qualidade, o que tem de sobra aqui, pra todo país do mundo, e fãs das mais variadas vertentes. Dá vontade de ver algo igual no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
O aspecto do novo disco do Soulfly que Max Cavalera considera o mais legal
Little Richard em 1982: "Fui gay toda minha vida, mas agora não sou mais"
Lars Ulrich: O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"
O membro do Metallica a quem produtor precisou ensinar o básico: "Achava ele inútil"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



