Resenha - Live Mania - Rock Hard
Por Thiago Sarkis
Postado em 04 de novembro de 2004
A Rock Hard é uma das maiores revistas de metal / rock do planeta. Iniciada em 1983 na Alemanha, a publicação tem, atualmente, filiais na Espanha, Itália e França. Apenas em seu país de origem são vendidas mensalmente cerca de 80.000 (oitenta mil) cópias. Desta forma, na Europa, fica lado-a-lado a outros nomes de prestígio como Terrorizer, Metal Hammer e Aardschok.
A matriz, localizada em Dortmund, deu os primeiros passos para um festival em 2003, na comemoração de seu vigésimo aniversário. A credibilidade e o apoio das gravadoras locais, como a Nuclear Blast, que lançou o DVD em pauta, trouxe ao palco da Rock Hard grupos como Kreator, Saxon, Anthrax, In Flames, Arch Enemy, Candlemass, Nevermore, Sodom, Soilwork e Blind Guardian.
Extraíram os melhores momentos de cada show para o vídeo que tem mais de 190 minutos. Além das bandas mencionadas, você confere um pouco das atuações de Doro Pesch, Circle II Circle, Trouble, Tribe After Tribe, Threshold, God Dethroned e Darkane.
Não há uma grande edição ou um trabalho de imagens exímio. Tampouco rolaram os ‘overdubs’ para acertar isto ou aquilo. É cru e diante de um público incendiário. Falando em fogo e fumaça, boa hora para destacarmos a melhor passagem do DVD, com "The Patriarch" / "Violent Revolution", do Kreator. Imbatíveis e extasiantes mesmo pela telinha.
Saxon com a clássica "Denim And Leather", Arch Enemy tocando "Dead Bury Their Dead" com Angela Gossow totalmente tomada no palco, Anthrax, em ótima fase, trazendo "Safe Home", e Soilwork na espetacular "Follow The Hollow" são pontos fortíssimos que merecem uma menção especial.
O Blind Guardian nem fez tanto assim em "The Script For My Requiem", mas a reação do público e o quão aclamada a banda é em sua terra natal, consegue conquistar a atenção do telespectador. Igualmente as respostas a outros artistas locais como Doro e "Burning The Witches" e "Remember The Fallen" do Sodom. Os estrangeiros também são prestigiados como o In Flames com "System", Nevermore e "Who Decides" e o God Dethroned, abrindo o espetáculo com "Into The Lungs Of Hell".
Trouble, Darkane e Tribe After Tribe não converteram todas as expectativas e aparecem apenas razoavelmente. Uma banda que fica meio ‘deslocada’ é o Threshold, mas isto definitivamente não os impediu de uma ótima exposição da também bela "Long Way Home", tirada do álbum "Hypothetical" (2001).
Em suma, adquirir este DVD é colocar na sua coleção, no mínimo, quatorze excelências naquilo que fazem, ao vivo, dando seu melhor e num mesmo festival. Além de também conferir entrevistas com cada uma das dezessete bandas participantes. O som em PCM Stereo é bom, e não há restrição em relação a regiões. E tampouco ao falarmos de qualidade, o que tem de sobra aqui, pra todo país do mundo, e fãs das mais variadas vertentes. Dá vontade de ver algo igual no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps