Resenha - Northwind - Northwind
Por Anderson Guimarães de Carvalho
Postado em 15 de outubro de 2001
A banda Northwind vem da França, país sem muitas bandas para representa-lo no cenário do Heavy Metal. As bandas que me vem à cabeça ao ouvir falar da França são o saudoso Sortilége e o jovem Heavenly. Pois as histórias do Heavenly e do Northwind estão estreitamente ligadas.

O guitarrista Chris Savourey também era guitarrista do Heavenly. Gravou com eles o debut, que fez do Heavenly uma das maiores sensações do Heavy Metal europeu no ano de 2000, tendo feito shows com a Silent Force, Rhapsody e Stratovarius (sua maior influência.).
Com tudo isto, Chris poderia simplesmente continuar colhendo os frutos do sucesso com o Heavenly. Porém, numa atitude corajosa e admirável, o músico deixou a banda anterior e voltou-se para sua própria banda, o Northwind.
Esta decisão foi sem dúvida mais do que certa! O Northwind pratica, assim como o Heavenly, um heavy metal melódico sem clichês e com músicas muito mais legais. A demo conta com três faixas. Abre com "Prisoner of the Past", uma faixa rápida com grandes riffs, daqueles que grudam na mente e você fica tentando se lembrar de quem é. O refrão também é muito marcante, especialmente pela voz de Franck Midoux.Sua voz é agradável e seus agudos não são exagerados. Savourey dá seu recado com seus belos solos de guitarra cheios de feeling, sem querer se mostrar virtuoso.
"Forever And A Day" tem uma introdução que lembra Stratovarius, especialmente devido à linha de teclado, mas logo esta impressão se apaga. A faixa é bem intensa e direta.Com bases cheias de acordes soltos, é uma típica música de banda de heavy melódico. Daria um ótimo single.
A última faixa é "Wasted In Paradise", totalmente diferente das outras duas já que é mais cadenciada e lenta. De início, tem-se a impressão de que é uma balada, então entra a guitarra, com mais um riff fantástico de Savourey, sem dúvida a alma da banda, que ainda conta com o baixista Gilles Thiebaut (teclado e bateria não são creditados.).Destaque para a letra, muito bonita e interessante. O único ponto fraco da demo é a produção, mas isto torna-se secundário perante o material da banda.
Resumindo, o Northwind é uma das melhores bandas da França! Atualmente eles estão em estúdio finalizando as gravações de seu primeiro álbum e já tem um contrato no Japão e Europa. Confira esta banda assim que puder, porque vale a pena.
Contato: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
Metallica adiciona mais seis shows a temporada em Las Vegas
Sharon Osbourne reafirma que o Ozzfest volta em 2027
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
A canção do Engenheiros do Hawaii que é o "Heavy Metal" do Humberto Gessinger
Fotos de Infância: Avril Lavigne



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



