Resenha - Following The Sign - Dynasty
Por Felipe Aleixo
Postado em 23 de março de 2001
Notório é que em torno do Heavy Metal clássico, de caráter oitentista, penduram rótulos e paradigmas infundados, mas amplamente divulgados, tais como o "esgotamento criativo do metal", "a estagnação do estilo no tempo", a "ausência de originalidade e riqueza melódica", "a postura e a aparência das bandas necessariamente padronizadas" ou os mais genéricos "culto obrigatório ao diabo" e "o metal morreu".

A demo "Following the Sign", da banda de White Metal DYNASTY (Nova Lima-MG), é mais uma contundente manifestação da falibilidade e da falsidade de tais conceitos estereotipados. Sem extravagâncias técnicas ou inovações revolucionárias, o terceiro e mais recente trabalho do DYNASTY manifesta que o Heavy Metal, executado genuinamente e dissociado de imposições comerciais, continua tocante e arrebatador.
"Following the Sign" apresenta três músicas (com 7 minutos cada aproximadamente), cuja qualidade e autenticidade ficam nítidas logo em uma primeira audição. Como características comuns às três, destacam-se as melodias apuradas, a base rítmica instigante e o vocal claro e melódico.
A faixa inicial, homônima ao álbum, é estruturada de forma cativante. Iniciada por um solo de baixo bem cadenciado, a música evolui progressivamente, sendo nela estabelecida uma relação densa entre o instrumental e o andamento melódico, ambos qualificados e consistentes.
À faixa seguinte, intitulada "The world that remains", deve ser conferido um destaque especial. Dotada de admirável beleza melódico-harmônica, esta música apresenta características singulares, como o dedilhado de violão que a inicia. O solo, dividido entre os dois guitarristas da banda, alia sentimento, precisão e agressividade.
A terceira e última faixa, "Still Uknow", é sólida e impetuosa, certamente mais pesada que as anteriores. Finaliza a demo com potência e impacto.
Enfim, fica claro que "Following the sign" é um trabalho promissor, que suscita perspectivas otimistas para o DYNASTY. Cristã, brasileira e sem respaldo comercial (não foram poucas as lutas para produzir a demo), a banda luta contra paradigmas, rótulos e circunstâncias e mostra-nos que esta não é uma luta perdida. Com uma crença, uma missão e um propósito, o DYNASTY tem prosseguido, mesmo andando no sentido contrário dos rumos impostos pela indústria fonográfica. "Following the sign" é a manifestação da entrega, perseverança e diligência da banda em seu ministério.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
A música do Kreator que homenageia a comunidade do metal
Nuno Bettencourt (Extreme) exalta importância de Yngwie Malmsteen em sua carreira
As quatro bandas de rock nacional que são as favoritas de Bento Hinoto dos Mamonas
O incrível e influente álbum que mudou a forma de Flea enxergar o rock
O músico que, para John Lennon, começou tudo o que conhecemos; "Antes dele não havia nada"



Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



