Resenha - Metal / Invasion - Manilla Road
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de fevereiro de 2005
A idéia original aqui era escrever sobre um dos inúmeros grandes discos do Manilla Road, porém chega a minhas mãos este CD no formato ‘dois-em-um’ com as gravações originais de seus dois primeiros discos, "Invasion" (80) e "Metal" (82), devidamente remasterizados e que mostram tanto potencial que a banda soube direcionar de maneira correta, que não consegui resistir e fazer algo sobre como tudo começou.

O Manilla Road é uma banda relativamente desconhecida entre o grande público brasileiro e até mesmo mundial. Se então é desconhecida, por que estar na seção ‘Clássicos’ do Whiplash? A resposta é simples: em meados dos anos 90, ou seja, depois de 15 anos de existência, é que o Manilla Road começa a ser reparado e se torna uma banda cult, mesmo sem divulgação, somente pelo seu Heavy Metal épico e obscuro.
Vindo do Kansas, EUA, o Manilla Road se formou no final dos anos 1970 por Mark Shelton (voz e guitarra), Scott Park (baixo) e Rick Fisher (bateria). Em 1980 lançam através de seu próprio selo Roadster o debut "Invasion" que, como não poderia deixar de ser, contém certo clima do Rock n´ Roll desta época, mas mesclado com o Heavy Metal que seria o embrião definitivo que a banda estaria desenvolvendo de maneira bastante particular num futuro próximo.
Tudo ainda soa de maneira bastante simples e provavelmente quem escutou este disco na época de seu lançamento não poderia imaginar o respeito que a banda conseguiria somente depois de tanto tempo. "The Dream Goes On", que abre o disco, começa já com um solo de guitarra típico do Heavy Metal e é uma das grandes faixas deste disco.
"Cat And Mouse" tem em seu trabalho de guitarras certas semelhanças com o que Marilyn Manson usou em no hit "Lunchbox", por mais estranho que possa parecer (semelhança é pouco, Manson chupou legal isso aqui – se bem que ‘chupar’ parece ser algo que ele curte...). De qualquer maneira, esta é a melhor música do álbum em função de sua incrível energia, e logo atrás ficam "Far Side Of The Sun" e "The Empire", cujos quase treze minutos fizeram história entre os apreciadores deste registro.
O álbum "Metal" vem em 1982 com canções onde ainda se percebia a influência do velho Rock n´ Roll. Mas o Manilla Road progride rápido e sabe o que quer em termos de composições, tanto que "Defender", "Metal" – que, por incrível que possa parecer, é quase uma balada – além das inesquecíveis "Cage Of Mirrors" e "Far Side Of The Sun", esta última com uma linha de composição bem próxima do que a banda seguiria nos álbuns seguintes.
O tempo foi passando de maneira proveitosa para o Manilla Road, que somente cresceu em sua arte bastante distinta, colocando inúmeros registros excelentes no mercado do metal underground, cada qual com um encanto que se torna um vício ao ouvinte. Pena que, conforme foi citado acima, a banda somente foi ‘descoberta’ tarde demais... Mas tudo bem, pois ainda assim este trio fez história.
Ao headbanger brasileiro que queira conhecer o Manilla Road somente resta recorrer aos importados, pois no mercado nacional somente foi lançado em 1985 o álbum "Open The Gates", que vinha com um EP como bônus, isso em vinil ainda...
Manilla Road – Metal / Invasion
(1980 + 1982 / Napster Records – 1993 / Reborn Classics)
Invasion
1. Enter The Warrior
2. Defender
3. Queen Of The Black Coast
4. Metal
5. Out Of Control With Rock & Roll
6. Cage Of Mirrors
7. Far Side Of The Sun
Metal
1. The Dream Goes On
2. Cat And Mouse
3. Far Side Of The Sun
4. Street Jammer
5. Centurian War Games
6. The Empire
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
A única música do Motörhead que Lemmy Kilmister achava ruim
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os dois hits do Guns N' Roses que Slash se cansou de tocar ao vivo
Iron Maiden: 9 músicas não tão conhecidas que todos deveriam conhecer
A cantora egípcia que mudou completamente compreensão de Robert Plant sobre música


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



