Resenha - Shaded By The Leaves - Chandeen
Por Rafael Carnovale
Postado em 13 de janeiro de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem pensa que estamos diante de mais uma banda alemã gótica com vocais femininos irá se surpreender, pois o buraco é definitivamente mais embaixo. O projeto Chandeen foi criado em 1990 por Harald Lowy (teclados) e Oliver Henkel (teclados). Com inúmeras mudanças de formação e 5 álbuns lançados, a banda encerrou atividades em 2004, após lançar um "best of" denominado "Pandora’s Box". Este "Shaded By the Leaves" é o primeiro cd, lançado em 1991, e que contava na época com as vocalistas Antje Schulz e Catrin Mallon.

Ao ouvir "Waterscapes" e "Lumis" nota-se que o duo compositor se preocupava em mesclar o pop rock com nuances bem viajantes, um pricípio do que viria a ser a música gótica. A banda possuía guitarra e baixo (contatados), mas os teclados ditavam o ritmo do cd. "Red Letter Days" (quase um híbrido do Depeche Mode dos anos 80) e "Darkness" eram músicas suaves, quase um som progressivo, mas com os vocais femininos dando a dose pop necessária.
Definitivamente estamos diante de um cd que se encaixaria como "música atmosférica". Tem dúvida? Ouça as duas partes da "suíte" "Silent Gods" ou a doce "Recall Me" ou as mais agitadas "Raindance" e "Hope and Violence", além da belíssima "bonus track" "Mysterious Clouds". Um cd que seria perfeito para a trilha sonora de um filme de suspense. Apesar de ter uma linha bem determinada e de não fugir ao contexto pop-progressivo, a banda consegue soar criativa e inovadora, fazendo da audição deste cd uma surpresa bem agradável.
Um cd interessante. Não irá grudar na sua cabeça, mas irá no mínimo chamar sua atenção. Indicado para aqueles que não se importam com algo mais viajante, mas que não conseguiriam ouvir Enya durante mais de 10 minutos!!!!
Site Oficial: http://www.chandeen.com
Material Cedido Por:
Hellion Records.
Http://www.hellionrecords.com
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A guitarra roubada de Jimmy Page que retornou décadas depois; "acho que ele morreu"
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Legião Urbana: a versão de Renato Rocha sobre a sua saída
A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz
O planejamento da Legião Urbana para 1997 caso Renato Russo não tivesse morrido

Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



