Resenha - Madness To Our Method - Scavenger
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 17 de novembro de 2004
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Boa produção e boa divulgação não são garantia de qualidade sonora. Muito menos o marketing deve ser levado á sério. Os irlandeses do Scavenger têm tudo isto á disposição para deslanchar, só falta uma coisinha básica: talento.

Toda banda têm algo em que se destaca, se sobressai. Seja na velocidade, na técnica, na complexidade ou no vocal, que costuma segurar muita bandinha mediana por aí.
O Scavenger faz tudo certinho, sem erros, sem surpresas, mas não têm nada, absolutamente nada que possa ser considerado um destaque. É tudo muito sem sal. Se saem quase perfeitos na execução, mas a falta de talento e a criatividade inexistente põem tudo a perder.
O vocalista está completamente perdido em sua performance, sem saber que linha adotar e através disso alcança um péssimo balanceamento entre as texturas de sua voz. E num estilo como o power metal (na verdade eles são mais pesados do que isso, ou "sharp edged power metal" como eles mesmo se definem) que exige muito da parte mais melódica e aguda da voz, Peter Dunne encontra exatamente seu ponto fraco. Não obstante nas partes mais agressivas seu desempenho é levemente mais satisfatório. Não apenas ele, como toda a banda se sai bem melhor quando trata de imprimir peso e palhetadas rápidas na música (sobressaindo sua veia thrash metal), ótimo exemplo é a última faixa "Daydreams In Dystopia", disparada a melhor do álbum. Já quando resolvem compor algo com ares de prog metal, com músicas longas e cheias de mudanças de andamento, o resultado é anos-luz aquém do que as bandas do ramo alcançam.
O guitarrista Noel Maher parece desconhecer a importância dos solos, não que eles não estejam presentes, mas quando aparecem são tão sonolentos e sem graça que passam desapercebidos, assim como o baixista Niall Cooney. E por último, para completar o infeliz time, aparece o baterista Johnny Kerr, que se fosse substituído por um robô (que groove e que identidade própria do rapaz, hein?) também não faria a menor diferença.
Nem tudo é ruim no Scavenger (vejam bem, o nome até que é legal). Dentre sua métrica perfeccionista e execução idem (sendo bonzinho obviamente) encontramos uns riffs bacanas aqui, outras passagens mais empolgantes ali, mas é só. Nem péssimo nem ótimo. Não suscita ódio nem paixão. Deveriam mudar o nome para "Indifference". É isto que você vai sentir.
Formação
Peter Dunne (Vocal)
Noel Maher (Guitarra)
Niall Cooney (Baixo)
Johnny Kerr (Bateria)
Site Oficial: www.scavenger.ie
Material Cedido Por:
Sentinel Records
http://www.sentinelrecords.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Listas: 10 melhores bandas da era pós-Nirvana
A chocante e nojenta cena protagonizada por Ozzy mostrada no filme do Mötley Crüe

Nikki Sixx: "transei com a mulher do Bruce Dickinson"
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Confira resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Sepultura: Andreas Kisser comenta os primórdios da banda
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra



