Resenha - Days Of Rising Doom - Aina
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de agosto de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O retorno do rock progressivo, numa vertente mais pesada, o metal, e Arjen Lucassen e seus projetos com vários convidados especiais, personagens, vocalistas, são certamente os elementos principais para o aumento do número de álbuns conceituais e rock óperas. O impressionante é a qualidade de compositores e regentes dos músicos criadores destes discos. No caso do Aina, uma equipe foi necessária para colocar todos os detalhes em ordem e produzir uma grande peça musical.

Os mentores Sascha Paeth, Robert Hunecke-Rizzo, Amanda Somerville e Miro contaram com as vozes de Glenn Hughes, André Matos (Shaman), Michael Kiske (ex-Helloween), Damian Wilson (ex-Threshold), Tobias Sammet (Edguy, Avantasia) , Sass Jordan, Candice Night (Blackmore’s Night), Marko Hietala (Nightwish), Simone Simons (Epica), entre muitos outros. E eles dão um show, com texturas espetaculares, variações e duetos belíssimos.
No instrumental o apoio de Thomas Youngblood (Kamelot), Emppu Vuorinen (Nightwish), T.M. Stevens (Steve Vai) e o trio matador de tecladistas formado por Jens Johansson (Stratovarius), Derek Sherinian (Planet X, Solo, ex-Dream Theater) e Erik Norlander. Um espetáculo na execução de solos, levadas, melodias. Tudo apoiado por incríveis arranjos orquestrais. Suntuoso!
As composições são ricas e tanto podem seguir um metal melódico, como passar para uma linha de speed, power metal, baladas. São muitos elementos e particularmente creio que a obra num todo transcende o rótulo "metal". Talvez more aí a razão de tantas críticas, as quais são incabíveis considerados termos técnicos!
A riqueza das músicas, todavia, nem sempre se convertem em melodias marcantes, detalhe a ser melhorado num próximo disco. De qualquer maneira, escutado por ouvidos não bitolados pelo "The METAL Opera" do título, Aina dá praticamente garantia de agrado e uma deleitável audição.
Site Oficial – http://www.thestoryofaina.nl
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O hit que é o "orgasmo mais satisfatório que se pode imaginar", segundo Dave Grohl
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Quando Roberto Carlos se aproximou do Heavy Metal nos anos 80 com uma música sombria
A surpresa de empresário de Humberto Gessinger com gráfico de venda de ingresso para DVD
O cantor sertanejo raiz que influenciou cantores de metal, segundo Rafael Bittencourt


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



