Resenha - Days Of Rising Doom - Aina
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de agosto de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O retorno do rock progressivo, numa vertente mais pesada, o metal, e Arjen Lucassen e seus projetos com vários convidados especiais, personagens, vocalistas, são certamente os elementos principais para o aumento do número de álbuns conceituais e rock óperas. O impressionante é a qualidade de compositores e regentes dos músicos criadores destes discos. No caso do Aina, uma equipe foi necessária para colocar todos os detalhes em ordem e produzir uma grande peça musical.

Os mentores Sascha Paeth, Robert Hunecke-Rizzo, Amanda Somerville e Miro contaram com as vozes de Glenn Hughes, André Matos (Shaman), Michael Kiske (ex-Helloween), Damian Wilson (ex-Threshold), Tobias Sammet (Edguy, Avantasia) , Sass Jordan, Candice Night (Blackmore’s Night), Marko Hietala (Nightwish), Simone Simons (Epica), entre muitos outros. E eles dão um show, com texturas espetaculares, variações e duetos belíssimos.
No instrumental o apoio de Thomas Youngblood (Kamelot), Emppu Vuorinen (Nightwish), T.M. Stevens (Steve Vai) e o trio matador de tecladistas formado por Jens Johansson (Stratovarius), Derek Sherinian (Planet X, Solo, ex-Dream Theater) e Erik Norlander. Um espetáculo na execução de solos, levadas, melodias. Tudo apoiado por incríveis arranjos orquestrais. Suntuoso!
As composições são ricas e tanto podem seguir um metal melódico, como passar para uma linha de speed, power metal, baladas. São muitos elementos e particularmente creio que a obra num todo transcende o rótulo "metal". Talvez more aí a razão de tantas críticas, as quais são incabíveis considerados termos técnicos!
A riqueza das músicas, todavia, nem sempre se convertem em melodias marcantes, detalhe a ser melhorado num próximo disco. De qualquer maneira, escutado por ouvidos não bitolados pelo "The METAL Opera" do título, Aina dá praticamente garantia de agrado e uma deleitável audição.
Site Oficial – http://www.thestoryofaina.nl
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os impressionantes detalhes de todas as doenças e internações na reta final de Ozzy
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Baixista fala sobre músicas do novo álbum do Symphony X
O guitarrista que para Rick Rubin é o Jimmy Page dos nossos tempos
A ideia dada por Shawn para máscara de Eloy e recusada por ser "meio Harry Potter"
Em 1994, Max Cavalera alfinetou Engenheiros do Hawaii durante entrevista a João Gordo


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



