Resenha - Days Of Rising Doom - Aina
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de agosto de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O retorno do rock progressivo, numa vertente mais pesada, o metal, e Arjen Lucassen e seus projetos com vários convidados especiais, personagens, vocalistas, são certamente os elementos principais para o aumento do número de álbuns conceituais e rock óperas. O impressionante é a qualidade de compositores e regentes dos músicos criadores destes discos. No caso do Aina, uma equipe foi necessária para colocar todos os detalhes em ordem e produzir uma grande peça musical.

Os mentores Sascha Paeth, Robert Hunecke-Rizzo, Amanda Somerville e Miro contaram com as vozes de Glenn Hughes, André Matos (Shaman), Michael Kiske (ex-Helloween), Damian Wilson (ex-Threshold), Tobias Sammet (Edguy, Avantasia) , Sass Jordan, Candice Night (Blackmore’s Night), Marko Hietala (Nightwish), Simone Simons (Epica), entre muitos outros. E eles dão um show, com texturas espetaculares, variações e duetos belíssimos.
No instrumental o apoio de Thomas Youngblood (Kamelot), Emppu Vuorinen (Nightwish), T.M. Stevens (Steve Vai) e o trio matador de tecladistas formado por Jens Johansson (Stratovarius), Derek Sherinian (Planet X, Solo, ex-Dream Theater) e Erik Norlander. Um espetáculo na execução de solos, levadas, melodias. Tudo apoiado por incríveis arranjos orquestrais. Suntuoso!
As composições são ricas e tanto podem seguir um metal melódico, como passar para uma linha de speed, power metal, baladas. São muitos elementos e particularmente creio que a obra num todo transcende o rótulo "metal". Talvez more aí a razão de tantas críticas, as quais são incabíveis considerados termos técnicos!
A riqueza das músicas, todavia, nem sempre se convertem em melodias marcantes, detalhe a ser melhorado num próximo disco. De qualquer maneira, escutado por ouvidos não bitolados pelo "The METAL Opera" do título, Aina dá praticamente garantia de agrado e uma deleitável audição.
Site Oficial – http://www.thestoryofaina.nl
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Mustaine tentou fazer hit radiofônico e acabou escrevendo a "música mais idiota" do Megadeth
O clássico do Dire Straits que Mark Knopfler diz não conseguir mais tocar por causa da Covid
Robert Trujillo, do Metallica, comenta a diferença entre Cliff Burton e Jason Newsted


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



