Resenha - Ange ou Démon - Manigance
Por Rafael Carnovale
Postado em 05 de agosto de 2004
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os franceses do Manigance já estão na ativa desde o final dos anos 90, tendo lançado 3 cd’s. "Ange ou Démon" é seu cd de estréia, lançado em 2002. A proposta do grupo é investir pesado no heavy mesclado com progressivo, com passagens bem intrincadas aliadas a "riffs" mais diretos. Algo bem simples e que muitas bandas costumam fazer, o que é perigoso, pois pode acarretar numa falta de personalidade, soando apenas como mais uma cópia dos medalhões já existentes. Mas vamos dar uma chance aos franceses, já que raramente algo da França aparece por aqui.

"Em Mon Nom" é um bom heavy movido a boas guitarras e um vocalista discípulo de Michael Kiske (detalhe: eles cantam em francês, o que é muito legal). "Comme Une Ombre" já é mais prog-metal, soando quase como um Dream Theater francês. A banda procura situar-se nesta fronteira entre o metal , com petardos como "L’Ultime Seconde", "Ange ou Démon" (levada bem típica do Stratovarius), a cadenciada e com um que de hard "Integrite", contrastando com momentos mais intrincados como "Desobéis" (cujo começo lembra "Crazy" de Seal!), "Des’Mon Reitour" e a suave "Las Fluers Du Mal".
Ainda há espaço para um tributo ao Sortilége, com a música "Messager", que periga ser um dos melhores momentos do cd, embora pese para os franceses a falta de personalidade. Tudo aqui lembra Dream Theater ou Stratovarius. Não é mal nenhum você se espelhar em algumas bandas quando começa a compor seu primeiro cd, mas neste caso é como se ouvíssemos Tolkki e cia junto com Mike Portnoy e cia. com vocais em francês.
A banda lançou mais 2 cd’s entre 2002 e 2004, que permanecem inéditos por aqui. Resta ver se os mesmos ajudaram a solidificar a personalidade do grupo ou foram apenas um reflexo do que ouvimos em "Ange ou Démon".
Line Up:
Didier Delsaux – Vocais
François Merle – Guitarras
Bruno Ramos – Guitarras
Daniel Poulay – Bateria
Florent Taillandier – Teclados
Marc Duffau – Baixo
Site Oficial: http://www.manigance.net
Material Cedido Por:
Hellion Records.
Http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
A música dos anos sessenta que ajudou a colocar a expressão "heavy metal" no vocabulário do rock
O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
O hit dos Beatles que Paul McCartney odiou: "Ninguém me perguntou o que eu achava"
O dia que Raul Seixas e Tim Maia brigaram porque um preferia maconha e outro cocaína
A ótima música do Iron Maiden inspirada na triste história do avô de Paul Di'Anno

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



