Resenha - Words Collide - Michael Harris
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de julho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Michael Harris afirma para quem quiser ouvir que "Words Collide" foi um disco que o consumiu imensamente, e o que mais lhe deu trabalho. Não é pra menos, qualquer músico do planeta suaria muito para fazer quatorze músicas tão variadas, como as aqui presentes, parecerem tão concatenadas e compreensíveis.

Conhecido por seus grupos Arch Rival e Surgeon, e também pela dupla que formou com David T. Chastain no Zanister e em outros projetos, Harris é um guitarrista desvalorizado pela mídia e até pelos mais apaixonados pela guitarra. Não que ele tenha dado grandes motivos para ser vangloriado, mas de agora em diante, passa a merecer atenção especial.
O álbum é por si mesmo um review. Apesar de sempre inserido no hard e metal, faixa-a-faixa você ouve a guitarra repensada, e o caminho que esta traçou nos mais diferentes e inesperados estilos. Uma verdadeira apresentação da importância deste instrumento e como, desde que tocado com a classe de músicos como Michael Harris, pode soar bem onde quer que seja.
Hard rock, jazz por todas as suas variantes, neoclássico, pop, oriental, funk, r&b, soul, blues, enfim, música para todos os gostos e sempre muita categoria ao destacar a guitarra em cada um dos estilos mencionados, além de mais alguns que devo ter esquecido devido à abrangência do álbum.
Para conquistar tudo isso, um fator foi indispensável: a voz do guitarrista, finalmente escutada depois de tantos lançamentos. E é um bom vocalista, um timbre ‘neutro’ que caiu bem neste trabalho, onde ele faz quase tudo. Acompanhando-o apenas o baterista Brian Harris (Firewind), de já comprovada competência.
O "indispensável" certamente só vem de quem ouve. Não existe crítico no mundo que tenha o direito de qualificar o que é indispensável ou não para você. Todavia, eu diria a mim mesmo (não precisa ler, to falando cá com meus botões) no lugar de ouvinte simplesmente que "Words Collide" é indispensável.
Site Oficial – http://www.imfrecords.com/michael
Material cedido por:
Lion Music - http://www.lionmusic.com
Box 19 Godby 22 411
Aland FINLAND
Email: [email protected]
Fax - 35818 41551
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Korzus anuncia a saída do guitarrista Heros Trench, após quase três décadas de parceria
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
O truque dos sertanejos que ajudou o Pearl Jam e é desprezado pelo Metal brasileiro
As 38 maiores bandas de metal da história, segundo a prestigiada revista Forbes
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



