Resenha - Words Collide - Michael Harris
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de julho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Michael Harris afirma para quem quiser ouvir que "Words Collide" foi um disco que o consumiu imensamente, e o que mais lhe deu trabalho. Não é pra menos, qualquer músico do planeta suaria muito para fazer quatorze músicas tão variadas, como as aqui presentes, parecerem tão concatenadas e compreensíveis.

Conhecido por seus grupos Arch Rival e Surgeon, e também pela dupla que formou com David T. Chastain no Zanister e em outros projetos, Harris é um guitarrista desvalorizado pela mídia e até pelos mais apaixonados pela guitarra. Não que ele tenha dado grandes motivos para ser vangloriado, mas de agora em diante, passa a merecer atenção especial.
O álbum é por si mesmo um review. Apesar de sempre inserido no hard e metal, faixa-a-faixa você ouve a guitarra repensada, e o caminho que esta traçou nos mais diferentes e inesperados estilos. Uma verdadeira apresentação da importância deste instrumento e como, desde que tocado com a classe de músicos como Michael Harris, pode soar bem onde quer que seja.
Hard rock, jazz por todas as suas variantes, neoclássico, pop, oriental, funk, r&b, soul, blues, enfim, música para todos os gostos e sempre muita categoria ao destacar a guitarra em cada um dos estilos mencionados, além de mais alguns que devo ter esquecido devido à abrangência do álbum.
Para conquistar tudo isso, um fator foi indispensável: a voz do guitarrista, finalmente escutada depois de tantos lançamentos. E é um bom vocalista, um timbre ‘neutro’ que caiu bem neste trabalho, onde ele faz quase tudo. Acompanhando-o apenas o baterista Brian Harris (Firewind), de já comprovada competência.
O "indispensável" certamente só vem de quem ouve. Não existe crítico no mundo que tenha o direito de qualificar o que é indispensável ou não para você. Todavia, eu diria a mim mesmo (não precisa ler, to falando cá com meus botões) no lugar de ouvinte simplesmente que "Words Collide" é indispensável.
Site Oficial – http://www.imfrecords.com/michael
Material cedido por:
Lion Music - http://www.lionmusic.com
Box 19 Godby 22 411
Aland FINLAND
Email: [email protected]
Fax - 35818 41551
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
A ressalva de Rafael Bittencourt sobre o papel de Supla na formação do Angra
Os quatro álbuns dos Beatles favoritos de John Lennon segundo ele mesmo
A música dos Beatles odiada tanto por John Lennon quanto por Paul McCartney

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



