Resenha - Pena de Morte - Shadow
Por Rafael Carnovale
Postado em 28 de maio de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1996, o quarteto Shadow (Espírito Santo) iniciou suas atividades com um pé no rock brazuca, influenciados por Paralamas do Sucesso, Legião e afins. Mas o heavy metal aos poucos foi tomando conta das mentes de Fernando (baixo), Tenente (vocal), Jotabê (bateria) e Murilo (guitarra) e pouco a pouco a banda foi mudando seu estilo. Eis que o resultado desta mudança surge agora em seu primeiro cd, "Pena de Morte". A banda optou por manter as letras em português, o que por si só já é digno de aplausos, mas a sonoridade e puro heavy anos 80.

"Alcatraz" soa como se o Iron Maiden fizesse uma música em português, com um belo trabalho de guitarras e os vocais competentes de Tenente, com um timbre bem rasgado e cauteloso. "Segredos do Faraó" iria para o cd "Powerslave", tamanho a semelhança das guitarras. Já faixas como "Apocalipse" e "Donos do Medo" trazem a tona maiores influências do power metal oitentista, com riffs poderosos e uma cozinha inteligente.
O cd mostra-se bem linear, com faixas bem cadenciadas como "Reis Magos", a pesada "Pena de Morte" (em alguns momentos soa um tanto como o Megadeth de "Rust in Peace" e a bela "Animais". Mas há espaços para baladas bem feitas, como a cativante "Guerra Santa". A épica "Tornado", com riffs puramente "maidenianos" fecha o cd em grande estilo. As temática lírica é bem interessante, com a banda transitando entre o mundo da fantasia e a realidade com habilidade poucas vezes vista.
Um bom cd. Uma estréia que convence. Agora só falta dar nome ao velhinho que ilustra a capa, segundo a banda seu mascote. É saudável ouvir boas bandas de heavy metal, e o Shadow não foge a regra.
Site Oficial: http://www.shadow.com.br
Contatos: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
James Hetfield explica porque Metallica deixou o thrash metal com o "Black Album"
Paulo Miklos compara sua saída dos Titãs com as de Arnaldo Antunes e Nando Reis
Max Cavalera: "Não dou a mínima para o que pensa o pessoal do Korn ou qualquer outro!"


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



