Resenha - Midnattens Widunder - Finntroll
Por Clóvis Eduardo
Postado em 26 de abril de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Agora o escriba aqui enlouqueceu de vez, afinal, que tipo de metal faz o Finntroll? Ou melhor, que tipo de música? Pois bem, para você que faz parte de algum grupo folclórico, questões assim serão facilmente explicadas. Não que o Finntroll seja uma banda que mescla polka e folk com heavy metal, mas sim uma que utiliza a sonoridade técnica de um verdadeiro animador de festas tradicionalistas. Portanto, seja cuidadoso na avaliação depois da audição do primeiro CD do grupo, Midnattens Widunder.

Ao fim da nona e última música, você pode querer nunca mais pegar qualquer outro trabalho do Finntroll nas prateleiras (se é que dá para encontrar algum nas lojas brasileiras) ou pode também ter apenas uma reclamação a fazer: que a duração do CD é pequena demais. São 29 minutos de um black metal apurado e recheado de preciosidades num debut que para muitos não tem a menor importância, afinal, é a primeira banda da Finlândia que tem a característica de cantar no idioma do país natal. Em meu curto conhecimento de música, é a primeira vez que eu vejo (ou melhor, ouço) uma coisa dessas.
Afinal, é black metal devido ao ritmo, à música folclórica ou às letras? Na dúvida de como caracterizar, fica a critério de cada um ouvir e descobrir o que é, já que ritmos mais cadenciados também dão o tom do negócio desses caras. Alguns trechos e introduções colocam você dentro de uma festa. Sim, uma festa! O mais interessante deste trabalho é a variedade e o poderio de ritmos que as músicas vão adquirindo. Com certeza vale você dar uma conferida.
Vários outros ritmos e instrumentos são utilizados nas músicas, e digo que nenhum deles sequer desmerece estar presente. Tudo fica muito bem arranjado no grupo, cuja inspiração é a cultura nórdica local. Citar faixa por faixa... Bem, imagino que você não queira dar um nó na língua ao pronunciar e não entender ao menos o significado do título de cada uma - o finlandês não é das línguas mais estudadas em nosso país. Aliás, duvido mesmo que alguém se arrisque nele.
Assim, destaquemos a faixa-título, que tem aquela força e pegada típica da ferocidade contagiante do black metal. O vocalista Kattla é o grande nome da banda, usando tons mais rasgados e gritados tendo ainda uma grande versatilidade nos tons limpos. As harmonias de fundo do tecladista Trollhorn fazem uma base fantástica para todo o enredo das músicas, mas não dá para esquecer as performances do guitarrista Teemu, do baixista Tundra e do batera B. Dominator, que completam um time muito bem arrumado.
Está certo que nenhum desses nomes fazem parte da grande mídia, a não ser pela notícia passada de que a morte de Teemu ainda não teve seu motivo esclarecido. No entanto, é Midnattens Widunder que chama a atenção. O poder do Finntroll nos momentos de quebradeira é de tirar o chapéu e o fôlego. Se você quer uma coisa diferente mas sem fugir muito do metal, vá atrás da banda. Sua cabeleira em alguns momentos vai cortar o ar e, repito, você só irá reclamar da curta duração do CD.
(Spikefarm Records - importado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco bandas do Bangers Open Air 2027 que fogem do óbvio e merecem sua atenção
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O objeto de John Lennon que Rob Halford levou para casa e nunca devolveu
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
A música que Corey Taylor gostaria de deixar como ensinamento para o filho
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
Geezer Butler não dava muita atenção à carreira solo de Ozzy Osbourne
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O episódio de machismo que revoltou Kurt Cobain e fez uma banda chegar ao fim
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
A única música de "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não fala sobre espaço e tempo
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Os 13 álbuns do Metallica ranqueados do pior para o melhor, segundo a Loudwire


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante



