Resenha - X Dark Years - Dark Avenger
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em comemoração aos seus dez anos de estrada, o maior expoente da cena brasiliense de metal, o Dark Avenger, realizou um grande show em São Paulo em dezembro de 2003, que contou com presença de uma orquestra e que em breve será transformado em um CD ao vivo. E para o público que compareceu a este show, a produtora Heavy Melody fez uma prensagem limitada e exclusiva deste EP (mil cópias), contendo cinco músicas.
Dark Avenger - Mais Novidades
Mário Linhares (vocal), Hugo Santiago e Marcus Valls (guitarras), G Zus Magalhães (baixo), Thomaz Galuf (teclado) e Rafael Dantas (bateria) que hoje respondem pelo nome Dark Avenger, e de cara neste EP já apresentam a conhecida música "Dark Avenger", de autoria da banda, lançada no álbum ‘debut’ homônimo de 1996. Esta música recebeu um novo arranjo, mais peso nos riffs e boas doses extras de orquestrações e momentos sinfônicos. Com uma produção bem superior a que vemos no primeiro disco do grupo, o que também se destaca aqui é o estilo do ótimo vocalista Mário Linhares, bem mais próximo das linhas vocálicas apresentadas no segundo álbum do conjunto, "Tales of Avalon". E por falar em "Tales of Avalon", é deste álbum que vem a música seguinte, "Symphonic Caladvwch", também em uma versão nova. Teoricamente a composição manteve o mesmo andamento e arranjo, porém novamente vemos a presença marcante de orquestrações e sinfonias – que deixam essa balada muito bonita.
Após estas duas regravações o que temos são duas novas músicas da banda. A primeira, "Utther Evil" é dividida em duas partes: na sua primeira, acredito, "Delirius", seja composta apenas por uma grande introdução de piano. Já a segunda, "Tragedy", deve ser mesmo a música propriamente heavy metal que traz bons riffs quebrados de guitarra e um vocal bem diversificado de Mário Linhares, contando com partes agressivas e outras extremamente melodiosas. O nível de qualidade desta música é elevado, e ainda merece destaque pelo ótimo solo de teclado – dando a composição uma cara bem progressiva. A outra nova faixa é "Unleash Hell", sem tanto diferencial e que provavelmente se encaixaria bem entre as composições do primeiro disco do grupo. Fechando o material há uma versão para "Dark Avenger" (desta vez, a música homônima do Manowar) presente no tributo "Revenge... A Tribute to Manowar", lançado pela Megahard Records. Ótima versão.
Parece que ao lançar este disco ao vivo o Dark Avenger ficará mais reconhecido no Brasil, o que obviamente já deveria ter acontecido antes. Mas de qualquer forma, são estes pequenos detalhes (como este EP) que fazem destes dez anos de estrada da banda uma carreira um tanto quanto bem sucedida.
Line-up:
Mário Linhares (vocal);
Hugo Santiago (guitarra);
Marcus Valls (guitarra);
G Zus Magalhães (baixo);
Thomaz Galuf (teclado);
Rafael Dantas (bateria).
Site oficial: www.darkavenger.com.br
Track-list:
01. Dark Avenger 2003
02. Symphonic Caladvwch
03. Utther Evil
04. Unleash Hell
05. Dark Avenger
Tempo total: 35:27
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Machine Head lança a inédita "Sutures", que tem um refrão pra lá de grudento
Delain lança o single "We Are Fire", que traz participação de vocalista do Eluveitie
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
Por que RPM tinha vergonha de tocar "Olhar 43" nos shows, segundo Luiz Schiavon
Porque Mick Jagger e Keith Richards não são mais amigos, segundo Keith Richards
Angus Young confessa considerar Eric Clapton superestimado: "Nunca entendi o alvoroço"


Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



