Resenha - X Dark Years - Dark Avenger
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em comemoração aos seus dez anos de estrada, o maior expoente da cena brasiliense de metal, o Dark Avenger, realizou um grande show em São Paulo em dezembro de 2003, que contou com presença de uma orquestra e que em breve será transformado em um CD ao vivo. E para o público que compareceu a este show, a produtora Heavy Melody fez uma prensagem limitada e exclusiva deste EP (mil cópias), contendo cinco músicas.
Dark Avenger - Mais Novidades
Mário Linhares (vocal), Hugo Santiago e Marcus Valls (guitarras), G Zus Magalhães (baixo), Thomaz Galuf (teclado) e Rafael Dantas (bateria) que hoje respondem pelo nome Dark Avenger, e de cara neste EP já apresentam a conhecida música "Dark Avenger", de autoria da banda, lançada no álbum ‘debut’ homônimo de 1996. Esta música recebeu um novo arranjo, mais peso nos riffs e boas doses extras de orquestrações e momentos sinfônicos. Com uma produção bem superior a que vemos no primeiro disco do grupo, o que também se destaca aqui é o estilo do ótimo vocalista Mário Linhares, bem mais próximo das linhas vocálicas apresentadas no segundo álbum do conjunto, "Tales of Avalon". E por falar em "Tales of Avalon", é deste álbum que vem a música seguinte, "Symphonic Caladvwch", também em uma versão nova. Teoricamente a composição manteve o mesmo andamento e arranjo, porém novamente vemos a presença marcante de orquestrações e sinfonias – que deixam essa balada muito bonita.
Após estas duas regravações o que temos são duas novas músicas da banda. A primeira, "Utther Evil" é dividida em duas partes: na sua primeira, acredito, "Delirius", seja composta apenas por uma grande introdução de piano. Já a segunda, "Tragedy", deve ser mesmo a música propriamente heavy metal que traz bons riffs quebrados de guitarra e um vocal bem diversificado de Mário Linhares, contando com partes agressivas e outras extremamente melodiosas. O nível de qualidade desta música é elevado, e ainda merece destaque pelo ótimo solo de teclado – dando a composição uma cara bem progressiva. A outra nova faixa é "Unleash Hell", sem tanto diferencial e que provavelmente se encaixaria bem entre as composições do primeiro disco do grupo. Fechando o material há uma versão para "Dark Avenger" (desta vez, a música homônima do Manowar) presente no tributo "Revenge... A Tribute to Manowar", lançado pela Megahard Records. Ótima versão.
Parece que ao lançar este disco ao vivo o Dark Avenger ficará mais reconhecido no Brasil, o que obviamente já deveria ter acontecido antes. Mas de qualquer forma, são estes pequenos detalhes (como este EP) que fazem destes dez anos de estrada da banda uma carreira um tanto quanto bem sucedida.
Line-up:
Mário Linhares (vocal);
Hugo Santiago (guitarra);
Marcus Valls (guitarra);
G Zus Magalhães (baixo);
Thomaz Galuf (teclado);
Rafael Dantas (bateria).
Site oficial: www.darkavenger.com.br
Track-list:
01. Dark Avenger 2003
02. Symphonic Caladvwch
03. Utther Evil
04. Unleash Hell
05. Dark Avenger
Tempo total: 35:27
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A música de vocalista do Van Halen que o Def Leppard admitiu ter "roubado"
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
As 4 melhores músicas do The Who segundo seu principal compositor, Pete Townshend
Paul McCartney responde quais são seus álbuns favoritos dos Beatles: "Pergunta difícil…"
Quase metade das novas músicas lançadas contam com IA, indica estudo
O lendário rockstar que já foi babá do ator Keanu Reeves
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
Cinco músicas que são "obrigatórias" nos shows de cinco grandes bandas de heavy metal
Guitarrista Brian Ray conta como é ter Paul McCartney como patrão
O clássico do Black Sabbath que fala sobre o fim do mundo e apresenta um herói que fracassa


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



