Resenha - X Dark Years - Dark Avenger
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em comemoração aos seus dez anos de estrada, o maior expoente da cena brasiliense de metal, o Dark Avenger, realizou um grande show em São Paulo em dezembro de 2003, que contou com presença de uma orquestra e que em breve será transformado em um CD ao vivo. E para o público que compareceu a este show, a produtora Heavy Melody fez uma prensagem limitada e exclusiva deste EP (mil cópias), contendo cinco músicas.
Dark Avenger - Mais Novidades
Mário Linhares (vocal), Hugo Santiago e Marcus Valls (guitarras), G Zus Magalhães (baixo), Thomaz Galuf (teclado) e Rafael Dantas (bateria) que hoje respondem pelo nome Dark Avenger, e de cara neste EP já apresentam a conhecida música "Dark Avenger", de autoria da banda, lançada no álbum ‘debut’ homônimo de 1996. Esta música recebeu um novo arranjo, mais peso nos riffs e boas doses extras de orquestrações e momentos sinfônicos. Com uma produção bem superior a que vemos no primeiro disco do grupo, o que também se destaca aqui é o estilo do ótimo vocalista Mário Linhares, bem mais próximo das linhas vocálicas apresentadas no segundo álbum do conjunto, "Tales of Avalon". E por falar em "Tales of Avalon", é deste álbum que vem a música seguinte, "Symphonic Caladvwch", também em uma versão nova. Teoricamente a composição manteve o mesmo andamento e arranjo, porém novamente vemos a presença marcante de orquestrações e sinfonias – que deixam essa balada muito bonita.
Após estas duas regravações o que temos são duas novas músicas da banda. A primeira, "Utther Evil" é dividida em duas partes: na sua primeira, acredito, "Delirius", seja composta apenas por uma grande introdução de piano. Já a segunda, "Tragedy", deve ser mesmo a música propriamente heavy metal que traz bons riffs quebrados de guitarra e um vocal bem diversificado de Mário Linhares, contando com partes agressivas e outras extremamente melodiosas. O nível de qualidade desta música é elevado, e ainda merece destaque pelo ótimo solo de teclado – dando a composição uma cara bem progressiva. A outra nova faixa é "Unleash Hell", sem tanto diferencial e que provavelmente se encaixaria bem entre as composições do primeiro disco do grupo. Fechando o material há uma versão para "Dark Avenger" (desta vez, a música homônima do Manowar) presente no tributo "Revenge... A Tribute to Manowar", lançado pela Megahard Records. Ótima versão.
Parece que ao lançar este disco ao vivo o Dark Avenger ficará mais reconhecido no Brasil, o que obviamente já deveria ter acontecido antes. Mas de qualquer forma, são estes pequenos detalhes (como este EP) que fazem destes dez anos de estrada da banda uma carreira um tanto quanto bem sucedida.
Line-up:
Mário Linhares (vocal);
Hugo Santiago (guitarra);
Marcus Valls (guitarra);
G Zus Magalhães (baixo);
Thomaz Galuf (teclado);
Rafael Dantas (bateria).
Site oficial: www.darkavenger.com.br
Track-list:
01. Dark Avenger 2003
02. Symphonic Caladvwch
03. Utther Evil
04. Unleash Hell
05. Dark Avenger
Tempo total: 35:27
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
A canção onde o Queen reclamou do prato mas continuou comendo do mesmo
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Ele já sabia que ia fazer"
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
Derek Riggs levou três meses para concluir capa de "Somewhere in Time"; "Me deixou maluco"
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira
Paulo Ricardo escrevia "RPM" com cocaína e depois todos cheiravam o "RPM"
O maior baterista de todos os tempos, segundo o lendário Alice Cooper
O único disco de rock que Elvis Presley gravou em toda sua carreira, segundo Pete Townshend

Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



