Resenha - Mr. Universe - Ian Gillan
Por Jeferson Alan Barbosa
Postado em 30 de dezembro de 2003
Falar de lan Gillan é fazer chover no molhado, pois todos sabemos de sua importancia para o mundo da música.
Ian Gillan - Mais Novidades
Fazendo uma análise rápida sobre os membros que deixaram o Deep Purple, e que tiveram vários trabalhos realizados em suas próprias bandas, notamos que Gillan foi o que teve a carreira menos gloriosa, se comparado ao Rainbow de Ricthie Blackmore e o Whitesnake de David Coverdale, sem comentar as experiéncias de John Lord, Roger Glover, e lan Paice que sempre estiveram envolvidos com outros músicos mas nunca com uma banda própria que viesse a gravar uma sequência de trabalhos.
Mr. Universe é o primeiro CD lançado com a formação clássica da banda, já que anteriormente ao lançamento do mesmo existia a lan Gillan Band que tinha uma proposta mais voltada ao Jazz e o que deixou muitos fãs dele, Gillan, descontentes com os trab.alhos daquela fase.
A formação arrasa quarteirão, deste CD, essa sim! contava com Bernie Tormé , na guitarra e que anos mais tarde trabalharia com Dee Snider no Desperado, Jonh Mccoy no baixo, Colin Towns nos teclados e Mick Underworld na batera, velho amigo de Gillan, desde o Episode Six, sua 1ª banda.
Lançado em 79 trata-se de um ótimo trabalho voltado para o Hard Rock onde nota-se claramente o direcionamento musical adotado por Gillan neste nova fase de sua carreira, fazendo nos lembrar do álbum In Rock do Purple, destacando-se ainda a guitarra matadora de Bernie Tormé , que começava a despontar como um grande guitarrista unindo a classe e a rapidez em uma boa mistura de Hard & Rythm Blues.
Secret of the Dance é pancadaria do começo ao fim, Bernie Tormé está infernal tocando sua Fender, a sintonia entre ele e Colin Towns é perfeita She Tears me Down mostra muita melodia, e o que Gillan sabe fazer com maestria colocando todos seus sentimentos na música.
Roller conta com uma forte marcação de baixo, outra pancada, Gillan continua urrando como um desesperado.
Mr. Universe é mais calma , Bernie por sua vez nos faz em determinados momentos com que deixemos de sentir saudades de Ritchie Blackmore, Gillan por sua vez continua exigindo o máximo de suas cordas vocais e mostrando por que ele é tido até hoje como um dos melhores vocalistas de todos os tempos.
Vengeance é ótima, um refrão forte e marcante, sem dúvida uma das melhores do CD.
Pugget Sound é um tremendo blues, com Bernie tocando slide guitar, dá pl se ter arrepios ouvindo essa música.
Dead of Night também tem forte marcação de baixo, fator característico da banda, Colin Towns parece estar brincando com seu teclado, outra bela música, assim como Message in a Bottle onde Gillan nos faz lembrar de sua interpretação na música Freedom do DEEP PURPLE devido a semelhança de suas acrobacias vocais.
Fighting Man é o momento melódico e poético, uma linda balada para fechar o cd com chave de ouro e coroar esta incrível banda que muitos desconhecem, pois somente os fãs do Purple sabem o que Gillan e seus camaradas aprontaram lá pelos anos 80.
Este cd contém como bônus cinco músicas extraídas de apresentações da banda no Reading Festival nos anos de 80 e 81, e uma versão de Lucille na BBC de Londres.
A competência da banda ao vivo é a mesma, com destaque para a versão de Smoke on the Water que apresenta uma introdução matadora feita por Bernie Tormé.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
Cinco bandas do Bangers Open Air 2027 que fogem do óbvio e merecem sua atenção
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
A música que Corey Taylor gostaria de deixar como ensinamento para o filho
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Geezer Butler não dava muita atenção à carreira solo de Ozzy Osbourne
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Tom Morello cita o que considera seus quatro maiores fracassos musicais
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
O episódio de machismo que revoltou Kurt Cobain e fez uma banda chegar ao fim
Avenged Sevenfold: The Rev dizia que não passaria dos 30
A polêmica banda que inspirou o Guns N' Roses a escrever "Welcome To The Jungle"
"O que quer que esteja por vir, seja o que for, eu encaro", diz Max Cavalera


Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



