Resenha - When Seconds Count - Survivor
Por Ricardo
Postado em 11 de dezembro de 2003
Bom, parece que a troca de vocalista realmente foi positiva para a banda, pois Vital Signs foi um estrondoso sucesso de público e crítica, agradando a todos com uma fórmula mais acessível ao grande público, e até mesmo aos fãs de mente aberta, porque não dizer? Dave Bickler fica impossibilitado de retornar à banda por alguns problemas vocais, porém parece que isso não abalou tanto a banda, que acabou redirecionando não somente seu sou com Jimi Jamison, como também, transitaram do visual "tough guy", empregado na era Bickler para o visual mais "Miami Vice". E é exatamente da mesma forma que o Survivor resolve emplacar outro lançamento em 1986, dois anos após Vital Signs, o ótimo When Seconds Count. Mais uma vez, esse disco apresenta o redirecionamento mais pop utilizado pela banda no disco anterior, incluíndo as baladas meladas, porém sem perder a veia roqueira que a consagrou.
O disco já começa bem com "How Much Love", repetindo a fórmula de "I Can't Hold Back" Os sintentizadores fazem a festa (afinal, ainda estamos nos anos 80) assim como as guitarras lado a lado com eles, com passagens simples de solos, porém eficientes e colocadas na hora certa. A seguir ouvimos a bela intro de piano de "Keep It Right Here", bela composição, muito bem feita, com um ótimo solo de guitarra. As linhas melódicas de piano aqui ficaram muito bem colocadas, e os backings completam a colcha melódica dessa belíssima canção. "Is This Love" mantém a pulsação da anterior e consegue ir até mais além, com linhas melódicas de sinths e guitarras matadoras e um belo solo. E a seguir... sim amigos... lá vamos nós com outra melação, "Man Against The World", porém, para as pessoas de mente aberta, não podemos deixar de reconhecer que é uma belíssima canção, com uma letra realmente inspirada e magnífica. É incrível como após a entrada de Jamison, os sinths ganharam força total, pois "Rebel Son" começa justamente com uma belíssima linha de piano, e segue forte, compassada, rápida e realmente empolgante. Vai ganhando força e chega a empolgar e emocionar, de tão bonita. É uma das melhores músicas já feitas pela banda, na minha humilde opinião. Os backings estão impecáveis no refrão, e o inevitável solo de guitarra faz levantar vôo alto o que a muito já tinha decolado. Excelente é pouco! Clássico da banda!

A seguir temos "Oceans", outra belíssima música com sinths e guitarras fazendo a festa, e cheia de passagens memoráveis, incluindo o belíssimo refrão e o ótimo solo de guitarra. Realmente, o Survivor é uma imensa coleção de belas canções com belos riffs e solos, um melhor que o outro, e enchem seus olhos cada vez que são executados. A seguir vem a faixa título, "When Seconds Count", sem muita coisa de novo, apenas mantendo a boa qualidade da banda com outra bela canção e outro belo solo, seguida de "Backstreet Love Affair" e mais uma melação, "In Good Faith", porém muito bonita, com orquestração nota 10 nos sinths. Para fechar, a ótima "Can't Let You Go", com uma intro de guitarras matadora, lembrando as bandas de rock arena e uma melodia cativante.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Pois é, assim termina mais um excelente trabalho dessa banda, que prova mais uma vez que pode reinventar seu som sem perder suas raízes nem a qualidade musical. Essa seria a última vez que o Survivor tocaria com a formação completa, pois mais tarde, Stephan Ellis e Marc Droubay resolveriam abandonar o barco, por não concordarem com os rumos musicais que a banda tomara. Pena, porque ao meu ver, a banda se superou a cada novo lançamento.
FRANKIE SULLIVAN(G, Back Vo)
JIM PETERIK(G, Key, BackVo)
JIMI JAMISON(Lead Vo)
STEPHAN ELLIS(B)
MARC DROUBAY(Dr)

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
A dificuldade de incluir K.K. Downing em documentário do Judas Priest
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Dave Mustaine diz que ex-integrantes não participarão da última tour do Megadeth
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil
O grande álbum do Século 21 para George Martin, o "quinto Beatle"
Quais foram os álbuns que mais venderam de grandes bandas de heavy metal?
O álbum dos Titãs que influenciou Skank e O Rappa e encantou Caetano Veloso


O hit oitentista que Ronnie James Dio teria usado para escrever "Holy Diver"
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar

