Resenha - When Seconds Count - Survivor
Por Ricardo
Postado em 11 de dezembro de 2003
Bom, parece que a troca de vocalista realmente foi positiva para a banda, pois Vital Signs foi um estrondoso sucesso de público e crítica, agradando a todos com uma fórmula mais acessível ao grande público, e até mesmo aos fãs de mente aberta, porque não dizer? Dave Bickler fica impossibilitado de retornar à banda por alguns problemas vocais, porém parece que isso não abalou tanto a banda, que acabou redirecionando não somente seu sou com Jimi Jamison, como também, transitaram do visual "tough guy", empregado na era Bickler para o visual mais "Miami Vice". E é exatamente da mesma forma que o Survivor resolve emplacar outro lançamento em 1986, dois anos após Vital Signs, o ótimo When Seconds Count. Mais uma vez, esse disco apresenta o redirecionamento mais pop utilizado pela banda no disco anterior, incluíndo as baladas meladas, porém sem perder a veia roqueira que a consagrou.

O disco já começa bem com "How Much Love", repetindo a fórmula de "I Can't Hold Back" Os sintentizadores fazem a festa (afinal, ainda estamos nos anos 80) assim como as guitarras lado a lado com eles, com passagens simples de solos, porém eficientes e colocadas na hora certa. A seguir ouvimos a bela intro de piano de "Keep It Right Here", bela composição, muito bem feita, com um ótimo solo de guitarra. As linhas melódicas de piano aqui ficaram muito bem colocadas, e os backings completam a colcha melódica dessa belíssima canção. "Is This Love" mantém a pulsação da anterior e consegue ir até mais além, com linhas melódicas de sinths e guitarras matadoras e um belo solo. E a seguir... sim amigos... lá vamos nós com outra melação, "Man Against The World", porém, para as pessoas de mente aberta, não podemos deixar de reconhecer que é uma belíssima canção, com uma letra realmente inspirada e magnífica. É incrível como após a entrada de Jamison, os sinths ganharam força total, pois "Rebel Son" começa justamente com uma belíssima linha de piano, e segue forte, compassada, rápida e realmente empolgante. Vai ganhando força e chega a empolgar e emocionar, de tão bonita. É uma das melhores músicas já feitas pela banda, na minha humilde opinião. Os backings estão impecáveis no refrão, e o inevitável solo de guitarra faz levantar vôo alto o que a muito já tinha decolado. Excelente é pouco! Clássico da banda!
A seguir temos "Oceans", outra belíssima música com sinths e guitarras fazendo a festa, e cheia de passagens memoráveis, incluindo o belíssimo refrão e o ótimo solo de guitarra. Realmente, o Survivor é uma imensa coleção de belas canções com belos riffs e solos, um melhor que o outro, e enchem seus olhos cada vez que são executados. A seguir vem a faixa título, "When Seconds Count", sem muita coisa de novo, apenas mantendo a boa qualidade da banda com outra bela canção e outro belo solo, seguida de "Backstreet Love Affair" e mais uma melação, "In Good Faith", porém muito bonita, com orquestração nota 10 nos sinths. Para fechar, a ótima "Can't Let You Go", com uma intro de guitarras matadora, lembrando as bandas de rock arena e uma melodia cativante.
Pois é, assim termina mais um excelente trabalho dessa banda, que prova mais uma vez que pode reinventar seu som sem perder suas raízes nem a qualidade musical. Essa seria a última vez que o Survivor tocaria com a formação completa, pois mais tarde, Stephan Ellis e Marc Droubay resolveriam abandonar o barco, por não concordarem com os rumos musicais que a banda tomara. Pena, porque ao meu ver, a banda se superou a cada novo lançamento.
FRANKIE SULLIVAN(G, Back Vo)
JIM PETERIK(G, Key, BackVo)
JIMI JAMISON(Lead Vo)
STEPHAN ELLIS(B)
MARC DROUBAY(Dr)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
As 27 músicas da Legião Urbana compostas apenas por Renato Russo
Fotos de Infância: Robert Plant, do Led Zeppelin
Pra discutir: os 100 melhores discos do rock brasileiro


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



