Resenha - O Que Na Verdade Somos - Fruto Sagrado
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 05 de janeiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis que mais um dinossauro do rock cristão no Brasil lança álbum novo este ano. O Que Na Verdade Somos é o 5º trabalho de estúdio do Fruto Sagrado.
Fruto Sagrado - Mais Novidades
Diferente de outros companheiros seus da mesma época, que descambaram de vez para o pop/rock comercial, o Fruto Sagrado vem sempre procurando evoluir e agregar novos valores ao seu som, sempre mantendo o peso característico.
A dobradinha de abertura Desesperado/A Sanguessuga impressiona pelos riffs pesadíssimos e pelo vocal alucinado, agressivo e sarcástico de Marcão, que realmente transmite o que a música pede. Há que se destacar também as letras sempre inteligentes e diretas que a banda faz, como esse trecho de A Sanguessuga: "Assim é a natureza humana, quanto mais tem, mais quer, sempre insatisfeita, faminta, insaciável, quer por que quer, por que quer, um vazio incomoda a alma, nada satisfaz, a sanguessuga sempre quer mais poder, dinheiro, sexo e até rock n roll".
O álbum segue sem causar efeitos colaterais, com boa fluência entre as músicas, sem exagerar nas baladas, desde a radiofônica "Não Quero Mais Acordar Assim", até a belíssima faixa título, todo o instrumental está bem trabalhado e consciente, com destaque para a bateria de Sylas Jr, mostrando uma criatividade impressionante. O mesmo pode-se dizer das guitarras, tudo isso ajudado por uma produção cuidadosa e detalhista, bem acertada.
Outros destaques são "De Deus Não Se Zomba" (a mais longa, com muitas variações e efeitos bem colocados), a irônica "Uma Noite de Paz" (tratando magistralmente sobre o Natal) e o interessante uso de percussão nas faixas Involução 2003 e O Sonho do Profeta.
Uma forte característica deste novo Fruto Sagrado é a utilização de recursos eletrônicos, felizmente, com muita inteligência. Conseguiram colocá-los de forma que não soasse exagerado, maçante e desnecessário demais. Tudo isso é válido até a última faixa. "A Sanguessuga (heavymix)" é isso mesmo que você está pensando. afundaram a música no eletrônico de vez, e aqui sim erraram feio. Uma faixa sem nenhum propósito de existir, desnecessária e ultrajante.
Parece que mais uma vez quem consegue inovar com sabedoria, ao invés de serem as novas bandas, são as que estão na ativa há mais tempo, resultado da experiência adquirida, das virtudes e da segurança para mudar que vem com ela. Parabéns ao Fruto Sagrado, que não se deixou enganar pelas modinhas passageiras, acertou a mão, e produziu um álbum de muito bom gosto.
Formação:
Marcão (vocal)
Bene Maldonado (guitarra e violão)
Francisco Falcon (baixista convidado)
Bênlio Bussinger (teclado e vocal)
Sylas Jr. (bateria e percussão)
Track – List:
01 – Desesperado
02 – A Sanguessuga
03 – Não Quero Mais Acordar Assim
04 – De Deus Não Se Zomba
05 – Vício
06 – O Que Na Verdade Somos
07 – Uma Noite de Paz
08 – Ser Tão Sertão
09 – Involução 2003
10 – O Sonho Do Profeta
11 – Ninguém Me Encontrará Entre Os Fracos
12 – Diferente dos Anjos
13 – O Sangue de Abel
14 – A Sanguessuga (heavymix)
Tempo Total: 63:00 min.
Site Oficial: www.frutosagrado.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


