Resenha - Eternity - Anathema
Por Sílvio Costa
Postado em 15 de novembro de 2003
Este disco marca o fim da metamorfose que o Anathema sofreu com a saída do antigo vocalista Darren White, transformando o antigo estilo da banda (um doom metal mais tradicional, típico das bandas inglesas do estilo no início da década de 1990) em algo mais ou menos próximo do rock progressivo ou do que viria a caracterizar o gothic metal, surgido mais ou menos dois anos depois, tendo como expoentes bandas como Tristania e Lacuna Coil. É um divisor de águas que estabelece uma espécie de padrão para as bandas que se aventurariam pelo estilo nos anos seguintes.
Anathema - Mais Novidades
Os vocais de Vincent Cavanagh soam tristes, sem parecerem auto-indulgentes (coisa tão comum nas bandas de doom/gothic metal de hoje). Isto significa que a melancolia dos arranjos e a beleza quase etérea das canções fluem naturalmente, sem que nada pareça forçado ou estudado. As linhas melódicas, estruturadas nas guitarras de Daniel Cavanagh e nas intervenções brilhantes dos teclados e sintetizadores, soam fluidas e naturais, como em "Angelica" ou "Far Away", para citar apenas dois exemplos.
Uma das surpresas do disco é "Hope", um cover "espiritual" do Pink Floyd, que, a partir deste álbum, passa a ser reconhecido como uma das maiores influências dos mestres do doom metal britânico.
Para finalizar, não há como esquecer a magnífica capa, onde um anjo de mármore reluz entre as estrelas. Como se não bastasse a sonoridade de veludo que a banda atingiu neste disco, ela ainda nos presenteia com este pequeno pedaço de beleza gráfica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
A música do Evergrey que levou Floor Jansen às lágrimas
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
O estilo punk que Kurt Cobain considerava uma grande besteira
O álbum de 1983 que Dave Grohl considera "um dos melhores de todos os tempos"
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
A adorada canção da Legião Urbana que tem uma mãozinha do autor de "Ainda Estou Aqui"
Dez álbuns de Heavy Metal que criaram subgêneros quando foram lançados



Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



